VALE A PENA CURSAR UM PROGRAMA DE MESTRADO DE MAIOR QUALIDADE? UMA ANÁLISE SOBRE OS BENEFÍCIOS PROFISSIONAIS, ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
Instituição de ensino de referência; Regressão Descontínua; performance profissional e acadêmica
A literatura empírica apresenta sólidas evidências de maiores retornos futuros oriundos de cursar instituições de ensino de referência. Contudo, pouco se sabe a respeito dos impactos provenientes do ingresso em cursos de pós-graduação de maior qualidade, principalmente em virtude da dificuldade de acesso a microdados relacionados e da natureza endógena da relação de interesse. O objetivo deste trabalho é estimar o efeito da educação de pós-graduação de referência sobre indicadores de performance acadêmica e profissional futuros. Utilizando dados administrativos únicos de aplicantes em cursos de mestrado de Administração e Contabilidade do Brasil, será explorado um critério de seleção utilizado por programas de referência que limita a oportunidade de ingresso baseada numa nota de corte de um exame nacional padronizado. A estratégia de identificação do efeito causal utilizará tais cutoffs exógenos num Desenho de Regressão Descontínua. A identificação dos programas de referência que usaram o exame padronizado como nota de corte será feita por meio da coleta dos editais de suas respectivas páginas e sua proxy de qualidade será medida com base nos critérios da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para obter dados de performance profissional e acadêmica, serão usadas as informações da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e da Plataforma Lattes, sendo possível a mescla entre as diferentes bases por meio de identificadores únicos do indivíduo. A partir das premissas da Teoria do Capital Humano, da Teoria da Sinalização e das formações de pares durante o curso, é esperado que cursar um mestrado de maior qualidade gere benefícios de longo-prazo nas múltiplas dimensões de performance.