Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA DE FREITAS

DISCENTE: ELAINE CRISTINA DE FREITAS
DATA : 03/03/2023
LOCAL: Sala virtual

Panorama das modalidades de acesso nos Repositórios Institucionais: aplicação nas Universidades Federais de Ensino Superior brasileiras

Repositório institucional; direito à informação e propriedade intelectual; direito autoral; política de informação.

O acesso aberto à informação, norteado em duas estratégias: a Via Dourada (Golden Road) e a Via Verde (Green Road), instituiu um novo paradigma na comunicação científica, até então dominada por editores científicos comerciais. Via Dourada e Via Verde que envolvem respectivamente a publicação em periódicos eletrônicos de acesso aberto e o auto-arquivamento de artigos científicos já publicados em repositórios de acesso aberto. A abertura do acesso à informação científica possibilitou, quase que imediato, que os resultados de pesquisas acadêmicas contidas nos trabalhos de conclusão de cursos de graduação, dissertações e teses que agora estão armazenados nos Repositórios Institucionais das Universidades fossem acessados pela comunidade científica em geral. Teses e dissertações têm, em sua maioria, seus resultados convertidos em artigos científicos, assim, disponibilizar o conteúdo total da pesquisa nos repositórios confrontou-se com as condições de submissão dos periódicos científicos que exigem que o documento a ser publicado seja original e inédito. No processo de depósito, os autores autorizam, através das licenças públicas, o compartilhamento do seu trabalho e as instituições possibilitam que os autores restrinjam o acesso a sua pesquisa, permitindo que o conteúdo depositado fique embargado total ou parcialmente. O objetivo da pesquisa é apresentar um panorama das modalidades de acesso aplicadas nos documentos submetidos nos Repositórios institucionais das universidades federais brasileiras. Quanto aos métodos, a pesquisa é classificada como descritiva e utilizou a técnica pesquisa documental. O universo da pesquisa é composto pelas 22 Universidades Federais de Ensino Superior no Brasil, que atenderam ao Edital FINEP/PCAL/XBDB 002/2009 e ainda que na atualidade possuem política de informação do repositório. Os dados foram coletados por meio da análise das homepages das bibliotecas centrais, sítios dos repositórios, documentos oficiais das Universidades (portarias, manuais, termo de autorização de depósito). Os resultados indicam que as modalidades de acesso aos documentos depositados nos repositórios dessas instituições variam quanto à temporalidade, a proporção do texto que pode ser embargado e os tipos de licenças públicas aplicadas.

Interna - 2465182 - EDILENE MARIA DA SILVA
Presidente - 2858611 - MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
Externa ao Programa - 2617766 - VILDEANE DA ROCHA BORBA - null
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 12:00