ANÁLISE DA DECISÃO DE COMPRA E DE CONSUMO SOB O EFEITO PLACEBO DE EMBALAGENS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL UTILIZANDO EYE-TRACKING
Neurociência e Decisão, Neuromarketing, Embalagens, Efeito Placebo, Eye-tracking.
Esta pesquisa objetivou investigar o efeito placebo entre variações na forma das embalagens de suco de fruta e sorvete na quantidade percebida do produto, como também a relação entre a atenção e o efeito placebo. Além disso, foi analisado a relação entre o efeito placebo e os comportamentos de decisão de consumo e atenção em embalagens de sorvete. Portanto, a fim de analisar o comportamento ocular e inferir sobre a atenção dos consumidores, foi realizado um experimento utilizando o método de rastreamento ocular, o Eye-tracking. Como estímulos foram desenvolvidos um total de oito embalagens que variaram em função do tipo de produto (suco de frutas ou sorvete), do formato da embalagem (retangular e triangular, retangular e redonda, respectivamente) e do sabor (laranja e maçã, creme e chocolate, também respectivamente). Esses estímulos foram desenvolvidos de forma que, variações na forma das embalagens, causassem uma impressão de tamanhos diferentes (volumes diferentes), mesmo que as embalagens possuíssem o mesmo volume do produto (para os sucos 300ml e para os sorvetes 1L). Além disso, para investigar a decisão de consumo, foram utilizadas imagens de sorvetes reais, variando o formato das embalagens (retangular e redonda). A pesquisa é classificada como aplicada e explicativa, com abordagem qualitativa e quantitativa. De modo geral, os resultados obtidos indicam que as diferentes formas das embalagens influenciaram a percepção de quantidade/volume dos produtos, ou seja, foi percebido haver o efeito placebo. Além disso, as análises sugerem que existe uma relação entre atenção e efeito placebo, observada em termos das variáveis forma da embalagem, decisão de consumo e informação do volume apresentada no design da embalagem. Portanto, espera-se que esta pesquisa contribua para o estabelecimento de estratégias para o desenvolvimento de embalagens de produtos que atraiam a atenção dos consumidores e influenciem a decisão de consumo