Banca de DEFESA: ADRIANA CAVALCANTE MARQUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA CAVALCANTE MARQUES
DATA : 12/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

SELEÇÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS COM MÉTODO FITRADEOFF: UMA ABORDAGEM CONSIDERANDO ANÁLISE COMBINATORIAL


PALAVRAS-CHAVES:

análise de decisão de portfólio; apoio à decisão multicritério; FITradeoff; informações parciais; metaheurísticas; problema de portfólio de projetos.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

O atual cenário global, marcado por escassez de recursos, incertezas e desafios na gestão de múltiplos critérios, frequentemente está associado à complexidade da seleção de portfólios de projetos. A geração eficiente de portfólios que otimizem o uso de recursos e alcancem os objetivos estratégicos é uma tarefa complexa. Este trabalho apresenta uma nova proposta para o método flexível e interativo FITradeoff na análise de decisão de portfólio, com uso de informações parciais sobre as preferências dos decisores. Neste contexto, duas abordagens foram propostas. A primeira envolve a geração explícita de portfólios, enquanto a segunda utiliza metaheurísticas para otimizar o processo de geração de portfólios. A primeira abordagem proposta utiliza especificamente o conceito de portfólios c-ótimos e estratégias de refinamento de viabilidade e eficiência durante o processo de geração de um portfólio, procurando manter tanto o esforço computacional quanto o cognitivo dentro de limites razoáveis. Essa tese também propõe uma metaheurística para reduzir o espaço de soluções ao gerar portfólios de projetos viáveis e eficientes incorporando as preferências do tomador de decisões. A abordagem do FITradeoff para portfólio combinatório é incorporada a um Sistema de Apoio à Decisão (SAD). A capacidade de operar via SAD, desenvolvido como parte integrante desta tese, destaca-se como uma contribuição significativa, proporcionando uma implementação prática dos métodos propostos. Os resultados compartilham evidências relevantes, demonstrando que, computacionalmente, o uso dos métodos propostos apresenta bom desempenho tanto em termos de minimizar o esforço computacional quanto em reduzir o esforço cognitivo exigido do tomador de decisão. Embora as duas abordagens propostas abordem a problemática da geração de portfólios a partir de perspectivas distintas, essas abordagens se complementam, proporcionando insights que podem ser integrados para diferentes contextos, sendo flexíveis e permitindo a replicação em situações diversas. Essa sinergia entre as abordagens oferece uma estrutura abrangente que pode ser aplicada de maneira eficaz em situações práticas, consolidando assim a utilidade e a adaptabilidade desses modelos para a resolução do problema de portfólios de projetos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1385501 - ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
Presidente - 3091524 - EDUARDA ASFORA FREJ
Externo à Instituição - EDUARDO DE FREITAS ROCHA LOURES
Interna - 1551036 - LUCIANA HAZIN ALENCAR
Externa à Instituição - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA - UFRN
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 11:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10