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Dissertações |
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RÔMULO BRITO OLIVEIRA
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APLICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCO E CONFORMIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO, À LUZ DO MODELO TAM: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
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Orientador : LUIZ CARLOS MIRANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ CARLOS MIRANDA
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LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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JULIANA GONCALVES DE ARAUJO
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Data: 11/01/2024
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Esta dissertação teve como principal objetivo aplicar, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), as práticas de Governança, Gestão de Riscos e Conformidade (GRC), com base nos modelos internacionais COSO-ERM, ISO 31000 e PMBOK. Além de investigar a percepção dos usuários no uso de um sistema de GRC através do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Para alcançar esse objetivo, foram realizadas abordagens metodológicas distintas, reportadas em dois estudos. O primeiro, composto por uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação desenvolvida na estrutura administrativa do IFBA, dentre os participantes estavam servidores e gestores da área administrativa, abrangendo também os departamentos vinculados. No estudo foi possível desenvolver as práticas de GRC materializadas mediante técnicas, dentre elas a análise SWOT, Brainstorming, análise de causa e efeito, e por último uma matriz de riscos composta por medidas de probabilidade x impacto. Conforme os resultados, foi possível identificar eventos de risco, e estabelecer o nível de criticidade dos riscos que podem atrapalhar os objetivos do IFBA. Assim, sob uma ótica ampla e consistente foi possível perceber oportunidades de melhoria para tornar a gestão da organização mais eficiente sugerindo técnicas de planos de ação e monitoramento. Concluindo que a utilização de práticas de GRC são eficientes para a melhoria da gestão no serviço público. No segundo estudo, com abordagem quantitativa, mediante questionário dedicado aos participantes do primeiro estudo, avaliados por meio da escala Likert de sete pontos. O estudo investigou a percepção dos usuários na utilização de um sistema de GRC desenvolvido a partir do modelo proposto, através da aplicação do Modelo de Aceitação de Tecnologia (Technology Acceptance Model – TAM), essa Teoria, originada nos estudos de Davis em 1986, localizou um arcabouço conceitual fundamental para compreender como as pessoas percebem e adotam novas tecnologias. O estudo avalia os níveis de percepção em relação à utilidade percebida e à facilidade de uso percebida do sistema, e compara as diferentes percepções de grupos hierárquicos entre gestores e subordinados, de servidores da área administrava do IFBA, utilizando correlação de Pearson para detectar relações entre os parâmetros TAM, e testes de hipóteses para identificar a existência de diferenças significativas entre os grupos. Os resultados comprovam a aplicabilidade do modelo TAM, para estimar e medir a utilidade e facilidade de uso percebida, em relação ao de uso de novas tecnologias e, também, as diferentes percepções por meio de variáveis externas, que revelam diferenças significativas por diferentes grupos, na percepção do sistema proposto. Assim, este estudo contribui no desenvolvimento de estudos na temática GRC sistematizando a execução prática orientada pelos modelos internacionais, além de apontar às diferentes percepções dos servidores usuários do sistema a luz da teoria TAM.
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Qualificação de Mestrado
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VALÉRIA PERPÉTUA EVARISTO TEIXEIRA
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MECANISMOS DE FINANCIAMENTO PÚBLICO DO SISTEMA DE JUSTIÇA DO BRASIL: O CASO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO
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Orientador : MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
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MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
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Data: 30/01/2024
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O presente estudo versa sobre os mecanismos de financiamento do Poder Judiciário. Para isso analisa a relação custo-eficiência, como também propõe a construção de um novo valor de custos da atividade judicial, tomando como referencial o desembolso do cidadão para aquisição dos serviços judiciais ou extrajudiciais. O presente estudo se apresenta no formato de artigo, composto por duas produções acadêmicas que se complementam atingindo seu propósito. Na primeira é feito um estudo da eficiência da justiça Comum no Brasil, evidenciando que custos e eficiência guardam relação, de modo que uma alocação de recursos assertiva, tende a diminuição de custos, como proporciona mais eficiência na prestação jurisdicional. O estudo também evidencia um comparativo da justiça brasileira com outros países. Na segunda, o escopo do estudo é analisar o custo real para a efetiva prestação dos serviços ofertados pelo Poder Judiciário no Estado de Pernambuco, discutindo o custo da atividade extrajudicial, praticada pelos cartórios, na política de financiamento do poder judiciário. Os dados utilizados são secundários, extraídos de fontes diversas tanto nacionais quanto internacionais. Admite-se como hipótese, respectivamente por frentes de produções acadêmicas: Que custo com o sistema judiciário brasileiro é relativamente maior e menos eficiente do que países com sistemas similares e que tais custos podem estar subavaliados por não considerar os custos ocultos decorrentes de atos extrajudiciais. O estudo apoia-se na teoria da Escolha Pública, nesse sentido, é explanado como a discricionariedade dos gestores impacta no financiamento desse Poder. Os resultados obtidos mostraram que uma política de financiamento própria, arrojada, com altas alíquotas e maior arrecadação, não garante necessariamente mais eficiência, mas sim a qualidade do gasto dos recursos a disposição. Em contrapartida, uma política de sanção a litígios predadores, com prática de alíquotas mais altas, pode repercutir em melhor eficiência. Os melhores níveis de eficiência, concentram-se em Tribunais de maior porte, mostrando que níveis maiores de trabalho não diminuem a eficiência. Quanto à internacionalização da pesquisa, constatou-se que na Europa há países que conseguem concluir um processo com apenas 5% do tempo de tramitação praticado no Brasil, como também há países que possibilitam um dispêndio financeiro por cidadão 89% menor do que no Brasil. Quanto à análise dos custos, o serviço extrajudicial apresenta-se como o principal vetor de custos ocultos para atingimento do objetivo da Justiça Brasileira, verificou-se que houve inúmeros projetos legislativos para reforma do modelo extrajudicial, porém não foram exitosos com alegação de trazer riscos financeiros/orçamentários, enquanto o desembolso com a magistratura judiciária é crescente, extrapolando assim forte associação a teoria da Escolha Pública. Analisado o período entre 2015 a 2022, há uma discrepância em 13% entre os custos reais e divulgados, os testes apontam que a reformulação da atividade extrajudicial, é a melhor alternativa para a sociedade, visto que adicionado ao orçamento da Justiça, seriam necessários menos esforços financeiros advindo da sociedade para o financiamento e promoção do alcance dos objetivos do Poder Judiciário.
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O presente estudo versa sobre os mecanismos de financiamento do Poder Judiciário. Para isso analisa a relação custo e eficiência, como também propõe a construção de um novo valor de custos da atividade desse poder, tomando como referencial o desembolso do cidadão para aquisição dos serviços judiciais ou extrajudiciais. O presente estudo se apresentará no formato de artigo, composto por duas produções acadêmicas que se complementam atingindo seu propósito. Na primeira será feito um estudo comparativo da justiça brasileira com demais países analisando os fatores prepoderantes nos indicadores de eficiência, evidenciando a relação custos e eficiência. Na segunda, o escopo do estudo sera afunilado para justiça estadual, considerando o Tribunal de Justiça de Pernambuco, analisar-se-á o custo real para a efetiva prestação dos serviços ofertados pelo Poder Judiciário no Estado de Pernambuco no ano de 2021, com o inituito de mostrar a realidade dos cartórios pernambucanos e como esses são impactados pela política de financiamento do poder judiciário. Os dados utilizados são secundários, extraídos de fontes diversas tanto nacionais quanto internacionais. Admite-se como hipótese, respectivamente por frentes de produções acadêmicas: Que custo com o sistema judiciário brasileiro é relativamente maior e menos eficiente do que países com sistemas similares e que tais custos podem estar subavaliados por não considerar os custos implícitos decorrentes de atos extrajudiciais. O estudo
apoia-se na teoria da Escolha Pública e na Teoria dos Custos de Transação, nesse sentido, propõe- se verificar via análise documental os valores e alíquotas, praticada entre os tribunais,
comparando-os com relatório de eficiência a fim de extrapolar o impacto da discricionariedade do gestor nos mecanismos de financiamento.
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HIGOR FELIPE CAVALCANTI DE ANDRADE
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Conflito nas percepções dos Profissionais Contábeis e Empresários das MPMEs da Região Metropolitana do Recife sobre Fatores de Causa Mortis e o Uso da Informação Contábil
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Orientador : LUIZ CARLOS MIRANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ CARLOS MIRANDA
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LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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JULIANA GONCALVES DE ARAUJO
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Data: 08/02/2024
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SUSANE CARLA SOUZA PEREIRA
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Governança e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: análise nos Institutos Federais do Brasil a partir do orçamento público
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Orientador : FERNANDO GENTIL DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNA FACCIN CAMARGO
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DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
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FERNANDO GENTIL DE SOUZA
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LUCAS ALMEIDA DOS SANTOS
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Data: 19/02/2024
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O objetivo desta pesquisa é identificar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelos Institutos Federais (IF) do Brasil, a partir do orçamento público. A falta de orientação metodológica para identificação de ações orçamentárias para cumprimento da Agenda dos ODS 2030 pode limitar a análise da Governança frente ao gasto público sustentável. Os 17 objetivos estabelecidos pela ONU para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que todas as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade possuem a característica de serem transversais. Sendo assim, foi utilizada a Teoria de Redes para explicar a classificação de ações a partir do orçamento nos IF. Como metodologia, foi utilizada a combinação de diversos modelos existentes utilizados por entes federativos com a identificação de seus gastos para a implementação da Agenda 2030, com adaptações aplicáveis às instituições de Educação. Foi verificado o Plano Plurianual (PPA) como instrumento de planejamento para execução de políticas públicas e as ações orçamentárias dispostas na Lei Orçamentária Anual como mecanismo de execução das diretrizes traçadas no PPA. Para tanto, foram coletadas ações orçamentárias utilizadas pelos IF no ano de 2022, para confrontar com as 169 metas dos 17 ODS. As análises indicaram que não houve a instituição de metas no PPA 2020-2023 para a promoção do desenvolvimento sustentável pelo governo federal. Entretanto, a pesquisa traz como principal conclusão que os IF podem contribuir para a Agenda 2030 ao colaborar, de maneira transversal, com o alcance de diversos ODS distintos do ODS 4, Educação de qualidade. O estudo contribui na prática para a governança pública, com análise que possibilita identificar potenciais alternativas para a verificação do desenvolvimento sustentável por órgãos públicos, além de ser capaz de auxiliar no direcionamento de prioridades estratégicas para a execução das despesas públicas.
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O objetivo desta pesquisa é identificar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir do orçamento público. A falta de orientação metodológica para identificação de ações orçamentárias para cumprimento da Agenda dos ODS 2030 pode limitar a análise da Governança frente ao gasto público sustentável. Os 17 objetivos estabelecidos pela ONU possuem a característica de serem transversais. Sendo assim, será utilizada a Teoria de Redes para explicar a classificação de ações a partir do orçamento, nos Institutos Federais. Como metodologia, será utilizada a técnica desenvolvida pelo município de Belo Horizonte, com adaptações aplicáveis à instituições de Educação. O estudo espera contribuir na prática para a governança pública, com metodologia que identifique potenciais objetivos. Espera-se alcançar a contribuição teórica mediante identificação das bases da teoria das Redes para as ODS.
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SILVANA VIEIRA FRANÇA
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TESOURO GERENCIAL E IPSAS 17:
Uma análise do controle patrimonial dos bens imóveis nos Institutos Federais
da Região Nordeste
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Orientador : FERNANDO GENTIL DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNA FACCIN CAMARGO
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DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
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FERNANDO GENTIL DE SOUZA
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LUCAS ALMEIDA DOS SANTOS
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Data: 19/02/2024
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A presente dissertação tem o objetivo de analisar as possibilidades do TG acerca dos bens imóveis, especificamente das obras já concluídas e não evidenciadas como imóveis, dentro do contexto da NBC TSP 07 e da IPSAS17, tendo como objeto de análise os IFs da região Nordeste. O problema da pesquisa reside na lacuna percebida na efetividade do controle patrimonial, considerando as particularidades do Tesouro Gerencial e as diretrizes estabelecidas pela IPSAS 17, especialmente dos Institutos Federais do Nordeste. Pretende-se com isso realizar uma análise aprofundada desses desafios, identificando as lacunas e propondo melhorias para otimizar a gestão patrimonial. A metodologia adotada abrange uma revisão sistemática da literatura relacionada ao Tesouro Gerencial, IPSAS 17 e gestão patrimonial, seguida por uma pesquisa de campo nos Institutos Federais da Região Nordeste. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas eficazes e deficiências no controle patrimonial, bem como propostas de aprimoramento alinhadas ao Tesouro Gerencial e às diretrizes da IPSAS 17. Este estudo visa contribuir para a eficácia da gestão patrimonial nos Institutos Federais, proporcionando insights valiosos para aprimoramentos futuros e promovendo uma gestão financeira mais alinhada às boas práticas contábeis internacionais.
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A pesquisa tem como objetivo analisar o uso do Sistema Tesouro Gerencial (TG), dentro do contexto da International Public Sector Accounting Standard (IPSAS) número 17, referente ao Ativo Imobilizado, nos Institutos Federais (IFs) de Educação no Brasil. A dissertação é proposta em dois capítulos. O primeiro capítulo, verificará como o TG pode contribuir para o fornecimento de informações gerenciais úteis para auxiliar os gestores na tomada de decisões, a partir de uma perspectiva patrimonial, enfocada nos preceitos do imobilizado trazidos pela IPSAS17, considerando a importância do patrimônio público, objeto da contabilidade. Para isso, será extraído relatórios do TG, sob o enfoque patrimonial. O segundo capítulo, identificará o perfil dos contadores dos IFs do Brasil e os relatórios utilizados para auxiliar os gestores na tomada de decisões. Nos dois capítulos qualitativos serão métodos de pesquisa bibliográfica, descritiva e documental. No capítulo 2 será aplicado questionário aos contadores dos IFs do Brasil. Esta pesquisa é relevante pois o TG disponibiliza possibilidades de análises que não são utilizadas pelos gestores públicos dos IFs e poderiam contribuir para análises gerenciais e cumprimento da IPSAS e tomada de decisões.
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NICKOLAS PATRICK GARCIA DUARTE
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AS RELAÇÕES DAS CARACTERÍSTICAS DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO E DAS PRESSÕES INSTITUCIONAIS SOBRE A QUALIDADE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
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Orientador : UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
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MEMBROS DA BANCA :
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UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
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LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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JULIANA GONCALVES DE ARAUJO
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Data: 22/02/2024
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A dissertação aborda a qualidade e integração dos Relatórios de Sustentabilidade das entidades brasileiras, verificando os fatores internos e externos às entidades que podem apresentar relação sobre a divulgação. O documento está segregado em três seções principais (artigos), distintas. Primeira, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre os fatores que possam influenciar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade. Segunda, foram avaliados os relatórios de sustentabilidade das empresas brasileiras em função das características dos conselhos de administração. Terceira, foi realizada uma análise sobre a qualidade da divulgação em relação às pressões institucionais observadas por meio dos isomorfismos mimético e normativo. A amostra da pesquisa é composta pelas empresas participantes do Índice iBovespa. Resultando em 381 observações, dispersas entre os anos de 2014 e 2022. Para avaliação do nível de integração e qualidade das informações dispostas nos relatórios, será utilizado o modelo proposto por Sun et. al. (2022), que resultará em um Índice de Qualidade com pontuação variando entre 0 e 63 para cada relatório-ano analisado. Como resultados, foi realizado no primeiro artigo, um levantamento dos fatores presentes na literatura que influenciam a qualidade dos relatórios, permitindo o refinamento das demais seções. O segundo artigo apresentou relação positiva para as variáveis de Independência do conselho, Asseguração Externa e Adoção do GRI, além de demonstra uma relação negativa com o Tamanho dos Conselhos de Administração. O terceiro, demonstrou relação positiva para as variáveis de participação em índices como ISE e participação no Prêmio ABRASCA, além da variável Participação Acionária do Governo apresentar relação positiva com a qualidade dos relatórios de sustentabilidade. Como produto, as três seções contribuem para o aprimoramento da qualidade dos relatórios nacionais de sustentabilidade, incentivando empresas e formuladores de políticas a melhorar seus mecanismos institucionais e de governança corporativa, além de alertar investidores sobre medidas como asseguração externa dos relatórios e a adoção de metodologias de divulgação, como o GRI, que têm um efeito positivo sobre a qualidade dos relatórios.
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O projeto busca abordar a qualidade e integração dos Relatórios de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, verificando os fatores internos e externos às entidades que podem apresentar influência sobre a divulgação. A proposta está segregada em três projetos distintos. Primeiro, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre os fatores que possam influenciar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade. Segundo, pretende-se avaliar a qualidade dos Relatórios de Sustentabilidade em relação às características dos conselhos e iniciativas de governança e divulgação. Terceiro, busca relacionar a qualidade da divulgação com as pressões institucionais observadas por meio dos isomorfismos mimético e normativo. A amostra da pesquisa será composta pela carteira iBovespa 2023, representada por 84 empresas. Para avaliação do nível de integração e qualidade das informações dispostas nos relatórios, serão observados nove tópicos distintos relacionados aos interessados, que resultarão em um índice composto com pontuação variando entre 0 e 72 para cada relatório/empresa analisados nos anos de 2018 a 2022. As características internas (composição de conselho; tamanho dos conselhos; dualidade dos CEO; asseguração dos relatórios) e características externas (comportamento miméticos de empresas do mesmo setor; sensibilidade ao meio ambiente; qualificação contábil dos CEO) serão relacionadas ao índice de qualidade coletado na pesquisa buscando as relações de influência do processo de divulgação. Espera-se como resultados acrescentar na compreensão em como as empresas reagem às expectativas dos interessados observando a qualidade dos relatórios. Assim como, espera-se contribuir para que empresas e reguladores possam adotar mecanismos distintos visando incrementar a qualidade da divulgação em sustentabilidade.
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FERNANDA BORGES DE ARAUJO
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A influência de vieses cognitivos e viés motivacional na tomada de decisão sobre orçamento público: evidência experimental em um instituto federal de educação.
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Orientador : LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS EDUARDO FACIN LAVARDA
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GIUSEPPE TREVISAN CRUZ
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LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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Data: 22/02/2024
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A pesquisa aqui desenvolvida, através de um experimento laboratorial, investigou o efeito da ancoragem, status quo, enquadramento e excesso de confiança nas decisões sobre orçamento público dos gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), sob o teste de diferentes vieses cognitivos derivados da teoria do prospecto e viés motivacional no contexto de execução da despesa orçamentária e gestão pública. A natureza da tarefa experimental consistiu na manipulação de situações hipotéticas de tomada de decisão, em um cenário realista, com o objetivo de verificar se os vieses cognitivos e o viés motivacional, manifestavam-se nas respostas dos gestores pesquisados. O design experimental do tipo within-participants e a coleta de dados foram extraídos pela aplicação de questionário (presencial e on-line) aos membros do colégio de dirigentes (CODIR) do IFBA - gestores, possuindo mais de cinco anos de exercício na Instituição. A variável independente “conhecimento” foi manipulada e a “experiência” mensurada, através de situações concretas. Os resultados demonstraram que as tomadas de decisões dos gestores do IFBA e os seus julgamentos sobre a execução da despesa pública foram influenciadas pelos vieses cognitivos e motivacional; demonstrando gestores excessivamente confiantes, mesmo em decisões erradas. Os achados contribuem para a administração pública comportamental, avanço em políticas de gestão pública e suas organizações, tomada de decisão gerencial, replicando estudos anteriores e ampliando no sentindo de as manipulações refletirem situações de um cenário real de decisão daqueles que efetivamente exercem o papel principal de decidir sobre a execução da despesa nas unidades gerenciadas.
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FERNANDO SANTOS DA PAIXÃO
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Evidências da relação entre a adoção de IPSAS nos países e a transformação digital no setor público das economias mundiais
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Orientador : DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
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JOAO MARCELO ALVES MACEDO
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LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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Data: 23/02/2024
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Evidências da relação entre a adoção de IPSAS nos países e a transformação digital no setor público das economias mundiais
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Evidências da relação entre a adoção de IPSAS nos países e a transformação digital no setor público das economias mundiais
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CAIO ARRUDA SOUZA HENRIQUES
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Evidências do impacto da Lei das Estatais no tax avoidance de Empresas Estatais
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Orientador : VINICIUS GOMES MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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GIUSEPPE TREVISAN CRUZ
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ROBÉRIO DANTAS DE FRANÇA
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VINICIUS GOMES MARTINS
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Data: 26/02/2024
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o impacto da Lei 13.303/16 no tax avoidance de Empresas Estatais listadas na B3. Para isto, o trabalho explora a variação exógena na governança corporativa das empresas estatais brasileiras listadas na B3, decorrente da promulgação da Lei 13.303/16, por meio de um desenho quase-experimental com o uso da técnica de Diferenças em Diferenças (DID). As evidências apresentadas por esta pesquisa podem apontar caminhos acerca das regras legislativas sobre a gestão das empresas estatais listadas na B3. Os resultados evidenciaram que a Lei impactou o tax avoidance fazendo as firmas do grupo de tratamento reduzirem a ETR, fato este que pode ser explicado pelo incremento na eficiência nas atividades e gestão das empresas em consequência das novas regras e práticas adotadas devido a Lei. A pesquisa também contribui com a discussão em torno da Lei 13.303/16, além de ser uma oportunidade para a compreensão da eficácia dessa Lei para as estatais por meio de um método de inferência causal, vista sob a ótica da governança corporativa e do tax avoidance.
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A literatura que investiga as razões por trás do planejamento tributário agressivo tem crescido significativamente. Uma explicação amplamente discutida é o papel da transparência corporativa nesse fenômeno (Wang, 2010; Taylor & Richardson, 2014; Chen et al., 2014; Balakrishnan et al., 2018). No entanto, ainda não existe um consenso estabelecido sobre à relação entre essas variáveis, devido aos resultados mistos encontrados em termos de significância estatística e direção das relações. Essas inconsistências podem ser atribuídas às limitações empíricas dos estudos de associação, em particular à endogeneidade das variáveis utilizadas, o que dificulta a identificação de possíveis efeitos causais entre esses fatores (Kerr, 2019). Com o intuito de superar as limitações dos estudos de associação e fornecer à literatura evidências robustas sobre o fenômeno em questão, esta pesquisa se propõe a analisar o efeito causal da transparência corporativa na agressividade tributária. Para isso, será explorada a variação exógena na transparência corporativa das empresas estatais brasileiras listadas na B3, decorrente da promulgação da Lei 13.303/2016 (Lei das Estatais). Para isso, esta proposta de pesquisa utilizará um desenho de DID para explorar a resposta causal da agressividade tributária em função da variação exógena na transparência das firmas estatais em razão da mudança legal. Esse tipo de técnica permitirá estabelecer inferências causais mais precisas entre as variáveis analisadas. Utilizar-se-á uma amostra com as empresas listadas na B³, no período de 2010 a 2019. Os anos de 2020, 2021 e 2022 não farão parte da amostra devido ao impacto da pandemia do COVID-19, o que poderia afetar as variáveis e trazer algum viés para esta pesquisa. Já a escolha do período a partir do ano de 2010 se deu pela mudança do padrão contábil brasileiro ao padrão internacional da IFRS, com o advento da Lei Nº 11.638/2007.
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IANE MARIA SILVA PEREIRA
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BLENDED FINANCE: UMA ESTRUTURA PARA ALAVANCAR INVESTIMENTOS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
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Orientador : CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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MEMBROS DA BANCA :
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CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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RAIMUNDO NONATO RODRIGUES
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SHEILA SAYURI KATAOKA
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Data: 28/02/2024
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Blended Finance é uma estrutura utilizada mundialmente de forma estratégica, para alavancar investimentos que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desse modo, diferentes tipos de organizações públicas e privadas, buscam cada vez mais se envolver estrategicamente nas estrutura de blending nos países em desenvolvimento apoiando iniciativas e projetos sustentáveis. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os impactos da utilização do Blended Finance em busca do alcance dos ODS, em projetos ou iniciativas de sustentabilidade com foco climático. Para isso, a pesquisa enfocou em uma abordagem qualiquantitativa e foi utilizado o software Microsoft Excel para a análise dos dados quantitativos e produção de estatísticas descritivas. Os resultados apontaram que os países de renda média e setores como o de energia são priorizados pelos investidores. A utilização de capital concessional de fontes públicas e instituições de desenvolvimento que equilibram os riscos financeiros, a evidenciação dos impactos através de métricas quantitativas e projetos de baixo risco são os principais fatores que contribuem para a maximização de recursos. Em relação às fontes de financiamentos destacam-se os Multilateral Development Banks (MDB) e as Development Finance Institutions (DFI) sendo estes os fornecedores de recursos mais frequentes nos projetos analisados, além da forte participação do setor privado nos financiamentos, que tende a crescer. Para pesquisas futuras, sugere-se investigar a evidenciação das métricas de impacto e a utilização de instrumentos não subvencionais pela GEF que promovem a capacidade de seus projetos gerarem retornos financeiros.
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LARISSA SAUANE MELQUIADES DA ROCHA PEREIRA
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GERENCIAMENTO DE RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS MUNICIPAIS EM PERÍODOS ELEITORAIS: AS CARACTERÍSTICAS DOS GESTORES IMPORTAM?
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Orientador : VINICIUS GOMES MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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DIMAS BARRETO DE QUEIROZ
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FERNANDO GENTIL DE SOUZA
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VINICIUS GOMES MARTINS
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Data: 08/03/2024
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Esta pesquisa visa investigar se as características dos gestores impactam no gerenciamento de resultados realizado no período eleitoral. O cenário empírico para análise são os municípios baianos e as características observadas dos prefeitos foram gênero, idade, experiência funcional e educação formal. Para esse fim, utilizou-se regressões de dados em painel com efeitos fixos, com dados de 2015 a 2022. Como proxy para o gerenciamento de resultados foram utilizados accruals orçamentários discricionários. As evidências encontradas mostram que, em termos médios, há uma maior probabilidade dos prefeitos baianos de se envolverem em gerenciamento de resultados orçamentários durante o ciclo eleitoral, em específico, no ano pré-eleitoral, quando estes são do gênero masculino. Os resultados também sugerem que prefeitos (independente do gênero) mais novos em anos pré-eleitorais possuem uma maior inclinação para a prática de gerenciamento de resultados orçamentários. Entretanto, não houveram evidências estatísticas significantes para inferir sobre os possíveis efeitos das características experiência prévia em gestão e formação em ensino superior. A conclusão central desta pesquisa indica que a capacidade explicativa da escolha contábil oportunista cresce quando se adota uma abordagem abrangente, com concordância teórica que engloba condições econômicas e fatores comportamentais, os quais refletem as características e idiossincrasias dos indivíduos.
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As motivações por trás dos comportamentos oportunistas no contexto do gerenciamento de resultados no âmbito municipal se revelam, portanto, um tema de grande interesse para os pesquisadores, uma vez que não há um consenso teórico e empírico estabelecido sobre os fatores que levam os gestores públicos a manipularem os números contábeis, tampouco se suas características individuais colaboraram para uma maior inclinação para a prática oportunista. Essa falta de consenso reflete uma carência de evidências empíricas robustas nessa área de estudo (Bisogno & Donatella, 2022). Visando contribuir para a mitigação dessa lacuna, esta proposta de pesquisa tem como objetivo identificar motivações associadas às práticas de gerenciamento de resultados no âmbito dos municípios baianos e explorar a intensidade, das potenciais motivações, em função de características demográficas dos gestores municipais. Ao considerar uma perspectiva multifatorial, esta pesquisa pode trazer contribuições para a literatura. Para isso, propõe-se explorar se as motivações ciclo eleitoral, legislação e sociodemográficas do município possuem alguma associação sobre o gerenciamento de resultados por parte dos prefeitos locais baianos, além disso, condicionar a intensidade dessas possíveis associações com a características demográficas dos prefeitos. Os resultados da pesquisa podem fornecer e ampliar informações sobre quais motivações mais impactam o comportamento oportunístico dos prefeitos e como essas estão associadas às características demográficas dos prefeitos, algo que pode ser do interesse dos cidadãos, reguladores e demais partes interessadas em utilizar as demonstrações contábeis para tomar decisões. Para órgãos de controle e reguladores, que podem utilizar os achados para analisar os critérios de risco sobre o gerenciamento de resultados e no auxílio no processo de fiscalização dessas instituições, possibilitando o desenvolvimento e/ou atualização de normativos sobre o tema.
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JOHNATAN BEZERRA DE MELO
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"Impactos das IPSAS e da Cultura Nacional no Governo Eletrônico dos Países"
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Orientador : DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
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LUIZ CARLOS MIRANDA
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ROMMEL DE SANTANA FREIRE
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Data: 24/04/2024
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Os papéis da padronização internacional das normas contábeis no setor público e da cultura nacional no desenvolvimento do governo eletrônico: Evidência global
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Os papéis da padronização internacional das normas contábeis no setor público e da cultura nacional no desenvolvimento do governo eletrônico: Evidência global
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YURI VIANA DA MOTA
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DISCLOSURE AND PANDEMIC RISK: ANALYSIS OF DISCLOSURE ABOUT PANDEMIC RISKS BY HEALTH INSURANCE COMPANIES IN BRAZIL
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Orientador : KATHERINE ELIZABETH HORTON
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MEMBROS DA BANCA :
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ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
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GIUSEPPE TREVISAN CRUZ
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KATHERINE ELIZABETH HORTON
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Data: 24/05/2024
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DISCLOSURE AND PANDEMIC RISK: ANALYSIS OF DISCLOSURE ABOUT PANDEMIC RISKS BY HEALTH INSURANCE COMPANIES IN BRAZIL
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Evidence of the need for disclosure of prospective pandemic risk in health care insurance: an approach based on the RBC and VBM of Brazilian entities
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ALINE DUARTE DA SILVA
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EMPREENDEDORAS EM AÇÃO: PRÁTICAS DE CONTROLE INTERNO FISCAL EM PEQUENOS NEGÓCIOS
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Orientador : ANA LUCIA FONTES DE SOUZA VASCONCELOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA LUCIA FONTES DE SOUZA VASCONCELOS
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DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
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LILIANE CRISTINA SEGURA
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Data: 29/07/2024
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O presente estudo tem como objetivo analisar como as metodologias ativas educacionais, na modalidade Blended Learning, podem contribuir para a educação fiscal. Estudos anteriores evidenciam a necessidade de aprofundamento nesse tema. Esta obra será composta por dois artigos que investigarão das mencionadas metodologias. O primeiro artigo abordará a percepção de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, no que tange à educação fiscal por meio da utilização de metodologias ativas educacionais (Especificamente, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), sala de aula invertida, gamificação e a aprendizagem por meio do uso da inteligência artificial, especificamente, o ChatGPT). Neste sentido, será utilizado questionário encaminhado por e-mail institucional. O segundo artigo, demanda a aplicação das metodologias e ferramentas, pois buscará analisar a aprendizagem a partir do uso destes. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, isto é, utilizará a técnica de triangulação metodológica (qualitativa e quantitativa), exploratória e descritiva, com critérios de seleção da amostra baseados na formação e acessibilidade dos respondentes. Considerando a disparidade de informações entre a população (principal) e o Estado (agente), uma das bases teóricas fundamentais deste estudo é a Teoria da Agência. Essa teoria é complementada pela Teoria da Aprendizagem, a qual é utilizada para fundamentar a relação entre a educação fiscal e as metodologias ativas. A técnica de análise de dados utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Serão utilizados os softwares de análise textual Iramuteq, além do Microsoft Excel e do Google Forms. Dessa forma, o trabalho tenciona colaborar para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas educacionais aplicadas aos conteúdos fiscais, deste modo, promovendo a conscientização fiscal e o pleno exercício da cidadania.
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O presente estudo tem como objetivo analisar como as metodologias ativas educacionais, na modalidade Blended Learning, podem contribuir para a educação fiscal. Estudos anteriores evidenciam a necessidade de aprofundamento nesse tema. Esta obra será composta por dois artigos que investigarão das mencionadas metodologias. O primeiro artigo abordará a percepção de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, no que tange à educação fiscal por meio da utilização de metodologias ativas educacionais (Especificamente, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), sala de aula invertida, gamificação e a aprendizagem por meio do uso da inteligência artificial, especificamente, o ChatGPT). Neste sentido, será utilizado questionário encaminhado por e-mail institucional. O segundo artigo, demanda a aplicação das metodologias e ferramentas, pois buscará analisar a aprendizagem a partir do uso destes. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, isto é, utilizará a técnica de triangulação metodológica (qualitativa e quantitativa), exploratória e descritiva, com critérios de seleção da amostra baseados na formação e acessibilidade dos respondentes. Considerando a disparidade de informações entre a população (principal) e o Estado (agente), uma das bases teóricas fundamentais deste estudo é a Teoria da Agência. Essa teoria é complementada pela Teoria da Aprendizagem, a qual é utilizada para fundamentar a relação entre a educação fiscal e as metodologias ativas. A técnica de análise de dados utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Serão utilizados os softwares de análise textual Iramuteq, além do Microsoft Excel e do Google Forms. Dessa forma, o trabalho tenciona colaborar para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas educacionais aplicadas aos conteúdos fiscais, deste modo, promovendo a conscientização fiscal e o pleno exercício da cidadania.
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JULIANE DE OLIVEIRA MACIEL
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DUODÉCIMOS COMO BASE DE FINANCIAMENTO DA JUSTIÇA COMUM: impactos observados a partir das mudanças contábeis e da base de cálculo no Tribunal de Justiça de Pernambuco
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Orientador : MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
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DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
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ANDRE FELIPE CANUTO COELHO
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Data: 26/08/2024
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Os duodécimos são repasses constitucionais realizados pelo Poder Executivo e destinados a cobrir as dotações orçamentárias dos demais Poderes autônomos e independentes. Como nem sempre as despesas desses órgãos recebedores de repasses são cobertas, a presente pesquisa visa identificar quais outros fatores podem influenciar na transferência desses recursos para um determinado Tribunal de Justiça Estadual, integrante do Poder Judiciário e beneficiário dos duodécimos. Os dados são oriundos do sítio eletrônico do próprio tribunal, tendo como período de apuração de 2001 a 2022. Através da formulação de um modelo de regressão linear múltipla composto de três variáveis explicativas, sendo duas dessas categóricas e uma numérica, os resultados mostram que tanto a arrecadação própria do Tribunal quanto a atual base de cálculo dos duodécimos impactam os repasses duodecimais, evidenciando determinantes da realidade prática em contraponto ao que a Carta Magna teoricamente estabelece. Esse relato inova ao analisar os duodécimos de um tribunal de justiça brasileiro quantitativamente.
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The duodecimal quotas are constitutional carried by the Executive Power and intended to cover the budget allocations of the other autonomous and independent Branches. As the expenses of these bodies receiving transfers are not always covered, this research aims to identify what other factors may influence the transfer of these resources to a specific State Court of Justice, part of the Judiciary and beneficiary of the duodecimal quotas. The data comes from the court's own website, with the calculation period from 2001 to 2022. Through the formulation of a multiple linear regression model composed of three explanatory variables, two of which are categorical and one numerical, the results show that both the Court's own collection and the current calculation basis impact duodecimal transfers, highlighting determinants of the practical reality in counterpoint to what the Constitution theoretically establishes. This report innovates by analyzing the duodecimal quotas of a Brazilian court of justice quantitatively.
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JULIANA CELIA FIDELIS NUNES LEITE
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PROCESSO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO NA FORMA DO RELATO INTEGRADO: Uma análise da Conformidade com a IN-TCU 84/220 na Prefeitura da Cidade do Recife.
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Orientador : RAIMUNDO NONATO RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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RAIMUNDO NONATO RODRIGUES
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JERONYMO JOSE LIBONATI
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MARGUIT NEUMANN GONCALVES
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Data: 30/08/2024
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Este trabalho tem por objetivo verificar a conformidade do Relatório de Gestão na Forma do Relato Integrado da Prefeitura do Recife 2023, em relação às abordagens da Teoria da Agência e em[S1] relação aos elementos de conteúdo da instrução normativa do Tribunal de Contas da União, IN-TCU 84/2020. Para tanto, foi realizado o mapeamento dos processos, mediante utilização das técnicas de entrevistas e aplicação dos diagramas SIPOC, que possibilitaram a elaboração do Product Data Model (PDM). Para consolidar o entendimento do processo atual foi aplicada a ferramenta de autoavaliação desenvolvida pelo TCU, que permitiu compreender a percepção dos responsáveis pela elaboração do Relatório acerca da aplicação dos princípios e da conformidade do conteúdo e confrontá-la com a percepção da pesquisadora, o que ampliou e aprofundou o entendimento do processo atual. Os resultados demonstraram deficiência em relação à aplicação de todos os 10 princípios estabelecidos pela referida norma, evidenciada pelo percentual de 38% de atendimento, na percepção dos responsáveis pelo processo, e de 31% na percepção da pesquisadora. Constatou-se ainda a ausência dos capítulos 1- Mensagem do Dirigente e do Capítulo 3 - Riscos, oportunidades e perspectivas, evidenciando a incompletude do Relatório, a baixa legitimidade perante o Núcleo de Gestão e a fragilidade da gestão pela ausência de monitoramento de riscos e oportunidades, o que compromete a formulação de estratégias adequadamente., Diante dos achados, propõe-se 11 notas técnicas, que descrevem as situações encontradas, os impactos e as recomendações para aprimoramento do processo de Elaboração do Relatório de Gestão da Forma do Relato Integrado. Adicionalmente, sugere-se o PDM do processo ideal (to be), como contribuições da pesquisa, além de oferecer caminhos e recomendações para os entes federativos aprimorarem seus processos de Elaboração do Relatório de Gestão na Forma na Forma do Relato Integrado. e da respectiva prestação de contas, bem como possibilitar a maximização da efetividade de suas ações no processo de geração de valor público.
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Atualmente, o ambiente de produção de informações financeiras está imerso em uma quantidade de dados cada vez mais crescente, em formatos variados e com tecnologias capazes de detectar padrões, aprender com esses padrões e realizar tarefas complexas (Kaplan & Haeinlen, 2020). Nesse ambiente, encontram-se desafios e oportunidades que precisam ser investigados, pois o uso apropriado das tecnologias pode significar a produção de informações mais transparentes, relevantes e com menor custo de produção (Warren et al., 2015).
Além disso, o estabelecimento de padrões obrigatórios de produção de relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade pela Fundação IFRS (International Financial Reporting Standards) por meio do IFRS-S1 – General Requirements for Disclosure of Sustainability-related Financial Information, adiciona maior complexidade e exige da contabilidade financeira mudanças para responder a tais demandas.
Nesse contexto, investigar o potencial da inteligência artificial para suportar a produção de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, permitirá trazer respostas para a seguinte questão: Os recursos da Inteligência Artificial dão suporte para atender à demanda dos investidores por relatórios de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG)?
A investigação acerca dessa questão tomará por base os requisitos de divulgação estabelecidos pelo padrão IFRS-S1, o qual estabelece as diretrizes gerais para elaboração dos relatórios de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. Logo, tem-se como premissa a adoção da materialidade simples, adotada pela Fundação IFRS, isto é, o foco de divulgação nas informações de riscos envolvendo o uso e a relação com recursos que podem trazer impacto financeiro para a organização.
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JAILTON FERNANDES DE AZEVEDO
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An incomplete information game modeling to estimate fraud risk by manipulation in stocks
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Orientador : WILTON BERNARDINO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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EUDES NAZIAZENO GALVAO
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FRANCISCO DE SOUSA RAMOS
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JOSHUA ONOME IMONIANA
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WILTON BERNARDINO DA SILVA
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Data: 30/08/2024
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Investidores precisam de estratégias para reduzir o risco de perdas devido à manipulação do preço das ações, como movimentos especulativos, uma vez que a fraude é uma questão complexa para a equipe de auditoria, resultando em consequências negativas, como perdas para os investidores e erosão da confiança no mercado de ações. Nesta pesquisa, busca-se aprimorar, por meio da inserção de informação incompleta, a estimativa da probabilidade de fraude por manipulação de preços de ações estabelecida no quadro que conecta a Teoria dos Jogos e o Software de Detecção proposto por \cite{bernardino2021risk}, utilizando a relação esforço/dano da equipe de auditoria, por meio da identificação dos equilíbrios de Nash de um jogo de auditoria. Os resultados apresentam uma metodologia matemática que retorna expressões algébricas para as probabilidades de fraude, considerando dois tipos de jogadores com propensão a manipular ativos. Adicionalmente, o método retorna expressões para as taxas de investigação sob sinal e não sinal do software de detecção. Estabelece-se, assim, uma ferramenta valiosa para o gerenciamento de riscos no mercado de ações. Além disso, o método permite ao usuário definir valores limiares ótimos para a variável aleatória de score utilizada pelo software de detecção no indicativo de alertas.
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A fraude é uma questão difícil para a equipe de auditoria, além de resultar em consequências negativas, como perdas para os investidores e erosão da confiança no mercado de ações. Nesta pesquisa, busca-se aprimorar, por meio da inserção de informações assimétricas, a estimativa da probabilidade de fraude por manipulação dos preços das ações estabelecida na estrutura que conecta a Teoria dos Jogos e o Software de Detecção proposta por Bernardino et al (2021), utilizando a relação esforço-dano da equipe de auditoria, por meio da identificação do equilíbrio de Nash. Com isso, esperamos melhorar a capacidade do investidor de identificar indícios de atividade fraudulenta gerados por softwares de detecção e avaliar os níveis de risco de fraude ao negociar no mercado de ações.
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ANA BEATRIZ NASCIMENTO DE SOUZA
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MUDANÇAS NA GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE CIMENTO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL, APÓS O PROCESSO DE AQUISIÇÃO
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Orientador : RAIMUNDO NONATO RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE SANCHES GARCIA
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ANA LUCIA FONTES DE SOUZA VASCONCELOS
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RAIMUNDO NONATO RODRIGUES
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Data: 29/11/2024
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar as alterações estratégicas e operacionais na sustentabilidade em uma indústria de cimento, após sua aquisição por uma empresa multinacional de grande porte, com foco nas dimensões ambiental, social e governança (ESG). Para o alcance do objetivo, foi realizado um estudo de caso, que permitiu uma compreensão detalhada das políticas, processos e indicadores deste tipo de atividade de alto impacto econômico e socioambiental. A análise demonstrou que, após a aquisição, a empresa evoluiu nas práticas ESG, com ênfase na conformidade regulatória, investimentos tecnológicos, metas de sustentabilidade mais compatíveis com a atividade e um maior engajamento com a comunidade e stakeholders. Os achados permitem concluir que as alterações em relação às práticas ESG podem levar a mudanças estratégicas e operacionais, sendo bem recebidas pelos colaboradores, especialmente nas áreas: ambiental, sendo a adequação das normas vigentes o principal indicador a ser melhorado no pós-aquisição da cimenteira; social, através da adoção de práticas de diversidade e inclusão; projetos socias na comunidade local; incentivo ao voluntariado e treinamentos corporativos sobre responsabilidade social; e governança, com ações voltadas para adoção de práticas de implementação de políticas anticorrupção e ética e melhoria na comunicação interna entre gestores e funcionários. Tais mudanças, contribuíram para uma organização resiliente, confiável e eficiente, em direção a um negócio sustentável. O estudo se limita a realizar análise para uma única unidade de estudo, na qual considerou-se apenas sete colaboradores entrevistados. Para pesquisas futuras, sugere-se uma amostra maior de entrevistados e a aplicação do estudo em outros processos de aquisição, incluindo empresas de setores diferentes, a fim de obter resultados mais robustos e impactos diferentes nas dimensões ESG daqueles verificados nesta investigação.
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MUDANÇAS NA GESTÃO SUSTENTÁVEL APÓS O PROCESSO DE AQUISIÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE CIMENTO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
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ENOQUE OLIVEIRA QUEIROZ
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A EFICIÊNCIA DO ORÇAMENTO EM RELAÇÃO À MISSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.
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Orientador : RAIMUNDO NONATO RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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RAIMUNDO NONATO RODRIGUES
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JERONYMO JOSE LIBONATI
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PAULO ROBERTO DE CARVALHO NUNES
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Data: 06/12/2024
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Objetivos: Investigar a eficiência dos campus do IFBA em relação ao orçamento e a Missão Institucional durante o período de pandemia de Covid-19.
Originalidade/Relevância: Durante a pandemia houve um estado de desespero total por todas as partes da sociedade, diversas compras foram realizadas por gestores públicos com dispensa de licitação, por conta da urgência e calamidade pública gerada na época. Muitas dessas compras causaram prejuízo ao Erário e outras foram bem sucedidas. Dessa forma torna-se relevante medir a eficiência entre os campi em relação ao orçamento e a Missão Institucional durante o período de pandemia.
Resultados esperados: Montar uma tabela com o ranking de eficiência dos campi onde constam os benchmarks a serem observados na fronteira da eficiência que servirá de base para se investigar a percepção dos gestores, utilização dos recursos, estratégias e fatores que contribuíram para tal eficiência em um momento de crise.
Contribuições teóricas/ metodológicas: Busca-se contribuir para a literatura da eficiência das Instituições de Ensino, com um olhar voltado para o orçamento e a Missão do Instituto, fazendo uma relação entre as Teorias da Contingência e do Capital Humano com o orçamento a pandemia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; fomentando novas pesquisas para servir de base para gestores de Instituições de Ensino em um momento de crise.
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Objetivos: Investigar a eficiência dos campus do IFBA em relação ao orçamento e a Missão Institucional durante o período de pandemia de Covid-19.
Originalidade/Relevância: Durante a pandemia houve um estado de desespero total por todas as partes da sociedade, diversas compras foram realizadas por gestores públicos com dispensa de licitação, por conta da urgência e calamidade pública gerada na época. Muitas dessas compras causaram prejuízo ao Erário e outras foram bem sucedidas. Dessa forma torna-se relevante medir a eficiência entre os campi em relação ao orçamento e a Missão Institucional durante o período de pandemia.
Resultados esperados: Montar uma tabela com o ranking de eficiência dos campi onde constam os benchmarks a serem observados na fronteira da eficiência que servirá de base para se investigar a percepção dos gestores, utilização dos recursos, estratégias e fatores que contribuíram para tal eficiência em um momento de crise.
Contribuições teóricas/ metodológicas: Busca-se contribuir para a literatura da eficiência das Instituições de Ensino, com um olhar voltado para o orçamento e a Missão do Instituto, fazendo uma relação entre as Teorias da Contingência e do Capital Humano com o orçamento a pandemia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; fomentando novas pesquisas para servir de base para gestores de Instituições de Ensino em um momento de crise.
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Teses |
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ARTHUR DO NASCIMENTO FERREIRA BARROS
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EXAMINING INCENTIVE CONTRACTS FOR WHISTLEBLOWING INTENTIONS: A SYSTEMATIC-EXPERIMENTAL APPROACH
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Orientador : KATHERINE ELIZABETH HORTON
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDSON BRAGA DE AGUIAR
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GIUSEPPE TREVISAN CRUZ
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JOSÉ ALONSO BORBA
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KATHERINE ELIZABETH HORTON
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LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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Data: 21/05/2024
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This proposal aims to answer if a combined reward-penalty incentive contract would increase whistleblowing intentions compared to individual contracts (rewards or penalties). In addition, it aims to test if a combined reward-penalty incentive contract would increase whistleblowing intentions when the whistle-blower has a close relationship with the perpetrator compared to when the whistle-blower does not have a close relationship with the perpetrator, and when the wrongdoer has high status compared to when the wrongdoer has low status. I intend to perform three between-participants experiments. One 3 x 1, in which I will manipulate the Incentive Contract (reward versus penalty versus reward-penalty). In addition, two 3 x 2 where I will manipulate (1) the Closeness of the working relationship (close versus not close) and (2) the Status of the wrong doer (low versus high), both interacting with the incentive contract manipulation. I propose to randomly assign professionals using the Prolific© tool and participants will be presented with a case scenario adapted from pre-validated experimental designs. I also intend to perform a systematic review of the literature on whistleblowing and incentive contracts. Currently, I am collecting data to do the first screening and am selecting the papers that will compose the sample.
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This proposal aims to answer if a combined reward-penalty incentive contract would increase whistleblowing intentions compared to individual contracts (rewards or penalties). In addition, it aims to test if a combined reward-penalty incentive contract would increase whistleblowing intentions when the whistle-blower has a close relationship with the perpetrator compared to when the whistle-blower does not have a close relationship with the perpetrator, and when the wrongdoer has high status compared to when the wrongdoer has low status. I intend to perform three between-participants experiments. One 3 x 1, in which I will manipulate the Incentive Contract (reward versus penalty versus reward-penalty). In addition, two 3 x 2 where I will manipulate (1) the Closeness of the working relationship (close versus not close) and (2) the Status of the wrong doer (low versus high), both interacting with the incentive contract manipulation. I propose to randomly assign professionals using the Prolific© tool and participants will be presented with a case scenario adapted from pre-validated experimental designs. I also intend to perform a systematic review of the literature on whistleblowing and incentive contracts. Currently, I am collecting data to do the first screening and am selecting the papers that will compose the sample.
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ELENILDO SANTOS BEZERRA
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CONTABILIDADE DE HEDGE E O DESEMPENHO ECONÔMICO, A RELEVÂNCIA DE VALOR E O CONSERVADORISMO DURANTE A COVID-19
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Orientador : UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
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MEMBROS DA BANCA :
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UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
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CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
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RODRIGO VICENTE DOS PRAZERES
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JULIANA GONCALVES DE ARAUJO
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Data: 29/08/2024
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A contabilidade de hedge permite que a variação de ativos e passivos mensuradas ao valor justo do instrumento de hedge e do objeto do hedge seja reconhecido no mesmo período, evitando assim a volatilidade dos lucros que seria economicamente injustificada. Por tais razões, denota-se que a contabilidade de hedge pode contribuir para a determinação do desempenho econômico das empresas e de atuar no processo de mitigação da assimetria de informações entre o principal e o agente, podendo estar associada com a relevância de valor e com o conservadorismo condicional. Além do exposto, em um ambiente de incertezas econômicas acentuado, a avaliação e gestão de riscos pode ser mais desafiadora, uma vez que a previsibilidade dos eventos econômicos relacionados aos riscos das entidades e do mercado se torna menor. A pandemia de covid-19 se transformou num problema econômico, influenciando os mercados financeiros, o emprego e todos os setores em todos os países. Desta forma, o objetivo da tese é analisar as relações entre a contabilidade de hedge e o desempenho econômico, a relevância de valor e o conservadorismo condicional de empresas não financeiras listadas na [B]3 no período da covid-19. A contabilidade de hedge foi mensurada por uma variável dummy a partir da análise de notas explicativas das empresas e o agravamento de incertezas econômicas foi capturado por meio de variável dummy, considerando a covid-19 e a nível de setor de atuação das empresas. Os demais dados da pesquisa foram obtidos a partir do Economática©, e em seguida foram realizadas regressões com dados em painel desbalanceado, realizadas adaptações do modelo relevância de valor de Ohlson (1995) e do modelo conservadorismo condicional de Basu (1997). Os resultados apontam que a contabilidade de hedge exerce influência positiva sobre o desempenho econômico das empresas; influência positiva sobre a relevância da informação contábil; e que o período de covid-19 esteve associado negativamente com as medidas de rentabilidade e lucratividade das empresas. Além disso, não foi possível rejeitar as hipóteses de que a contabilidade de hedge está associada a uma diminuição do conservadorismo condicional; que as incertezas econômicas oriundas da covid-19 exerceram influência sobre o conservadorismo condicional em empresas designadas para a contabilidade de hedge; e que a contabilidade de hedge está associada a um decréscimo da relevância de valor durante a covid-19. Por outro lado, foram rejeitadas as hipóteses de que de forma conjunta as incertezas econômicas causadas pela crise de covid-19 exerceram influência sobre o desempenho econômico em empresas designadas para a contabilidade de hedge e que, de forma isolada, a crise de covid-19 resultou em maior conservadorismo condicional. Por fim, a pesquisa sugere ainda que a covid-19 promoveu uma inversão no sinal observado da relação entre a contabilidade de hedge e o conservadorismo condicional. Entretanto, de forma isolada, há de se considerar a incompatibilidade teórico-empírica verificada entre a contabilidade de hedge e o conservadorismo condicional, dada a normativa do reconhecimento simétrico para ganhos e perdas e o mecanismo de direcionamento para o resultado do período, o que pode impactar as escolhas dos gestores pela utilização de hedge econômico e/ou sua subsequente designação para a contabilidade de hedge. Portanto, ao documentar um fenômeno complexo da contabilidade financeira, este trabalho apresenta resultados e reflexões acerca da utilização da contabilidade de hedge e sua associação com o desempenho econômico, a relevância de valor da informação financeira e o conservadorismo condicional das empresas, incluindo o período da covid-19. Sugere-se que os profissionais das áreas de gerenciamento de riscos e contabilidade e controladoria devem alinhar seus interesses sobre as decisões relativas às operações de hedge e a forma pela qual divulgam esse fato, haja visto o impacto da informação para a determinação do desempenho do período e posterior divulgação aos usuários externos.
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MARCELO JOTA GOMES
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CORRUPÇÃO, FATORES MEDIADORES E O IMPACTO SOBRE AS AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO BRASIL: Tendência do comportamenteo à luz de modelos de equações diferenciais.
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Orientador : MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
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LUIZ CARLOS MIRANDA
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ANDRE DE SOUZA MELO
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ARTHUR LEANDRO ALVES DA SILVA
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WELLINGTON SILVA PORTO
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Data: 30/08/2024
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A questão da corrupção é objeto de debate no mundo inteiro, pelas inquietudes sociais, políticas e econômicas que tal fenômeno gera. Apesar de ampla discussão sobre a temática, quase sempre no âmbito das causas, consequências e na investigação de valores desviados, observa-se a presença de mecanismos quantitativos robustos, como modelos econométricos, mas no campo das Ciências Contábeis, o uso de equações diferenciais é inovador, como modelos baseados em sistemas de equações diferenciais. Nesse sentido, embora o modelo proposto possa ser aplicado de forma ampla, este trabalho utilizou parâmetros observados no sistema de saúde pública do Brasil. Inicialmente, fez-se uma revisão sistemática do tema de modo a relacionar a corrupção no sistema de saúde com teorias existentes e sedimentadas na literatura. No segundo momento, traçou-se cenários para o comportamento da corrupção mediante o uso de ferramentas de equações diferenciais, dentre estes o modelo presa-predador. O trabalho considera o esforço de recuperação dos valores desviados como uma fração entre 0 e 1, inclusive, para mostrar que a corrupção tem um equilíbrio assintoticamente estável, e utiliza esse modelo para estimar o tempo de reação social face aos valores suspeitos de corrupção. Os resultados indicaram que a tendência é o estabelecimento da corrupção num determinando nível e que há um ciclo de convivência entre o esforço de atuação dos órgãos de controle, face as ações corruptivas dos agentes.
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Fatores condicionantes da corrupção e impacto sobre o desempenho da saúde pública no Brasil: Uma análise sob a ótica de modelos dinâmicos.
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EDIVALDO DO NASCIMENTO DUDA
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QUALIDADE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE E OS TRAÇOS NARCISISTAS DOS CEOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS
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Orientador : UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
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JOSE JONAS ALVES CORREIA
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RAIMUNDO NONATO LIMA FILHO
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RODRIGO VICENTE DOS PRAZERES
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UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
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Data: 06/12/2024
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Esta tese teve como objetivo analisar a relação entre os traços narcisistas dos CEOs e a qualidade dos relatórios de sustentabilidade das empresas brasileiras listadas na B3, à luz da Teoria dos Escalões Superiores (TES). O estudo propõe que os traços narcisistas dos CEOs influenciam as decisões corporativas relacionadas à sustentabilidade, afetando a forma como as informações são apresentadas nos relatórios anuais das empresas. Em particular, duas hipóteses foram testadas: (i) Os traços narcisistas dos CEOs estão negativamente relacionados à relevância das informações contidas nos relatórios de sustentabilidade das companhias brasileiras listadas na B3, e (ii) os mesmos traços estão negativamente relacionados à credibilidade das informações divulgadas. Para mensurar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade, utilizou-se um checklist de avaliação composto por 17 critérios agrupados em duas categorias, sendo 11 critérios na categoria de relevância e 6 critérios na categoria credibilidade da informação. A análise dos dados se deu por meio da técnica de regressões quantílicas, permitindo a observação dos efeitos do narcisismo dos CEOs em diferentes quantis de relevância e credibilidade dos relatórios de sustentabilidade. A amostra foi composta por empresas brasileiras listadas na B3, considerando o horizonte temporal entre os anos de 2012 e 2023, utilizando o tamanho das fotos e das assinaturas dos CEOs, além do uso de pronomes pessoais, como proxies para capturar os traços narcisistas. Os resultados revelaram que, enquanto os CEOs com traços narcisistas tendem a aumentar a qualidade dos relatórios em alguns contextos, priorizando sua autopromoção, esse comportamento também pode levar à manipulação das informações, comprometendo a transparência e a precisão dos dados. A relação negativa entre os traços narcisistas e a credibilidade dos relatórios foi substanciada, indicando que a manipulação das informações pode ser uma consequência do desejo dos CEOs de melhorar sua imagem pública. Além disso, a pesquisa destacou a importância de uma governança corporativa robusta, especialmente a separação das funções de CEO e presidente do conselho, como fator essencial para mitigar os impactos negativos do narcisismo na relevância e credibilidade dos relatórios de sustentabilidade. As contribuições teóricas do estudo avançam sobre a compreensão da interação entre as características individuais dos líderes e as práticas de sustentabilidade, aplicando a TES ao contexto corporativo brasileiro. A pesquisa também fornece insights práticos sobre como as empresas podem melhorar suas práticas de governança para garantir maior transparência e confiabilidade na comunicação das ações sustentáveis.
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A qualidade dos relatórios de sustentabilidade é um indicador da transparência e comprometimento das empresas com questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Em específico no campo da contabilidade, tem se observado uma corrente que busca construir explicações para a qualidade dos relatórios de sustentabilidade a partir das características observáveis dos CEOs. Considerando a importância dada à qualidade dos relatórios de sustentabilidade na literatura, as características dos CEOs se relacionam e podem afetar a qualidade dessas informações. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre as características narcisistas dos CEOs e a qualidade dos relatórios de sustentabilidade das companhias brasileiras listadas na B3. A população da pesquisa é formada por empresas de capital aberto listadas na B3, que publicaram seus relatórios de sustentabilidade no período de 2012 a 2022. Para mensurar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade será utilizado um checklist de avaliação composto por 17 critérios agrupados em duas categorias, sendo 11 critérios na categoria de relevância e 6 critérios na categoria credibilidade da informação. Em relação ao narcisismo do CEO, será medido através do destaque da fotografia, o tamanho da assinatura e os elementos do discurso do CEO nos relatórios anuais. Os dados serão obtidos de forma manual, diretamente nos documentos emitidos pelas próprias companhias e serão analisados por meio do método de estimação por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), utilizando regressão em painéis. A partir das premissas da Teoria do Escalão Superior, é esperado que empresas com CEOs com alto grau de narcisismo gere maior qualidade nos relatórios de sustentabilidade.
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