Banca de DEFESA: RAYARA SIRLEI MAURICIO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYARA SIRLEI MAURICIO DE OLIVEIRA
DATA : 24/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ESTUDOS DE ÁREAS DE INTERESSE REVELADAS COM EYE-TRACKING NA ELICITAÇÃO POR DECOMPOSIÇÃO NO MÉTODO FITRADEOFF


PALAVRAS-CHAVES:

Aspectos comportamentais em decisões, Eye-tracking, Método FITradeoff, Neurociência em decisão, Sistema de apoio à decisão.

 


PÁGINAS: 79
RESUMO:

O Método FITradeoff consiste em uma abordagem multicritério com elicitação de preferência interativa e flexível, requerendo apenas informação parcial do tomador de decisão. Esse método está implementado em um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), o qual está em constante atualização para melhoria e conforto de interação com o decisor. Dessa forma, essa pesquisa visa investigar os aspectos cognitivos dos decisores quando realizam o processo de elicitação por decomposição no SAD FITradeoff. Para isso, um experimento neurocientífico foi conduzido com 57 participantes, usando Eye-tracking, para investigar o nível de atenção e o padrão de comportamento em relação ao desenho e localização dos elementos no SAD. Os participantes aplicaram seus respectivos problemas de decisão, possibilitando a extração dos dados de duração da fixação para cada etapa e subetapa do processo de tomada de decisão. Esses dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais para gerar recomendações e melhorias no design do SAD para tornar o processo de tomada de decisão o mais eficaz e confortável possível. Essas análises também podem auxiliar outros SADs com o mesmo objetivo em relação ao método FITradeoff.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1385501 - ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
Presidente - 1561347 - DANIELLE COSTA MORAIS
Externo à Instituição - SERGIO EDUARDO GOUVEA DA COSTA - UTFPR
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 16:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09