Banca de DEFESA: NAIA ANTUNIS DE REZENDE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIA ANTUNIS DE REZENDE
DATA : 28/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS ESCOLHAS DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS


PALAVRAS-CHAVES:

necessidade do consumidor, percepção da importância, produtos alimentícios, tipos de consumo, pandemia da covid-19.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Com cada vez mais produtos nas gôndolas dos mercados e a abertura de diversos empreendimentos de produtos alimentícios torna cada vez mais importante compreender o que o consumidor busca com o objetivo de tornar esse conhecimento mais disseminado este trabalho foi proposto a fim de avaliar a percepção de importância dos fatores de um produto alimentício a partir da visão do fornecedor, do consumidor pré e pós-pandemia da covid-19. Para tanto foi utilizada a survey como método de pesquisa pela facilidade em ouvir um grande número de participantes. O objeto de estudo foi a pizza, separada em três formas de consumo: pizza congelada, pizza de entrega, pizza de restaurante. O questionário era dividido em três setores que avaliaram o perfil, o comportamento e as preferências do consumidor. Primeiramente os fornecedores assinalaram o que eles achavam ser importantes para seu consumidor, depois o questionário foi realizado com consumidores do produto, antes da pandemia da covid-19 com 1185 respondentes, e depois, com a reabertura de restaurantes, 802 respostas. A partir da comparação dos achados foi possível notar que os fornecedores não conhecem tão bem seus consumidores o que pode levar a insatisfação e diminuição na fidelidade do cliente. Além disso, foi possível observar que o padrão de consumo alterou após a pandemia da covid-19 com um aumento significativo na compra por produtos de entrega e diminuição em idas a restaurantes. Outro fator importante foi a diferença de satisfação dos consumidores que diminuíram para todos os tipos de consumo, mostrando que o consumidor se tornou mais exigente ou os fornecedores baixaram o nível da qualidade do produto. Em relação a percepção da importância dos fatores foi possível analisar o aumento da importância de fatores relacionados a saúde, peso, e produtos mais naturais, além disso o fator preço e conveniência se tornaram mais relevantes para produtos de entrega e congelados. Além disso, o fator preço se tornou mais importante para o produto consumido em restaurante. Com este trabalho, portanto, foi possível auxiliar fornecedores de pizza a criarem produtos mais atraentes aos consumidores aumentando assim as vendas e otimizando a lucratividade do negócio. Além disso, com uma melhor compreensão da necessidade do consumidor é possível melhorar a gestão de resíduos, impactando também a diminuição dos gastos com resíduos, melhorando a gestão ambiental do negócio. Ademais, de posse dos resultados, é possível observar que com a pandemia da covid-19 não houve só um impacto econômico, mas também social com o aumento das compras de entrega, e consequente diminuição no consumo fora de
casa. Também foi observado que a satisfação dos clientes diminuiu significativamente trazendo à tona uma maior exigência do consumidor. Com este trabalho foi possível observar o impacto da pandemia da covid-19 em um setor do mercado alimentício, foi importante compreender como os consumidores se adaptaram e responderam às mudanças e restrições impostas. Estudos sobre isso podem fornecer informações valiosas para lidar com futuras crises e garantir a lucratividade de fornecedores mesmo em tempos de crise.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ROGERIO SANTANA PERUCHI
Externa à Instituição - KELMARA MENDES VIEIRA
Interna - 1510962 - CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
Presidente - 2292895 - DENISE DUMKE DE MEDEIROS
Interna - 1551036 - LUCIANA HAZIN ALENCAR
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 09:38
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