Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIANA MENDONCA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIANA MENDONCA DOS SANTOS
DATA : 03/04/2023
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais
TÍTULO:

DESIGN, PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, FÍSICA E ESTRUTURAL DE GEOPOLÍMEROS COM RESÍDUOS DE VIDRO DE GARRAFAS NÃO RETORNÁVEIS LONG NECK.


PALAVRAS-CHAVES:

Geopolímero. Resíduo. Long neck


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Os avanços da tecnologia e da ciência devido ao aumento da densidade populacional, a migração da população da área rural para urbana e o crescimento industrial resultam em um volume significativo de geração resíduos, exaustão de matérias-primas e níveis preocupantes da emissão de gases do efeito estufa, fenômenos estes que demonstram uma necessidade de mudança imprescindível. Nesse contexto, a possibilidade de utilizar resíduos provenientes de garrafas não retornáveis long neck, ao invés de matérias-primas naturais, é uma estratégia para mitigar problemas ambientais derivados dos resíduos KLEBER GONÇALVES BEZERRA ALVES KLEBER.GBALVES@UFPE.BR sólidos, ao mesmo tempo que reduz o consumo dos recursos naturais do planeta. Uma classe de materiais sustentáveis interessante consiste nos geopolímeros. Estes materiais podem ser considerados como polímeros inorgânicos preparados em meio altamente alcalino. Do ponto de vista estrutural, os geopolímeros são formados por uma longa cadeia reticulada entre unidades tetraédricas de AlO4 e SiO4, que dão origem a uma estrutura tridimensional integrada. O presente trabalho busca investigar a viabilidade técnica da produção de geopolímeros à base de metacaulim e tipos e teores variados de resíduos de garrafas long neck. As matérias-primas foram caracterizadas microestruturalmente por Fluorescência de Raios-X (FRX), Difração de Raios-X (DRX) e Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). Posteriormente, o comportamento térmico do caulim e metacaulim foram estudados por Termogravimetria (TG/DTG). O comportamento mecânico dos geopolímeros foi analisado a partir da resistência à compressão e parâmetros como relação SiO2/AlO3, concentração molar da solução ativadora, condições de cura e teores de adição do resíduo de vidro foram analisados para alcançar a melhor metodologia a ser adotada na produção de geopolímeros com substituição parcial de resíduos de vidro de garrafas long neck. Os resultados mostram a relação SiO2/AlO3 igual a 3,0, solução ativadora 10 M e as condições de cura fechadas à temperatura ambiente ou a 35 °C, como os parâmetros mais adequados para dar continuidade a análise técnica de geopolímeros com resíduos de garrafa long neck incorporados em sua rede geopolimérica, de forma a destinar adequadamente a intensa demanda residual desse tipo de garrafa e analisar tecnicamente a viabilidade do resíduo de vidro na matriz geopolimérica.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALINE FIGUEIREDO NÓBREGA DE AZEREDO - UFPB
Externo à Instituição - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS - UFRN
Externo ao Programa - 1810494 - KLEBER GONCALVES BEZERRA ALVES - null
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 13:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08