Banca de DEFESA: LAVÍNIA MARIA MENDES ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAVÍNIA MARIA MENDES ARAÚJO
DATA : 15/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Ceerma
TÍTULO:

PROGNOSTICS AND HEALTH MANAGEMENT VIA QUANTUM MACHINE LEARNING IN THE OIL & GAS INDUSTRY


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem de máquinas quântica; Gerenciamento de Prognóstico e Saúde; Diagnóstico de Falhas; Indústria de Petróleo e Gás; Pesquisa e Desenvolvimento.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Na indústria de Óleo e Gás (O&G), o conceito de Níveis de Prontidão Tecnológica (TRLs) tem sido usado para lidar com novas tecnologias. Em um desses níveis está o chamado Prognostic and Health Monitoring (PHM), que tem como um de seus objetivos diagnosticar os modos de falha do equipamento. Neste sentido, uma nova técnica que já foi aplicada em diferentes cenários é a aprendizagem quântica de máquinas (QML) que visa trazer melhorias aos métodos convencionais de aprendizagem de máquina em termos de desempenho e resultados. Esta dissertação de mestrado visa aplicar modelos de aprendizagem quântica de máquinas para a PHM de equipamentos que podem ser utilizados na indústria de O&G e energia. Com relação aos aspectos metodológicos, os modelos QML serão baseados na extração de características dos dados de sinal originais. Em seguida, os dados serão codificados usando a técnica de codificação angular. Em seguida, as informações codificadas serão passadas por circuitos quânticos parametrizados (PQC), cujos ângulos serão treinados e otimizados por uma rede neural clássica. Uma contribuição desta dissertação é o uso de diferentes PQCs com diferentes camadas. Os dados da literatura serão usados para demonstrar a aplicabilidade do modelo. Os resultados obtidos neste estudo indicam a eficácia deste modelo. Assim, mostrando a possibilidade de sua aplicação no contexto O&G.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ASKERY ALEXANDRE CANABARRO BARBOSA DA SILVA
Presidente - 2732514 - ISIS DIDIER LINS
Interno - 2766188 - MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA
Notícia cadastrada em: 10/02/2023 09:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02