Banca de DEFESA: JOAO BATISTA MENDES BARBOSA

DISCENTE: JOAO BATISTA MENDES BARBOSA
DATA : 23/02/2024
LOCAL: Online

APLICAÇÃO DE UM ALGORITMO HEURÍSTICO PARA MINIMIZAÇÃO DO MAKESPAN EM UM PROBLEMA DE FLOW SHOP COM CONSIDERAÇÕES AMBIENTAIS: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE LIMPEZA

Green permutation flow shop; Estudo de caso; Algoritmo heurístico; Sequenciamento da produção; Otimização multiobjetivo.

Esta pesquisa de dissertação trata de um problema de flow shop permutacional com considerações ambientais (GPFSP) enfrentado por uma empresa de manufatura do ramo de produtos de limpeza, alimentos, saneantes e de produtos de higiene, localizada na cidade de Recife – PE. O objetivo principal do estudo é solucionar um GPFSP, enfrentado por uma indústria de médio porte, buscando a otimização das medidas de desempenho Makespan e TEC. Assim, procurou-se determinar uma sequência de processamento para os produtos capaz de reduzir os custos operacionais e os impactos ambientais gerados pela organização. A pesquisa utilizou uma metodologia que combina abordagens qualitativa e quantitativa, possibilitando uma compreensão mais aprofundada do problema investigado. Os procedimentos técnicos envolveram uma pesquisa bibliográfica, experimentos computacionais e um estudo de caso. Inicialmente, foi feita uma revisão da literatura sobre os problemas de sequenciamento de tarefas em ambientes flow shop para identificar os principais métodos heurísticos de resolução. Essa etapa permitiu obter insights para a construção de uma análise bibliométrica dentro da temática estudada. Posteriormente, foi feito o diagnóstico da situação atual do sequenciamento de tarefas na empresa e realizada a coleta de dados in loco. Conforme os passos listados anteriormente, iniciou-se a análise dos dados e informações obtidas, assim como a escolha do modelo de programação linear inteira mista multiobjetivo e a definição do algoritmo heurístico utilizado. Neste sentido, testes computacionais foram realizados com heurísticas clássicas, e o NEHT-RB apresentou resultados eficientes em relação ao NEH, algo importante uma vez que essa heurística é utilizada como um procedimento construtivo no algoritmo escolhido para solucionar o GPFSP da empresa. O algoritmo heurístico NEHT-RB + VND + Economia de energia, proposto Vasconcelos (2023) foi aplicado em uma instância construída a partir dos dados da empresa, mostrando eficiência ao proporcionar baixo tempo computacional e o obter soluções com menor consumo de energia. O método possibilita a economia de energia por meio do controle de velocidade das máquinas, dada a determinação de um Makespan mínimo que não sofre nenhum tipo de alteração. A otimização multiobjetivo levou em consideração a minimização dos critérios de avaliação Makespan e TEC que são objetivos conflitantes entre si. Por fim, o algoritmo heurístico retornou um conjunto de 4 soluções não-dominadas que serão analisadas com base nas preferências do gestor responsável pela programação da produção.

Externo à Instituição - LUCIANO CARLOS AZEVEDO DA COSTA
Interna - 1809373 - MAISA MENDONCA SILVA
Presidente - 1078937 - RAPHAEL HARRY FREDERICO RIBEIRO KRAMER
Notícia cadastrada em: 22/02/2024 11:30