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Dissertações |
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ARTHUR HENRIQUE FEIJO DE ALMEIDA
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ENTRE ESTANTES E ARMÁRIOS: POLÍTICAS CULTURAIS E DEMANDAS INFORMACIONAIS DA POPULAÇÃO LGBTQIAP+ NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE RECIFE
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Orientador : HELIO MARCIO PAJEU
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS WELLINGTON SOARES MARTINS
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HELIO MARCIO PAJEU
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MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
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Data: 13/02/2023
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Essa pesquisa tem por objetivo analisar as bibliotecas públicas da cidade do Recife como espaço de mediação cultural propício para formulação e implementação de políticas públicas culturais voltadas à população LGBTQIAP+. Metodologicamente caracterizada como exploratória, com procedimentos bibliográficos e documentais, seus objetivos específicos são: a) discutir a biblioteca pública no Brasil como um espaço de mediação cultural para promover a diversidade; b) identificar a atuação das bibliotecas públicas da cidade do Recife sobre uma proposta de política cultural para tratar questões relacionadas a gênero e sexualidade nesses espaços; c) averiguar a necessidade de políticas culturais relacionadas à população LGBTQIAP+ nas bibliotecas públicas do Recife. A fim de alcançá-los, realizou entrevistas com os responsáveis por 5 bibliotecas espalhadas públicas pela cidade do Recife. A pesquisa constata a importância da biblioteca pública, apoiada em políticas públicas de cultura, em tratar questões de gênero e sexualidade através de ações de mediação cultural visando a construção de uma sociedade mais receptiva à comunidade LGBTQIAP+
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This research aims to analyze public libraries in the city of Recife as a space for cultural mediation conducive to the formulation and implementation of public cultural policies aimed at the LGBTQIAP+ population. Methodologically characterized as exploratory, with bibliographical and documental procedures, its specific objectives are: a) to discuss the public library in Brazil as a cultural mediation space in order to promote diversity; b) to identify the performance of public libraries in the city of Recife about a cultural policy proposal to address issues related to gender and sexuality in these spaces; c) to ascertain the need for cultural policies related to the LGBTQIAP+ population in the public libraries of Recife. In order to achieve these goals, we underwent interviews with the responsibles of 5 public libraries throughout the city of Recife. The research notes the importance for the public library, supported by cultural public policies, to deal with gender and sexuality matters through actions of cultural mediation aimed at constructing a society that’s more receptive to the LGBTQIAP+ community
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ANDERSON MATHEUS ALVES ARRUDA
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A informação política como prática de cuidados de pessoas trans e travestis: a mediação da informação no Twitter da ANTRA
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Orientador : FABIO MASCARENHAS E SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIO MASCARENHAS E SILVA
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FABIO ASSIS PINHO
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
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Data: 15/02/2023
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Em um novo modelo de interações sociais que têm sido potencializadas pela utilização do ciberespaço e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), é possível reconhecer-se e reconhecer os outros, criar redes e grupos de apoio e interação baseados em características mútuas. Desta forma, o advento das redes sociais no ciberespaço pode ser considerado um local de reconhecimento individual ou de um grupo, dialogando diretamente com o processo de reconhecimento dito por Fraser (2001). Neste cenário, temos as redes sociais como instrumentos de integração entre as realidades postas e suas representações no meio digital, onde se articulam aspectos culturais e políticos. A partir do processo de reconhecimento e não-reconhecimento, proposto por Fraser (2001) e do processo de subalternização sobre grupos minoritários socialmente, exposto por Spivak (1985), buscamos compreender e problematizar o processo de mediação da informação política como prática de cuidados para sobrevivência de pessoas trans* e travestis. Assim, o objetivo geral desta pesquisa de faz analisar a mediação da informação política realizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais por intermédio das redes sociais. Quanto à metodologia, é um Estudo de Caso com natureza qualitativa e explicativa quanto aos fins. Utilizando-se a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (1977), foi possível identificar as categorias i) alianças afetivas, ii) ações libertadoras, iii) do indivíduo e iv) da instituição, todas inseridas na classe temática da mediação da informação política. Desta forma, entendemos, nesse contexto, que a informação política funciona como potencializadora da consciência crítica, consequentemente mantenedora da realidade e sobrevivência da população trans* e travesti, como uma prática de cuidado.
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In a new model of social interactions that have been enhanced by the use of cyberspace and Information and Communication Technologies (ICT), it is possible to recognize oneself and others, create networks and support and interaction groups based on mutual characteristics. In this way, the advent of social networks in cyberspace can be considered a place of individual or group recognition, dialoguing directly with the recognition process mentioned by Fraser (2001). In this scenario, we have social networks as instruments of integration between realities and their representations in the digital environment, where cultural and political aspects are articulated. From the process of recognition and non-recognition, proposed by Fraser (2001) and the process of subalternization of socially minority groups, exposed by Spivak (1985), we seek to understand and problematize the mediation process of political information as a care practice for survival of trans* and transvestites. Thus, the general objective of this research is to analyze the mediation of political information carried out by the National Association of Transvestites and Transsexuals through social networks. As for the methodology, it is a Case Study with a qualitative and explanatory nature as to the purposes. Using Bardin's Content Analysis methodology (1977), it was possible to identify the categories i) affective alliances, ii) liberating actions, iii) of the individual and iv) of the institution, all inserted in the thematic class of mediation of political information. In this way, we understand, in this context, that political information works to enhance critical awareness, consequently maintaining the reality and survival of the trans* and transvestite population, as a care practice.
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WÉRLESON ALEXANDRE DE LIMA SANTOS
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DESCAMINHOS DA INFORMAÇÃO EM CURSO: DESINFORMAÇÃO E LUTA DE CLASSES NO BRASIL DA PÓS-VERDADE
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Orientador : HELIO MARCIO PAJEU
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALBERTO AVILA ARAUJO
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HELIO MARCIO PAJEU
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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Data: 16/02/2023
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Tendo em vista as diversas problemáticas que o uso sistemático de informações falsas tem causado ao redor do mundo, essa pesquisa tem o principal objetivo de compreender a desinformação como um fenômeno político relacionado ao capitalismo. É aplicada uma visão materialista sobre a desinformação, com vistas a compreendê-la a partir de manifestações físicas, cognitivas e sociais, tomando como base as visões de Buckland (2017) e Dantas (2012) sobre as dimensões da informação e sobre informação enquanto processo de trabalho, respectivamente; é traçado também um quadro teórico que visa categorizar os tipos de desinformação com base em conceitos trazidos por Araújo (2021) e Miranda e Santos-D’Amorim (2021). A desinformação, portanto, é entendida como uma forma de manipulação de massas por meio da difusão ideológica da classe dominante sobre a classe trabalhadora, por intermédio do uso da produção ideológica de gêneros discursivos pela superestrutura, materializada na forma de aparelhos ideológicos de Estado, tendo como base teórica a filosofia bakhtinana da linguagem, bem como escritos marxistas sobre ideologia. Nesse sentido, os problemas com desinformação acontecem sob um contexto cultural de pós-verdade, que é entendida como uma consequência do avanço do neoliberalismo em diversas esferas da vida, e que emerge a partir do estabelecimento de um interregno proveniente de uma crise de autoridade e hegemonia do capitalismo. No Brasil, a crise ganha contornos concretos a partir das Jornadas de Junho de 2013, por meio da convergência entre violência policial, cobertura da imprensa, mídias sociais e despolitização. A radicalização de uma Nova Direita é apontada como resultado de um processo que data desde a redemocratização nos anos 1980, mas que somente ganha força a partir das portas da crise abertas em Junho, com uma extrema-direita bem organizada, fazendo uso de produção ideológica para manipulação, e uma esquerda fragilizada que se mostra incapaz de fazer uma força proporcional. Nesse sentido, a educação informacional que almeje combater essa desinformação deve ser feita por uma via radical e revolucionária, na perspectiva de construir as condições de emancipação da classe trabalhadora; seguindo essa linha de pensamento, é buscado trazer qual o papel de bibliotecários e profissionais da informação nesse processo. Ao final, são apontadas possibilidades de ações concretas para esse combate, bem como alguns nortes teóricos de pesquisa, além de apontar os efeitos da luta de classes na Biblioteconomia que impedem que ações mais efetivas sejam tomadas pela categoria como um todo.
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Regarding the many problems that the systematic use of false information has caused around the world, this research has the main goal of understanding disinformation as a political phenomenon related to capitalism. A materialist view of disinformation is applied, aiming to see it as a phenomenon of physical, cognitive and social manifestations, based on the views of Buckland (2017) and Dantas (2012) on the dimensions of information and on information as a work process, respectively; a theoretical framework is also outlined that aims to categorize types of disinformation based on concepts brought by Araújo (2021) and Miranda and Santos-D’Amorim (2021). Disinformation here is understood as a form of mass manipulation through the ideological diffusion of the ruling class over the working class, through the use of the ideological production of discursive genres by the superstructure, materialized in the form of ideological apparatuses of the State, based on Bakhtin’s theoretical philosophy of language, as well as Marxist writings on ideology. In this sense, the problems with disinformation occur under a post-truth cultural context, which is understood as a consequence of the advance of neoliberalism in various spheres of life, and which emerges from the establishment of an interregnum arising from a crisis of authority and hegemony of capitalism. In Brazil, the crisis takes on concrete contours from the Brazilian Protests in June of 2013, through the convergence between police violence, press coverage, social media and depoliticization. The radicalization of a Brazilian New Right-Wing is pointed out as a result of a process that dates back to the redemocratization in the 1980s, but which only gained strength after the doors of the crisis opened in June, with a well-organized far-right, making use of ideological production for manipulation, and a weakened left that is incapable of exerting proportional force. In this sense, informational education that aims to combat this disinformation must be carried out in a radical and revolutionary way, which aims to build the conditions for the emancipation of the working class; in this train of thoughts, the research tries to give a take on what is the role of librarians and information professionals in this process. In the end, possibilities for concrete actions are pointed out for this fight, as well as new theoretical research guidelines, in addition to pointing out the effects of the class struggle in Librarianship that prevent more effective actions from being taken by the category.
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SHIRLY PIMENTEL VIEIRA
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Curadoria digital de objetos digitais acessíveis no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da UFPE
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Orientador : SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
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MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
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SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
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Data: 16/02/2023
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Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer ações de curadoria digital a serem implementadas nos objetos digitais acessíveis produzidos pelo Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central (LABC) da UFPE. Ela possui abordagem quali-quantitativa, trata-se de uma pesquisa descritiva e caracteriza-se quanto aos procedimentos como pesquisa-ação. Como métodos de pesquisa, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada utilizando dois questionários on-line, cujo convite de preenchimento foi enviado por e-mail, aplicados a representantes das instituições integrantes da Rede Brasileira de Estudos e Acervos Adaptados (REBECA) e da comunidade de usuários do LABC, respectivamente. Como resultados, trabalhou-se a construção conceitual de objetos digitais acessíveis, verificou-se os tipos mais comuns de dificuldades dos usuários do LABC no acesso aos objetos. Adicionalmente, foram delineadas ações para garantir a preservação e acesso à longo prazo dos objetos digitais acessíveis, baseadas no Modelo de Ciclo de Vida do DCC&U, além de alguns princípios (planejabilidade, acessibilidade e preservabilidade) e diretrizes para a realização destas ações. Verificou-se, também, que das ações de curadoria digital delineadas, as que já vem sendo realizadas no contexto da Rede REBECA em objetos digitais acessíveis são: a participação da comunidade; a representação da informação por meio da atribuição de metadados; o uso e reuso por meio da disponibilização em repositório digital e a aplicação de algumas rotinas em prol da preservação digital, como o backup. Conclui que os princípios e diretrizes propostos podem fornecer subsídio para implementação da curadoria digital de objetos digitais acessíveis e, assim, servir como base para a construção de um documento normativo na Instituição.
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Apresenta resultados parciais da pesquisa cujo objetivo é propor critérios e diretrizes, baseados nas ações da curadoria digital, para nortear a criação e gestão dos Objetos Digitais Acessíveis produzidos no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central (LABC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trata-se de uma pesquisa descritiva, caracteriza-se quanto aos procedimentos como pesquisa-ação. Como métodos de pesquisa, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental, esta última, para analisar a legislação pertinente à acessibilidade, com foco na disposição de documentos em formatos acessíveis. Adicionalmente são delineadas ações sobre os objetos digitais acessíveis para garantir sua preservação e acesso à longo prazo, baseadas no Modelo de Ciclo de Vida para Curadoria Digital do Digital Curation Centre. Como considerações parciais discute-se os conceitos e aspectos da acessibilidade informacional e digital contextualizados na Ciência da informação; a legislação da acessibilidade; as dimensões da informação acessível; e a construção de repositórios de Objetos Digitais Acessíveis na perspectiva das ações da Curadoria Digital. Destaca-se a escassez de literatura científica que aborde questões relacionadas à acessibilidade no contexto da curadoria digital.
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PAULO VITOR DOS SANTOS CRISPIM
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Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo de memória institucional por meio da organização de fotografias
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Orientador : FABIO ASSIS PINHO
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIO ASSIS PINHO
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MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
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ELIEZER PIRES DA SILVA
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Data: 24/02/2023
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Trata-se de uma pesquisa de mestrado cujo tema é memória institucional por meio de organização de fotografias. O objetivo geral é organizar as fotografias do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco promovendo um estudo de memória institucional. O percurso metodológico foi constituído por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, onde foram identificadas e caracterizadas fotografias por meio de três classes (social, política e estrutura) e que, posteriormente, serão descritas por meio da NOBRADE acrescentando dois campos de descrição narrativa. Posteriormente será realizada entrevista com os dirigentes da escola para familiarização das fotografias. Os resultados permitiram vislumbrar, por meio de narrativas que riqueza da memória institucional do Colégio IKAS da UFRPE e sua importância para a sociedade.
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Este relatório de qualificação materializa uma pesquisa de mestrado cujo tema é memória institucional por meio de organização de fotografias. O objetivo geral é organizar as fotografias do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco promovendo um estudo de meória institucional. O percurso metodológico é constituído por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, onde serão identificadas fotografias caracterizando-as por meio de três classes (social, política e estrutura) e que, posteriormente, serão descritas por meio da NOBRADE acrescentando dois campos de descrição narrativa. Posteriormente será realizada entrevista com os dirigentes da escola para familiarização das fotografias. Os resultados esperados poderão ser vislumbrados por meio de narrativas que, por sua vez, permitirão a reconstituição da memória institucional do Colégio IKAS da UFRPE.
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MAYARA PAULA ATANÁSIO SOARES DA SILVA
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GÊNERO, DOMINAÇÃO MASCULINA E INFORMAÇÃO: a violência contra a mulher evidenciada através das informações estatísticas.
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Orientador : NADI HELENA PRESSER
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MEMBROS DA BANCA :
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GISELE ROCHA CORTÊS
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LEILAH SANTIAGO BUFREM
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NADI HELENA PRESSER
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Data: 27/02/2023
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O estudo em questão analisou como a violência de gênero tem sido perpetuada e naturalizada no decorrer dos anos e como as informações estatísticas evidenciam esse problema social. Face ao que se expõe, a indagação do presente trabalho se configurou a partir do problema que se segue: Como a teoria da Dominação Masculina de Bourdieu pode esclarecer o quadro das ocorrências de feminicídio no Brasil representado nas informações estatísticas? Diante desse cenário, o objetivo dessa dissertação se concentrou em promover uma reflexão social e crítica sobre as informações que mostram o quadro das ocorrências de feminicídio no Brasil, segundo a análise de Bourdieu sobre a dominação masculina. Especificamente, analisou a construção social pautada na estrutura patriarcal; identificou o que mantém em ação esse tipo de dominação; estabeleceu uma conexão entre a dominação masculina e a violência contra as mulheres, com base nas informações estatísticas nacionais; e, apontou os fatores responsáveis pela perpetuação desses crimes. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa bibliográfica. Seguindo os fundamentos da proposta teórico-metodológica como proposto por Bezerra (2019), a análise e interpretação dos dados desenvolveu uma reflexão sobre as informações estatísticas de feminicídio e violência contra as mulheres. Tal reflexão foi fundamentada nas observações de Bourdieu que correspondem à dominação masculina apresentada por e pelos aspectos históricos voltados ao patriarcalismo. Nesse sentido, um dos fundamentos utilizados nesta pesquisa de acordo com Minayo (2007) consistiu em entender como se dá o conjunto de expressões humanas constantes nas representações sociais, tendo um aprofundamento no campo das Ciências Sociais, abordagem trabalhada também no campo da Ciência da Informação, buscando investigar problemáticas sociais como o caso da violência contra a mulher e o feminicídio. Observou-se que a dominação masculina a qual Bourdieu disserta evidencia, de forma materializada, diante das informações estatísticas, uma realidade cada vez mais machista e misógina.
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O objetivo deste projeto de dissertação é promover uma reflexão crítica sobre as informações que mostram o quadro das ocorrências de feminicídio no Brasil, segundo a análise de Bourdieu sobre a dominação masculina. Especificamente, pretende-se: Analisar qual a verdadeira natureza da dominação masculina; Identificar o que mantém em ação esse tipo de dominação; Apontar os fatores responsáveis pela perpetuação desses crimes. Do ponto de vista metodológico, esta será uma pesquisa explicativa e exploratória. Seguindo os fundamentos da teoria crítica e da proposta teórico-metodológica como proposto por Bezerra (2019), a análise e interpretação buscará uma reflexão para responder sobre os três pilares que se ergue o edifício filosófico da teoria crítica: Por que as questões de gênero são como são e não de outra forma? Quais os obstáculos que impedem que as relações de gênero sejam melhores do que são? Como agir para vencer esse modo de dominação masculina e o consequente feminicídio? A reflexão será fundamentada nas observações de Bourdieu que correspondem à dominação masculina apresentada por e pelos aspectos históricos voltados ao patriarcalismo. Nesse sentido, um dos fundamentos utilizados nesta pesquisa de acordo Marconi e Lakatos (2017) é o método histórico, que consiste em investigar processos que ocorreram em períodos remotos e sua influência na sociedade atual.
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PALOMA RAYANA FRANÇA DA SILVA
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ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO NOS REPOSITÓRIOS DE INSTITUIÇÕES DE MEMÓRIA: um enfoque nas LAMS brasileiras
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Orientador : MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO LUIZ VECHIATO
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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MARCOS GALINDO LIMA
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Data: 02/03/2023
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Estudo sobre a viabilidade de unificação de coleções digitais dos três centros de informação do país com a perspectiva de propiciar a disseminação, o acesso, o uso e o usufruto dos conteúdos informacionais pelos usuários a partir da utilização dos meios para o processo de Encontrabilidade da informação. A investigação teórica parte do conceito da integração das galerias, bibliotecas, arquivos e museus (GLAM’s). Objetiva-se com essa pesquisa identificar através da LAM'S a Encontrabilidade da informação dentro das instituições de memória, tais como o arquivo, museu e a biblioteca Nacional (galerias ficarão de fora da pesquisa). Para que esse resultado possa ter êxito há a necessidade de realizar estudos para identificar as políticas das LAM’s com êxito no Reino Unido e na Noruega; analisar as políticas de coleções das instituições Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e Museu Nacional; identificar as possibilidades e dificuldades existentes na construção da política de desenvolvimentos de coleções digitais integradas no âmbito das instituições nacionais. A Pesquisa é exploratória de caráter descritivo, também se configura como um estudo de caso, com um levantamento bibliográfico para embasamento teórico juntamente com a análise documental. Os instrumentos de coletas necessários são entrevistas estruturadas com perguntas pré-definidas aos gestores das instituições de memória, há a necessidade da aplicabilidade de um pré-teste para completar melhorias no projeto
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Estudo sobre a viabilidade de unificação de coleções digitais dos três centros de informação do país com a perspectiva de propiciar a disseminação, o acesso, o uso e o usufruto dos conteúdos informacionais pelos usuários a partir da utilização dos meios para o processo de Encontrabilidade da informação. A investigação teórica parte do conceito da integração das galerias, bibliotecas, arquivos e museus (GLAM’s). Objetiva-se com essa pesquisa identificar através da LAM'S a Encontrabilidade da informação dentro das instituições de memória, tais como o arquivo, museu e a biblioteca Nacional (galerias ficarão de fora da pesquisa). Para que esse resultado possa ter êxito há a necessidade de realizar estudos para identificar as políticas das LAM’s com êxito no Reino Unido e na Noruega; analisar as políticas de coleções das instituições Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e Museu Nacional; identificar as possibilidades e dificuldades existentes na construção da política de desenvolvimentos de coleções digitais integradas no âmbito das instituições nacionais. A Pesquisa é exploratória de caráter descritivo, também se configura como um estudo de caso, com um levantamento bibliográfico para embasamento teórico juntamente com a análise documental. Os instrumentos de coletas necessários são entrevistas estruturadas com perguntas pré-definidas aos gestores das instituições de memória, há a necessidade da aplicabilidade de um pré-teste para completar melhorias no projeto
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ELAINE CRISTINA DE FREITAS
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Panorama das modalidades de acesso nos Repositórios Institucionais: aplicação nas Universidades Federais de Ensino Superior brasileiras
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Orientador : MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDILENE MARIA DA SILVA
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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VILDEANE DA ROCHA BORBA
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Data: 03/03/2023
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O acesso aberto à informação, norteado em duas estratégias: a Via Dourada (Golden Road) e a Via Verde (Green Road), instituiu um novo paradigma na comunicação científica, até então dominada por editores científicos comerciais. Via Dourada e Via Verde que envolvem respectivamente a publicação em periódicos eletrônicos de acesso aberto e o auto-arquivamento de artigos científicos já publicados em repositórios de acesso aberto. A abertura do acesso à informação científica possibilitou, quase que imediato, que os resultados de pesquisas acadêmicas contidas nos trabalhos de conclusão de cursos de graduação, dissertações e teses que agora estão armazenados nos Repositórios Institucionais das Universidades fossem acessados pela comunidade científica em geral. Teses e dissertações têm, em sua maioria, seus resultados convertidos em artigos científicos, assim, disponibilizar o conteúdo total da pesquisa nos repositórios confrontou-se com as condições de submissão dos periódicos científicos que exigem que o documento a ser publicado seja original e inédito. No processo de depósito, os autores autorizam, através das licenças públicas, o compartilhamento do seu trabalho e as instituições possibilitam que os autores restrinjam o acesso a sua pesquisa, permitindo que o conteúdo depositado fique embargado total ou parcialmente. O objetivo da pesquisa é apresentar um panorama das modalidades de acesso aplicadas nos documentos submetidos nos Repositórios institucionais das universidades federais brasileiras. Quanto aos métodos, a pesquisa é classificada como descritiva e utilizou a técnica pesquisa documental. O universo da pesquisa é composto pelas 22 Universidades Federais de Ensino Superior no Brasil, que atenderam ao Edital FINEP/PCAL/XBDB 002/2009 e ainda que na atualidade possuem política de informação do repositório. Os dados foram coletados por meio da análise das homepages das bibliotecas centrais, sítios dos repositórios, documentos oficiais das Universidades (portarias, manuais, termo de autorização de depósito). Os resultados indicam que as modalidades de acesso aos documentos depositados nos repositórios dessas instituições variam quanto à temporalidade, a proporção do texto que pode ser embargado e os tipos de licenças públicas aplicadas.
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O acesso aberto à informação, norteado em duas estratégias: a Via Dourada (Golden Road) e a Via Verde (Green Road), instituiu um novo paradigma na comunicação científica, até então dominada por editores científicos comerciais. Via Dourada e Via Verde que envolvem respectivamente a publicação em periódicos eletrônicos de acesso aberto e o auto-arquivamento de artigos científicos já publicados em repositórios de acesso aberto. A abertura do acesso à informação científica permitiu acesso, quase que imediato, aos resultados de pesquisas acadêmicas contidas nos trabalhos de conclusão de cursos de graduação, dissertações e teses que agora estão armazenados nos Repositórios Institucionais das Universidades. Teses e dissertações têm, em sua maioria, seus resultados convertidos em artigos científicos, assim disponibilizar o conteúdo total da pesquisa nos repositórios confrontou-se com as condições de submissão dos periódicos científicos que exigem que o documento a ser publicado seja original e inédito. No processo de depósito, as instituições possibilitam que os autores restrinjam o acesso a sua pesquisa, permitindo que o conteúdo depositado fique embargado total ou parcialmente. O objetivo da pesquisa é compreender qual o impacto das políticas de restrição de acesso para a memória institucional das universidades federais brasileiras. Quanto aos métodos a pesquisa é classificada como como descritiva e utilizou como técnica a pesquisa bibliográfica e documental, empregou-se o método comparativo para demonstrar como os repositórios institucionais das Universidades Federais brasileiras praticam a restrição do conteúdo dos itens submetidos a arquivamento, o universo da pesquisa é composto pelas 29 Universidades Federais de Ensino Superior no Brasil, que atenderam ao Edital FINEP/PCAL/XBDB 003/2009 e ainda que na atualidade possuem política de informação do repositório. Os resultados preliminares indicam que as Ufes possuem práticas de restrição de acesso que variam quanto à temporalidade, a proporção do texto que pode ser embargado e as modalidades de acesso aos documentos.
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GISEANI BEZERRA DA SILVA
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A INDEXAÇÃO DA INFORMAÇÃO JURÍDICA: mapeamento sistemático na área de Ciência da Informação.
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Orientador : RENATO FERNANDES CORREA
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MEMBROS DA BANCA :
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RENATO FERNANDES CORREA
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FABIO ASSIS PINHO
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MARCIA IVO BRAZ
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Data: 27/04/2023
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Aborda a temática do tratamento da informação, mais precisamente, a indexação da informação jurídica, com base na questão: Como a Ciência da Informação tem produzido e disseminado conhecimento científico sobre a temática indexação da informação jurídica? Apresenta como objetivo geral a análise da produção científica sobre o tema indexação da informação jurídica na área de Ciência da Informação (CI), por intermédio dos objetivos específicos de elaborar um mapeamento sistemático da literatura e identificar um panorama das publicações em CI sobre indexação da informação jurídica. Quanto aos procedimentos metodológicos, ela é de natureza teórica, com seus objetivos pautados em pesquisa exploratória e descritiva; apresentando dados qualitativos e, eventualmente, quantitativos. O método utilizado é o de Mapeamento Sistemático de Literatura, a partir de buscas realizadas nas principais bases de dados da área: BRAPCI (Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação), LISTA (Library, Information Science and Technology Abstracts), Redalyc (Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal), SciELO (Scientific Electronic Library Online), Scopus e Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A partir das observações e dos resultados obtidos a partir da execução desta pesquisa, resta nítida a escassez de publicações científicas, dentro do limite temporal de 2002 a 2022, que contemplam a indexação no domínio jurídico na área da Ciência da Informação. Conclui-se que a maior parte dos artigos selecionados para análise, trazem estudos que avaliam e comparam o serviço de indexação já instalado em determinada instituição. Não obstante, percebe-se que há esforços por parte dos autores em desenvolver ou até mesmo aprimorar instrumentos facilitadores que auxiliem o usuário a ter uma recuperação de busca da informação cada vez mais eficiente, seja ela em formato de doutrina, acórdão, legislação ou jurisprudência. Portanto, baseado nos dados mostrados nesta pesquisa, sugere-se que as bibliotecas e centros de informação (que trabalham com indexação no domínio jurídico) promovam o fortalecimento do diálogo e a interdisciplinaridade entre a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e o Direito, na busca do aperfeiçoamento de práticas profissionais que impactarão de maneira positiva a experiência e a satisfação do usuário ao utilizar os serviços de recuperação da informação
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It addresses the subject of information processing, more precisely, the indexing of legal information, starting from the question: How has Information Science produced and disseminated scientific knowledge on the subject of indexing of legal information? It presents as a general objective the analysis of the scientific production on the subject indexing of legal information in the area of Information Science (CI), between two specific objectives of elaborating a systematic mapping of the literature and identifying an overview of publications in CI on indexing of legal information . As for the methodological procedures, it is of a theoretical nature, with its objectives established in exploratory and descriptive research; present qualitative and eventually quantitative data. The method used is the Systematic Mapping of Literature, based on searches carried out in the main databases of the area: BRAPCI (Referential Database of Newspaper Articles in Information Science), LISTA (Library, Information Science and Technology Abstracts), Redalyc ( Network of Scientific Journals from Latin America and the Caribbean, Spain and Portugal), SciELO (Scientific Electronic Library Online), Scopus and Portal de Periódicos CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). Based on the observations and two results obtained with the execution of this research, it is clear the scarcity of scientific publications, within the period of 2002 to 2022, that contemplate indexing in the legal domain in the area of Information Science. It is concluded that most of the articles selected for analysis bring studies that evaluate and compare the indexing service already installed in a given institution. However, it is noticed that there are efforts on the part of the authors to develop or even improve facilitating instruments that help the user to have an increasingly efficient information search recovery, be it in the form of doctrine, judgment, legislation or jurisprudence. Therefore, based on the data shown in this research, it is suggested that libraries and information centers (which work with indexing in the legal domain) promote the strengthening of dialogue and interdisciplinarity between Librarianship, Information Science and Law, in the search for the improvement of professional practices that will positively impact the user's experience and satisfaction when using information retrieval services
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AMANDA CARLA GANIMO DO NASCIMENTO
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A NOSSA HISTÓRIA CONTADA EM PRIMEIRA PESSOA: A ORALIDADE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA CONTINUIDADE DA MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DENTRO DE QUILOMBOS URBANOS
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Orientador : LEILAH SANTIAGO BUFREM
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MEMBROS DA BANCA :
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EDVALDO CARVALHO ALVES
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ERINALDO DIAS VALERIO
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LEILAH SANTIAGO BUFREM
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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Data: 28/04/2023
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Discorre sobre as consequências da colonialidade iniciada com a expansão marítima nas américas, dentre as quais destaca-se a hierarquização das raças como suporte ao racismo estrutural. A partir disso argumenta sobre o privilégio epistêmico ocidental europeu e nortenho na construção do saber e revela o epistemicídio sofrido pelos descendentes da diáspora africana, com o enfraquecimento do ser através da desvalorização e apagamento das suas construções e contribuições epistemológicas para desenvolvimento social. Partindo desse ponto, discute sobre a oralidade como aspecto central deste estudo e fonte importante de investigação informacional. Dessa forma, analisa sua contribuição para a construção do conhecimento e a continuidade da memória coletiva dentro de quilombos urbanos resultantes da diáspora africana. Para produzir a pesquisa, forma um quadro teórico com base nos estudos da Ciência da informação - CI e outras áreas afins sobre o tema, realiza dentro de uma pesquisa exploratória, entrevistas semiestruturadas com os quilombos: Centro Cultural Quilombo do Catucá - Camaragibe-PE, o Maracatu Leão Coroado - Olinda/PE e o Mestre Naná de Santana - Recife/PE, considerado aqui um ser quilombo. Com a organização dessas narrativas, elabora uma análise temática com base no objeto estudado. Ao fim, o estudo revela que os três quilombos aqui apresentados se utilizam da oralidade para manter as suas tradições, memórias e produção de conhecimento dentro de uma cultura diaspórica africana
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Discorre sobre a as consequências da colonialidade iniciada na expansão marítima aqui nas américas, dentre as quais destaca-se a hierarquização das raças como suporte ao racismo estrutural. A partir disso argumenta-se sobre o privilégio epistêmico ocidental europeu e nortenho na construção do saber e revela o epistemicídio sofrido pelos descendentes da diáspora africana, com o enfraquecimento do ser através da desvalorização e apagamento das suas construções e contribuições epistemológicas para desenvolvimento social. Partindo desse ponto é discutido a oralidade como aspecto central deste estudo como fonte importante de investigação informacional, tendo como principal objetivo a análise da sua contribuição para a construção do conhecimento e para a continuidade da memória coletiva dentro de quilombos urbanos resultantes da diáspora africana. Para realizar a pesquisa, além da formação de um quadro teórico com base nos estudos da Ciência da informação - CI sobre o tema e outras áreas afins, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com o Centro Cultural Quilombo do Catucá - Camaragibe-PE, o Maracatu Leão Coroado - Olinda/PE e o Mestre Naná de Santana - Recife/PE, considerado aqui um ser quilombo. Como conclusão espera-se mostrar a importância da oralidade como importante fonte de informação, construtor de memórias e conhecimentos em comunidades negras quilombolas e com isso abrir mais fundamentação para novos estudos dentro da CI que priorize a decolonialidade do pensamento
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YASMIN WINK FINGER
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SOZINHA EU ANDO BEM, MAS COM VOCÊ ANDO MELHOR: as práticas informacionais de bibliotecárias e mediadoras de leitura da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC).
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Orientador : EDILENE MARIA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDILENE MARIA DA SILVA
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ELISA CAMPOS MACHADO
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HELIO MARCIO PAJEU
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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Data: 24/05/2023
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O presente trabalho tem como tema as práticas informacionais e atuação das bibliotecárias em bibliotecas comunitárias. A problemática questiona: como são as práticas informacionais de bibliotecárias e mediadoras de leitura da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias? Apresenta como objetivo geral compreender as práticas informacionais de bibliotecárias e mediadoras de leitura da rede nacional de bibliotecas comunitárias e como objetivos específicos: caracterizar o trabalho das bibliotecárias e mediadoras de leitura da RNBC; identificar as práticas informacionais das bibliotecárias da RNBC; identificar as práticas informacionais das mediadoras de leitura da RNBC e, por último, entender as relações entre as práticas informacionais de bibliotecárias e mediadoras de leitura. Como metodologia é uma pesquisa explicativa, enquanto meios de investigação utiliza a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo a partir da técnica de entrevistas com seis bibliotecárias e seis mediadoras de leitura. A análise dos dados foi realizada utilizando a análise de conteúdo e o uso do modelo bidimensional de práticas informacionais, a versão estendida de Yeoman (2010). Concluiu-se que as práticas informacionais das profissionais estudadas empreendem a elas não somente serem sujeitos como fontes de informação, mas também produtoras de conhecimentos. Percebeu-se também que utilizam-se de uma variedade de fontes de informação, mas que as pessoais são as mais valorizadas. Considera-se que é fundamental que tenha-se mais bibliotecárias atuando em bibliotecas comunitárias e que isso é responsabilidade das políticas públicas.
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O presente trabalho tem como tema as práticas informacionais e atuação das bibliotecárias em bibliotecas comunitárias. Assim, a problemática questiona: como são as práticas informacionais de bibliotecárias e mediadoras de leitura da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias? Apresenta como objetivo geral compreender as práticas informacionais de bibliotecárias e mediadoras de leitura da rede nacional de bibliotecas comunitárias e como objetivos específicos: caracterizar o trabalho das bibliotecárias e mediadoras de leitura da RNBC; identificar as práticas informacionais das bibliotecárias da RNBC; identificar as práticas informacionais das mediadoras de leitura da RNBC e, por último, entender as relações entre as práticas informacionais de bibliotecárias e mediadoras de leitura. Como metodologia é uma pesquisa explicativa, enquanto meios de investigação utiliza a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo a partir da técnica de entrevistas com cinco bibliotecárias e cinco mediadoras de leitura. A análise dos dados será realizada através da análise de conteúdo e o uso do modelo bidimensional de práticas informacionais, a versão estendida de Yeoman (2010).
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WHELDSON RODRIGUES MARQUES
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Bases documentais para a elaboração de repertórios bibliográficos em Musicologia a partir do Acervo do Padre Jaime Diniz
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Orientador : MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
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FABIO ASSIS PINHO
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VILDEANE DA ROCHA BORBA
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ANDRÉ VIEIRA DE FREITAS ARAÚJO
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Data: 30/05/2023
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Propõe o estabelecimento de elementos e critérios documentais para organização de informações musicológicas e elaboração de repertórios bibliográficos sobre músicos a partir da documentação de Jaime Cavalcanti Diniz. A demarcação teórico-conceitual da pesquisa está na intersecção dos domínios da Musicologia e da Documentação, na perspectiva da Ciência da Informação. O objetivo geral é propor elementos e critérios documentais para a elaboração de repertórios bibliográficos úteis ao campo da Musicologia no Brasil a partir da documentação do musicólogo Jaime Cavalcanti Diniz. Os objetivos específicos são: selecionar, apresentar e caracterizar as fontes do Acervo Pe. Jaime Diniz a constituir bases documentais para a produção dos repertórios; definir os elementos a serem identificados e organizados a partir da documentação de Jaime Diniz, visando à sua recuperação; e estabelecer critérios documentais para análise, tratamento, estruturação e disponibilização de informações relativas aos músicos pesquisados por Jaime Diniz. Fundamenta-se nas discussões em torno da “Neodocumentação” ao compreender o documento como produto cultural, que deve ser analisado à luz das condições histórico-sociais em que é produzido. Dessa forma, apresenta elementos da trajetória de Jaime Diniz, principalmente aqueles ligados à sua formação e atuação intelectual, e caracteriza a sua documentação, compreendida como gesto memorial relativo às culturas musicais selecionadas como objetos de suas pesquisas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, a partir da técnica de análise documental para a sistematização dos elementos e critérios de organização documental e de preparação de repertórios bibliográficos de/sobre músicos. Como resultados, a presente pesquisa possibilitou a geração de índice onomástico dos três volumes da obra Músicos Pernambucanos do Passado como instrumento para a recuperação da informação, o acesso à pesquisa documental de Jaime Diniz sobre os músicos ligados à Irmandade de Santa Cecília do Recife e, principalmente, a proposição de uma estrutura de descrição em seis blocos para tratamento e organização das informações relativas às trajetórias dos músicos investigados pelo musicólogo. Conclui-se que a presente pesquisa contribui para a compreensão das práticas científicas e documentais de Jaime Diniz e dá continuidade aos gestos memoriais que o pesquisador empreendeu em prol da pesquisa no Brasil.
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Propõe o estabelecimento de elementos e critérios documentais para a elaboração de repertórios bibliográficos de músicos a partir do Acervo Pe. Jaime Diniz. A demarcação teórico-conceitual da pesquisa está na intersecção dos domínios da Musicologia e dos Estudos Bibliográficos e Documentais. Tem como objetivo geral propor bases, elementos e critérios documentais para a elaboração de repertórios bibliográficos úteis ao campo da Musicologia no Brasil a partir de documentos do Acervo Pe. Jaime Diniz. Trata-se de uma pesquisa descritiva e metodológica, a partir da técnica de análise documental para a sistematização dos elementos e critérios. Como resultados esperados, tem-se: a) a definição de elementos e critérios para a elaboração de repertórios bibliográficos de músicos; b) a elaboração de índices onomástico, sistemático e cronológico dos músicos pernambucanos presentes na documentação produzida pelo Padre Jaime Diniz.
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JONATAN CANDIDO DA SILVA
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ACESSO À INFORMAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: um estudo em Editoras Universitárias Federais do Brasil
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Orientador : SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
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MEMBROS DA BANCA :
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IZABEL FRANÇA DE LIMA
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MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
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SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
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Data: 25/08/2023
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É papel da editora universitária viabilizar o acesso da sociedade, da forma mais inclusiva possível, ao produto intelectual acadêmico, técnico e científico, originado nela ou não, se este puder contribuir com o aprimoramento dessa mesma sociedade. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a acessibilidade proporcionada pelas Editoras Universitárias Públicas Federais do Brasil, em prol do direito de acesso à leitura, à informação e à comunicação pelas Pessoas com Deficiência. Esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental, e utiliza como instrumento para coleta de dados um questionário on-line criado por meio da ferramenta SurveyMonkey. Do universo de 45 editoras universitárias, que são associadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), 17 responderam ao questionário. Entre os principais resultados verificou-se que nenhuma das editoras possui órgão, departamento ou comissão para tratar questões voltadas para acessibilidade. Bem como há pouca interação entre elas e os Núcleos de Acessibilidade existentes nas instituições públicas federais. Das respondentes, 76,47% indicou que, ao elaborar materiais para divulgação das publicações, questões relacionadas à acessibilidade não são consideradas. Assim como foi verificado que em mais de 75% das editoras, os sites não possuem praticamente nenhum recurso de acessibilidade, tais como tradução para libras, uso de vídeos com legenda, possibilidade de mudança de contraste, presença de mapa do site, entre outros. A maioria das editoras (94.12%) afirmou ter pouco ou nenhum conhecimento sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), apesar dessa lei ter partes que afetam diretamente o trabalho das editoras. E as maiores dificuldades mencionadas pelas editoras para trabalhar questões de acessibilidade se referem a ausência de recursos financeiros, de recursos humanos qualificados e de infraestrutura/recursos tecnológicos adequados. Conclui-se que é fundamental que as editoras universitárias públicas federais do Brasil empenhem-se para desenvolver estratégias e ações concretas para garantir o acesso equitativo à informação para pessoas com deficiência e que criem políticas e normativas específicas que promovam a inclusão e a acessibilidade em todas as etapas do processo de produção e divulgação de suas publicações.
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It is the role of the university publisher to enable society to access, in the most inclusive way possible, the academic, technical and scientific intellectual product, whether originated in it or not, if it can contribute to the improvement of that same society. In this sense, this research aimed to evaluate the accessibility provided by the Public Federal University Publishers of Brazil, in favour of the right of access to reading, information and communication by People with Disabilities. This is a descriptive research, with a qualitative and quantitative approach, which makes use of bibliographic and documentary research, and uses as an instrument for data collection an online questionnaire created through the SurveyMonkey tool. From the universe of 45 university publishers, which are associated with the Brazilian Association of University Publishers (ABEU), 17 responded to the questionnaire. Entre os principais resultados verificou-se que nenhuma das editoras possui departamento ou comissão para tratar questões voltadas para acessibilidade. Bem como há pouca interação entre elas e os Núcleos de Acessibilidade existentes nas instituições públicas federais. Das respondentes, 76,47% indicou que, ao elaborar materiais para divulgação das publicações, questões relacionadas à acessibilidade não são consideradas. It was also verified that in more than 75% of the publishers, the websites have practically no accessibility features, such as translation into LIBRAS, use of videos with subtitles, possibility of changing contrast, presence of a site map, among others. Most publishers (94.12%) stated that they had little or no knowledge about the Brazilian Law on Inclusion of People with Disabilities (Law 13.146/2015), despite the fact that this law has parts that directly affect the work of publishers. And the greatest difficulties mentioned by publishers to work on accessibility issues refer to the lack of financial resources, qualified human resources and adequate infrastructure / technological resources. It is concluded that it is essential that federal public university publishers in Brazil endeavour to develop concrete strategies and actions to ensure equitable access to information for people with disabilities and to create specific policies and regulations that promote inclusion and accessibility at all stages of the production and dissemination process of their publications.
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JULIANA DE ALBUQUERQUE SILVA
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Tecendo a manhã: um estudo das práticas de mediação cultural das bibliotecas comunitárias em Rede de Pernambuco – Releitura
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Orientador : ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
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MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
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ELISA CAMPOS MACHADO
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Data: 31/10/2023
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Esta dissertação tem como tema as bibliotecas comunitárias e a mediação cultural, objetivando caracterizar as práticas de mediação cultural das Bibliotecas Comunitárias como instrumentos que contribuem para a apropriação cultural das comunidades em que estão inseridas as bibliotecas da Releitura. Objetiva especificamente discutir a biblioteca comunitária como um instrumento de cultura na Ciência da Informação; apresentar as atividades de mediação e apropriação cultural promovidas pelas bibliotecas comunitárias da Releitura; refletir o papel das políticas culturais no funcionamento das bibliotecas comunitárias no estado de Pernambuco; analisar as ações de mediação cultural da Releitura como formas de enraizamento comunitário. Metodologicamente é uma pesquisa exploratória, bibliográfica e etnográfica, utiliza-se de fontes bibliográficas e análise documental e de conteúdo, analisando as ações das bibliotecas a partir dos textos de mediação cultural implícita e explícita. Considera-se essencial a viabilização de políticas públicas para a garantia dos direitos ao livro, leitura, literatura e biblioteca, por parte do poder público, com um olhar sensível para o modo de gestão compartilhada e ao fazer cotidiano de ações de mediações culturais nestes espaços. Potencializando ações e fortalecendo as Bibliotecas Comunitárias do estado de Pernambuco.
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This dissertation focuses on community libraries and cultural mediation, aiming to characterize the cultural mediation practices of Community Libraries as instruments that contribute to the cultural appropriation of the communities in which the Releitura libraries are located. It specifically aims to discuss the community library as an instrument of culture in Information Science; to present the cultural mediation and appropriation activities promoted by Releitura's community libraries; to reflect on the role of cultural policies in the functioning of community libraries in the state of Pernambuco; to analyze Releitura's cultural mediation actions as forms of community rooting. Methodologically, this is an exploratory, bibliographic, and ethnographic study, using bibliographic sources and documentary and content analysis, analyzing the actions of the libraries from the texts of implicit and explicit cultural mediation. It is considered essential that public policies are put in place to guarantee the rights to books, reading, literature and libraries, on the part of the public authorities, with a sensitive eye towards shared management and the daily actions of cultural mediation in these spaces. Boosting actions and strengthening community libraries in the state of Pernambuco.
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STEFFANE RAMIRES DE LIMA CAMPOS
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USO DE INFORMAÇÕES BASEADAS EM BIG DATA NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
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Orientador : CELIO ANDRADE DE SANTANA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CELIO ANDRADE DE SANTANA JUNIOR
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ANTONIO DE SOUZA SILVA JUNIOR
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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RENATA TELES MOREIRA
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Data: 07/12/2023
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Tem como objetivo identificar as soluções baseadas em big data que auxiliaram no combate à pandemia da Covid-19. Esta pesquisa justifica-se pela importância dada à informação como instrumento de combate à pandemia, bem como pelo caráter interdisciplinar dado às pesquisas relacionadas ao tema Covid-19 e ao elevado número de dados produzidos nesse contexto. Foi utilizado o método de mapeamento sistemático da literatura para identificar as principais ferramentas que foram desenvolvidas e/ou utilizadas no período pandêmico a fim de minimizar os impactos negativos causados pela crise sanitária. Realizou-se uma busca por artigos científicos voltados para os temas “big data e Covid-19” nas bases de dados BRAPCI (Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação) e Web of Science (WoS), que contou com a recuperação de 60 trabalhos completos, dos quais 29 foram utilizados nesta pesquisa. Os resultados apresentados foram divididos em 17 categorias, 6 temáticas e 11 ferramentas, que foram criadas a partir do fichamento e da análise de conteúdo do material coletado. O presente estudo corrobora para ampliar o conhecimento acerca das possibilidades de soluções que podem assistir à população em momentos de semelhante estado emergencial.
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It aims to identify solutions based on big data that helped combat the Covid-19 pandemic. This research is justified by the importance given to information as an instrument to combat the pandemic, as well as by the interdisciplinary nature given to research related to the Covid-19 topic and the high number of data produced in this context. The systematic literature mapping method was used to identify the main tools that were developed and/or used during the pandemic period in order to minimize the negative impacts caused by the health crisis. A search was carried out for scientific articles focused on the themes “big data and Covid-19” in the BRAPCI (Referential Database of Journal Articles in Information Science) and Web of Science (WoS) databases, which included the recovery of 60 complete works, of which 29 were used in this research. The results presented were divided into 17 categories, 6 themes and 11 tools, which were created based on the records and content analysis of the collected material. The present study helps to expand knowledge about the possibilities of solutions that can assist the population in times of similar emergency conditions
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ACACIA MARIA COUTINHO DE PAULA
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Bona Pretiosa: preservação da memória da Igreja em Pernambuco
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Orientador : MARCOS GALINDO LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCOS GALINDO LIMA
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FABIO MASCARENHAS E SILVA
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CRISTIAN JOSÉ OLIVEIRA SANTOS BRAYNER
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Data: 18/12/2023
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A pesquisa analisa a documentação histórica da Igreja de São Cosme e Damião, edificada (ISCD) em 1535, pertencente à Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR). Tem como objetivo descrever os fatores de deterioração documental atuantes no clima tropical desta região do país. A pesquisa parte do contexto de Pernambuco das práticas de armazenamento dos documentos deste fundo arquivístico, no intuito de preservar, conservar e tornar acessível o patrimônio documental da Igreja mais antiga do Brasil, de relevante contribuição para memória, cultura, pesquisa científica e social que esses documentos apresentam na Ciência da Informação e nas outras áreas do conhecimento. De modo específico, a investigação visa salvaguardar e disponibilizar as informações oriunda desse Arquivo, com intuito de preservar o patrimônio histórico cultural da documentação eclesiástica de Igarassu, sendo também uma forma de mediação cultural no que tange a preservação e a conservação documental. Considerando a natureza e o objeto de estudo, foi proposto, uma pesquisa é do tipo exploratória com abordagem qualitativa e que adota procedimentos bibliográfico/documental como método a análise documental, visto que, pretende-se promover a descrição das características, propriedades e relações do acervo documental da ISCD. O estudo mostra que a Ciência da Informação surge no horizonte de transformações das sociedades contemporâneas que passaram a considerar o conhecimento, a comunicação, os sistemas de significado e os usos da linguagem como objetos de pesquisa científica e domínios de intervenção tecnológica e de mediação cultural. Os procedimentos metodológicos previstos na pesquisa serão divididos em fases e compreendem a execução de atividades desenvolvidas dentro da ciência da informação para a preservação e conservação da informação e do seu suporte.
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The research object of study is an ecclesiastical documentary set acclimatized in a subtropical environment in the municipality of Igarassu, Zona da Mata Norte of the State of Pernambuco, originating from the Church of São Cosme e Damião (ISCD). It is the oldest built church in Brazil, founded in 1535, and its documents are kept in custody by the D. José Lamartine Soares Documentation Center. Investigates the selected documentation, identifying the preservation and conservation problems present in the documents that, until then, were unsupported by structural, continuous and systemic preservation strategies, and which, for this reason, were at the mercy of bio- and chemical-degrading agents for a long time. Until then, these agents had their action enhanced by erroneous curatorial practices, in many cases due to the active negligence of heritage custody agents. Added to these threat factors, the socioeconomic and, in some cases, cultural condition of their guardians have contributed decisively to the process of systemic deterioration of archival collections, especially those based on paper. The objective of this research is, therefore, the study of the effects of entropic nature (climate, environment and work practices), on the conservation and permanence of memory recorded on paper supports for a long time and for cultural mediation within the scope of these practices. of preservation. This is an exploratory, descriptive and explanatory study that reflects on the preservation and conservation of the historical cultural heritage of Igarassu's ecclesiastical documentation
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TATYANE LUCIA CRUZ
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INFLUÊNCIA INTELECTUAL NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE DA ÁREA
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Orientador : FABIO MASCARENHAS E SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIO MASCARENHAS E SILVA
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MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
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RAIMUNDO NONATO MACEDO DOS SANTOS
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ELY FRANCINA TANNURI DE OLIVEIRA
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JESÚS PASCUAL MENA-CHALCO
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Data: 28/02/2023
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Objetiva compreender a estrutura intelectual dos PQ-CI-CNPQ para identificação das influências intelectuais autorais e temáticas, a partir da produção científica publicada de 1972 a 2019. Para tanto, visa desenvolver categorias de análise para a produção periódica destes atores bem como de suas influências intelectuais; comparar a estrutura intelectual em tempos distintos, visando observar a trajetória evolutiva dos autores e temas no campo nesses intervalos; e identificar padrões de formulação temáticos e intelectuais, verificando como estas se estabelecem nos períodos, contribuindo para o avanço do conhecimento da área. Prevê a realização da pesquisa com o uso de Estudo de Citação e de Análises de Redes Sociais, unidas à investigação de aspectos históricos e sociológicos, com o intuito de compreender a estrutura intelectual de uma parcela representativa da área com o apoio de tecnologias da informação. Apresenta como procedimentos metodológicos um processo de oito etapas executáveis para obtenção dos resultados, que vai desde a identificação dos agentes da pesquisa (os PQ-CI-CNPQ), passando pela coleta de dados, sua padronização e processamento, bem como entrevistas com os agentes, categorização das influências intelectuais identificadas, e ao final a análise das relações encontradas. Espera como resultados a geração de redes de relações intelectuais dos PQ-CI-CNPq, a identificação das estruturas intelectuais dos PQ-CI-CNPq, como também a identificação de padrões de formulação temáticos e intelectuais sem linha temporal. Apresenta como resultados parciais a realização de um pré-teste realizado com um dos PQ-CI-CNPQ
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It aims to understand the intellectual structure of the PQ-CI-CNPQ to identify authorial and thematic intellectual influences, based on the scientific production published from 1972 to 2019. To this end, it aims to develop categories of analysis for the periodic production of these actors as well as their influences intellectuals; compare the intellectual structure at different times, aiming to observe the evolutionary trajectory of authors and themes in the field in these intervals; and to identify thematic and intellectual formulation patterns, verifying how these are established in the periods, contributing to the advancement of knowledge in the area. It foresees carrying out the research using Citation Study and Social Network Analysis, together with the investigation of historical and sociological aspects, with the aim of understanding the intellectual structure of a representative portion of the area with the support of information technologies. It presents as methodological procedures a process of eight executable steps to obtain the results, which ranges from the identification of the research agents (the PQ-CI-CNPQ), through the data collection, its standardization and processing, as well as interviews with the agents, categorization of the identified intellectual influences, and at the end the analysis of the relationships found. It expects as results the generation of networks of intellectual relations of the PQ-CI-CNPq, the identification of the intellectual structures of the PQ-CI-CNPq, as well as the identification of thematic and intellectual formulation patterns without a temporal line. It presents as partial results the performance of a pre-test carried out with one of the PQ-CI-CNPQ
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FAYSA DE MARIA OLIVEIRA E SILVA
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MODELO DE CICLO DE VIDA PARA CURADORIA DIGITAL DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS
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Orientador : SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
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MEMBROS DA BANCA :
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SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
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HELIO MARCIO PAJEU
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
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MIGUEL ANGEL MARDERO ARELLANO
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Data: 28/03/2023
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As tecnologias estão presentes no cotidiano das atividades humanas e, como efeito, na produção, utilização e destinação dos documentos arquivísticos. Neste contexto, esta tese tem como objetivo propor um modelo de ciclo de vida de curadoria digital para documentos arquivísticos digitais, uma vez que, os modelos existentes na literatura arquivística não são suficientes para sanar todos os processos de curadoria e preservação necessários aos documentos arquivísticos em ambientes digitais. Pois, no contexto digital, houve mudança não apenas na forma e formato do documento arquivístico, mas também de sua representação, meio de armazenamento, organização, preservação, modo de disponibilização e acesso. Para alcançar o objetivo da pesquisa utilizou-se de pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, e fez-se o uso de pesquisa bibliográfica e análise documental. Desse modo, foi possível obter como contribuição deste estudo, a discussão sobre as lacunas e limitações dos modelos de ciclo de vida documental existentes; uma relação de dezessete premissas para um modelo de curadoria para o contexto arquivístico; assim como a proposta de um modelo de curadoria para os documentos arquivísticos digitais, baseado principalmente no modelo de Ciclo de Vida para Curadoria Digital do Digital Curation Centre (DCC), mas com algumas etapas/atividades inspiradas em outros modelos de curadoria apresentados nesta tese. Para a proposta foram extraídas, mescladas e suprimidas etapas dos modelos estudados, com a intenção de que o modelo adaptado para o contexto arquivístico, respeitasse os princípios norteadores da arquivística no contexto digital. O modelo proposto é personalizável, com aplicação das etapas separadas ou agregadas, permitindo que o documento percorra as três idades documentais. Assim, apesar de ainda não ter sido avaliado e ter algumas limitações, o modelo proposto pode ser considerado uma proposta inicial que pode se mostrar relevante para o contexto arquivístico.
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The technologies are present in everyday human activities and, as an effect, in the production, use and destination of archival documents. In this context, this thesis aims to propose a life cycle model of digital curation for digital archival documents, since the existing models in the archival literature are not sufficient to address all the processes of curation and preservation required for archival documents in digital environments. In the digital context, there was a change not only in the form and format of the archival document, but also in its representation, storage medium, organization, preservation, availability and access. To achieve the research objective it was used descriptive research, of qualitative nature, and it was made use of bibliographic research and document analysis. In this way, it was possible to obtain as a contribution of this study, the discussion about the gaps and limitations of the existing document lifecycle models; a list of seventeen premises for a curatorial model for the archival context; as well as the proposal of a curatorial model for digital archival documents, based mainly on the Digital Curation Centre Lifecycle model, but with some steps/activities inspired in other curation models presented in this thesis. For the proposal were extracted, merged and deleted stages of the models studied, with the intention that the model adapted to the archival context, respects the guiding principles of archivistics in the digital context. The proposed model is customizable, with application of the steps separated or aggregated, allowing the document to go through the three documentary ages. Thus, despite not having been evaluated yet and having some limitations, the proposed model can be considered an initial proposal that may prove relevant to the archival context
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ELANNA BEATRIZ AMERICO FERREIRA
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MODELAGEM INTEGRATIVA PARA AVALIAÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO DE AMBIENTES DE INFORMAÇÃO DIGITAL
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Orientador : SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
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MEMBROS DA BANCA :
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SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
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SILVANA APARECIDA BORSETTI GREGORIO VIDOTTI
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HENRY PÔNCIO CRUZ DE OLIVEIRA
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Data: 17/04/2023
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A pesquisa objetivou construir um modelo integrativo de Arquitetura da Informação para avaliação de ambientes de informação digital, no contexto da Ciência da Informação. Para tanto, o alicerce metodológico foi pautado no método quadripolar. No polo epistemológico, buscou-se discutir o acesso às informações em ambiente digital, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, sob o viés do paradigma pós-custodial da Ciência da Informação. O polo teórico apresentou a base do objeto de investigação, por meio das discussões sobre Arquitetura da Informação, seus conceitos, abordagens e sistemas, além das conexões com a Ciência da Informação. No polo técnico, caracterizou-se a pesquisa como quali-quantitativa, bibliográfica e descritiva, com fins de pesquisa metodológica, alicerçada nos métodos da revisão sistemática e da análise de conteúdo, aplicadas em produções científicas coletadas na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), na SCOPUS e na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, sob o método fenomenológico de Husserl, para identificação dos elementos essenciais da Arquitetura da Informação. No polo morfológico, apresentou-se como resultado da pesquisa a modelagem integrativa da Arquitetura da Informação para avaliação de ambientes de informação digital, com metáforas, sínteses e ilustrações. Espera-se com a referida modelagem, facilitar o processo de avaliação da Arquitetura da Informação de tais ambientes, o qual pode ser realizado por pesquisadores, cientistas, profissionais da informação ou interessados nesta avaliação de modo pragmático
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A pesquisa objetiva contribuir para a aplicação prática da arquitetura da informação na avaliação de ambientes informacionais, com base em suas abordagens informacional e pervasiva na Ciência da Informação. Para tanto, o alicerce metodológico é pautado no método quadripolar. No polo epistemológico busca-se discutir o acesso e uso das informações nas Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Ciência da Informação em um paradigma pós-custodial. O polo teórico traz a sustentação do objeto de investigação por meio das discussões da Arquitetura da Informação e suas abordagens, além da conexão com a Ciência da Informação. No polo técnico explicita-se o caráter de um estudo exploratório, de natureza qualiquantitativa, com fins de pesquisa aplicada, alinhada às técnicas bibliométricas e aos métodos de revisão sistemática, utilizando a Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e a Scopus, e de análise de conteúdo. No polo morfológico espera-se apresentar a formalização da proposta de um Modelo de Avaliação da Arquitetura da Informação orientado a ambientes informacionais digitais, alinhado com as recomendações da literatura e avaliado por meio da opinião de especialistas da área. Espera-se contribuir com um panorama dos estudos da Arquitetura da Informação na Ciência da Informação, assim como para o aprimoramento da estruturação e recuperação da informação em ambiente digitais.
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RUBIA WANESSA DOS REIS CRUZ
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INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM SECRETARIADO EXECUTIVO NO BRASIL: CONFIGURAÇÕES DE UM CAMPO CIENTÍFICO EM CONSTRUÇÃO
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Orientador : ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
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RAIMUNDO NONATO MACEDO DOS SANTOS
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MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
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FABIO MASCARENHAS E SILVA
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FERNANDA LANDOLFI MAIA
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RODRIGO MULLER
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Data: 17/04/2023
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Admitindo que o conhecimento é socialmente construído, reconhece-se que, em um campo científico, ele adquire os reflexos da sua estrutura social. Como consequência, uma estrutura de conhecimento bem demarcada apoiada em uma estrutura social bem organizada dotam o campo científico de capacidade de serem reconhecidos por aqueles que, atualmente, definem o que é ciência e o que não é, de acordo com padrões utilitários e meritocráticos. A demanda emergente do Secretariado Executivo no Brasil é a sua institucionalização pelos órgãos brasileiros de fomento à pesquisa. As lacunas da sua demarcação conceitual, reflexo da sua organização social pode se configurar como um fator obstativo. Em processo de constituição, internamente, a comunidade reflete as idiossincrasias da sua organização social. Externamente, o campo sofre as consequências do paradigma científico prioritário e meritocrático, que o deixa de fora do sistema de recompensa e inibe o seu desenvolvimento. Apesar disso, o campo segue promovendo ações de resistência que o faz produzir conhecimento e investir em melhorias estruturais. Diante desse cenário, este trabalho visou responder o seguinte problema: quais as configurações processuais e atuais da institucionalização científica do campo do Secretariado Executivo no Brasil? Por conseguinte, para responder tal problema, o objetivo deste trabalho é descrever o processo e as configurações atuais da institucionalização científica do Secretariado Executivo no Brasil. Os objetivos específicos foram delineados de forma a abarcar aspectos sociais e cognitivos desta configuração, sendo, assim, traçados: a) demonstrar a influência de componentes científicos sociais na constituição de uma estrutura cognitiva do Secretariado Executivo no Brasil; b) investigar a existência de um núcleo duro que possa representar uma elite intelectual que sustente as bases do conhecimento; c) examinar como estão sendo delimitados, pela elite intelectual, os domínios científicos em uma perspectiva autônoma; e d) caracterizar as bases teórico-conceituais que estão estruturando a produção de conhecimento em Secretariado Executivo. Realizou-se por meio de uma pesquisa básica, de abordagem mista, predominantemente exploratória quanto aos objetivos, que se utilizou da bibliometria e cientometria como métodos de análise. Como corpus de análise, foram selecionados os docentes doutores dos cursos de Secretariado das universidades públicas e a produção científica formal até o ano de 2021. Como principais resultados, foi possível observar que o Secretariado Executivo está de acordo com o pressuposto teórico adotado: as configurações diversificadas na sua estrutura social conferem a mesma diversificação à estrutura cognitiva. Percebeu-se que há um núcleo de pesquisadores que está estruturando frentes de pesquisas que atendem às demandas urgentes e emergentes da área em busca de uma sedimentação científica, não havendo apontamentos sobre a formação de domínios sólidos neste momento. Os padrões de citação identificados demonstram uma busca pelas bases conceituais de outras ciências para sustentação das frentes de pesquisas, com tímida expressão de formação de conceitos sólidos. Concluiu-se que existe um considerável grau de dependência do Secretariado em relação a outras áreas, tanto para uma sustentação social quanto cognitiva e que os achados destes trabalhos devem ser periodicamente atualizados, intentando haver acompanhamentos sobre os estágios de evolução da área nos próximos anos
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Admitting that knowledge is socially constructed, it is recognized that, in a scientific field, it acquires the reflections of its social structure. Consequently, a well-demarcated knowledge structure, supported by a well-organized social structure, allows the scientific field to be recognized by those who currently define what is and is not a science according to utilitarian and meritocratic standards. The emerging demand for the Executive Secretariat in Brazil is its institutionalization by Brazilian research funding agencies. The gaps in its conceptual demarcation, a reflection of its social organization, can be configured as an obstacle factor. In the process of constitution, internally, the community reflects the idiosyncrasies of its social organization. Externally, the field suffers the consequences of the priority and meritocratic scientific paradigm, which leaves it out of the reward system and inhibits its development. Despite this, the field continues to promote resistance actions that make it produce knowledge and invest in structural improvements. Given this scenario, this work aimed to answer the following problem: What are the procedural and current configurations of the scientific institutionalization of the field of Executive Secretary in Brazil? Therefore, to answer this problem, this work objective is to describe the process and the current configurations of the scientific institutionalization of the Executive Secretariat in Brazil. The specific objectives were outlined to encompass social and cognitive aspects of this configuration, being thus traced: a) to demonstrate the influence of social scientific components in the constitution of a cognitive structure of the Executive Secretariat in Brazil; b) investigate the existence of a hard core that may represent an intellectual elite that sustains the bases of knowledge; c) examine how scientific domains are being delimited by the intellectual elite from an autonomous perspective; and d) characterize the theoretical-conceptual bases that are structuring the production of knowledge in the Executive Secretariat. This is a basic research with a mixed approach and is predominantly exploratory as to its objectives. Bibliometrics, scientometrics, and content analysis were used as methods of analysis. As an analysis corpus, the Ph.D. professors of the Secretarial courses in public universities and the formal scientific production until 2021 were selected. As the main results, it was possible to observe that Executive Secretariat is in accordance with the theoretical assumption adopted: the diversified configurations in its social structure confer the same diversification to the cognitive structure. It was observed that there is a core of researchers that is structuring research fronts that meet the urgent and emerging demands of the area in search of scientific sedimentation, with no notes on the formation of solid domains at this time. The citation patterns identified show a search for conceptual bases from other sciences to support the research fronts, with a timid expression of the formation of solid concepts. It was concluded that there is a considerable degree of dependence of the Secretariat on other areas, both for social and cognitive support and that the results of this work should be updated periodically, with a view to monitoring the stages of evolution of the area over the years ahead.
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ANA LÚCIA TAVARES DE OLIVEIRA
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MESTRA JOANA CAVALCANTE E O MARACATU BAQUE MULHER: protagonismo e empoderamento feminino na reconstrução da cultura afro-brasileira
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Orientador : LEILAH SANTIAGO BUFREM
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MEMBROS DA BANCA :
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CELLY DE BRITO LIMA
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EDVALDO CARVALHO ALVES
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GISELE ROCHA CORTÊS
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LEILAH SANTIAGO BUFREM
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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Data: 18/04/2023
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A pesquisa problematiza a reconstrução da cultura afro-brasileira a partir do Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher, doravante Maracatu Baque Mulher. Destaca o protagonismo e empoderamento de mestra Joana Cavalcante nas Nações de maracatu de baque virado, a partir da tríade informação, cultura e memória, compreendendo-as complementares na reconstrução das expressões e manifestações culturais de matriz africana. Descreve as contribuições da Mestra e das batuqueiras do Maracatu Baque Mulher para o fortalecimento das mulheres na reconstrução da cultura e identidade afro-brasileira, a partir das atividades realizadas. Tem como objetivo reconstruir a trajetória artística da Mestra e do Movimento no maracatu de baque virado sob a ótica das narrativas feministas, enfatizando a inserção das mulheres nas Nações de maracatu e a participação feminina mais consolidada nesse movimento, compreendendo-as como disseminadoras da informação, promovendo a reconstrução da memória e da identidade das brasileiras e brasileiros, principalmente das mulheres afrodescendentes. Para tanto, apresenta o legado de mestra Joana e do Maracatu Baque Mulher; reflete sobre o protagonismo, empoderamento feminino dos processos relacionados às expressões e manifestações afro-brasileiras e, os espaços legítimos às mulheres negras, pobres, periféricas e de terreiro; caracteriza às expressões e manifestações afro-brasileiras sob a ótica de gênero e raça no maracatu de baque virado como marcadores sociais na reconstrução da memória das mulheres afrodescendente. Elabora um glossário para organizar as narrativas, fundamentar e evidenciar os processos e as práticas culturais realizadas, constituindo-se, ao final, como um produto (e resultado) alcançado. Utiliza a metodologia descritiva. Aplica-se entrevistas a uma amostra de coordenadoras e batuqueiras dos grupos do Maracatu Baque Mulher, de mestra Joana e participantes do Baque Mulher Recife, matriz do movimento pesquisado. Inclui entre os instrumentos de obtenção de dados a observação participante, a história oral de vida, os registros imagéticos que constituem o cotidiano das entrevistadas e realiza análise de conteúdo, agrupando os dados em categorias. Avalia outras perspectivas sobre o protagonismo e empoderamento feminino no que tange à reconstrução da cultura afro-brasileira, como mecanismos para refletir as relações de gênero e raça, com vistas a ampliar e fortalecer as discussões desse fenômeno social que precisa ser compreendido no horizonte que aponta para salvaguardar e reconstruir a construção histórica do país. Os resultados mostram que há desafios na busca constante da preservação e disseminação das expressões e manifestações culturais de matriz afro-brasileira, abrangendo as narrativas feministas. Sob esta ótica, defende o tema como fenômeno social relacionado a gênero e raça, que deflagra a reconstrução da memória e identidade cultural da nação. Assinala expandir horizontes nos estudos referente a informação, cultura, memória e identidade das expressões e manifestações afrodescendentes no campo da Ciência da Informação, ponderando os marcadores sociais: gênero e raça. Considera o protagonismo e empoderamento das mulheres na reconstituição dessas expressões e manifestações, compreendendo que elas possibilitam um alargamento da cultura afro-brasileira, que articulada, tem o potencial de contribuir na formação identitária e memorialística da nação brasileira. Evidencia indícios de modificação das estruturas políticas, sociais e culturais das expressões e manifestações afrodescendentes, entre elas o maracatu Nação
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O estudo parte da seguinte pergunta: como as práticas culturais da Mestra Joana Cavalcante e do Maracatu Baque Mulher contribuem como fontes informacionais para disseminar a cultura afro-brasileira? Tem como objetivo geral analisar as práticas culturais da Mestra Joana Cavalcante e do Maracatu Baque Mulher, compreendendo-as como disseminadoras da informação, contexto de alargamento dos fatos memorialísticos e identitários da cultura afro-brasileira à luz do fortalecimento e visibilidade das narrativas femininas. Propõe como objetivos específicos: mapear as práticas culturais e informacionais da Mestra e do movimento pesquisado que dissemina a cultura afro-brasileira em Recife; teorizar essas práticas e analisá-las como fontes informacionais para salvaguardar a memória e identidade das manifestações culturais afro-brasileiras em Recife. A exposição como relato para qualificação é dividida em oito capítulos, sendo o primeiro a introdução e o oitavo as considerações finais. Investiga, portanto, as práticas culturais da Mestra Joana Cavalcante e do Maracatu Baque Mulher, partindo de uma perspectiva de gênero e raça, considerando-se a interseccionalidade. O segundo capítulo descreve os procedimentos metodológicos. O terceiro capítulo, tem como título “Quadro teórico-conceitual de referência e elementos conjunturais”. Também, é parte desse capítulo descrever a trajetória da Mestra Joana Cavalcante na perspectiva da resistência, protagonismo feminino, representatividade da mulher negra e candomblecista no Maracatu de Baque Virado, com fins de embasar teoricamente a tese. O quarto capítulo, intitulado “Maracatu Baque Mulher: disseminando fatos memorialísticos e identitários da cultura afro-brasileira à luz das narrativas e práticas culturais das mulheres”. O quinto capítulo, titulado “Maracatu de Baque Virado: trajetória dos maracatus da Região Metropolitana do Recife-PE”, especificamente da Nação do Maracatu Encanto do Pina. O sexto capítulo apresenta a analisa dos dados a partir das narrativas das entrevistadas. O sétimo capítulo o cronograma das atividades de pesquisa. Por fim as considerações finais. Além dos capítulos, constam no trabalho apêndices e anexos. Vale ressaltar que o apêndice C, apresenta o glossário elaborado a partir das narrativas recolhidas nas entrevistas. A trajetória do Maracatu Baque Mulher será constituída por meio dos relatos orais fornecidos pela Mestra Joana Cavalcante, representando a Região Nordeste e 31 mulheres que integram os grupos filiais desse movimento de empoderamento feminino, localizados nas cinco regiões do Brasil. Parte da compreensão teórica que as mulheres componentes do movimento analisado são disseminadoras da informação. Utiliza a História Oral de Vida como método para a realização das entrevistas que podem testemunhar sobre acontecimentos, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea em alusão ao objeto de estudo. Aplica a técnica da observação participante, por promover a investigação social numa perspectiva de interação. Verifica a participação ativa das mulheres nas expressões artísticas e culturais, com vistas a ampliar e fortalecer as discussões sobre a cultura afro-brasileira em Recife, um fenômeno social que precisa ser compreendido no horizonte que aponta para a diversidade cultural, permitindo discussões de gênero
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MARIANA DE SOUZA ALVES
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Apropriação do termo letramento pela Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileira: tensões terminológico-conceituais em torno do letramento informacional
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Orientador : MARCOS GALINDO LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCOS GALINDO LIMA
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LEILAH SANTIAGO BUFREM
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MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
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CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
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GILCINEI TEODORO CARVALHO
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Data: 31/08/2023
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Investiga como a information literacy foi apropriada pelas pesquisas brasileiras sob a tradução letramento informacional e, consequentemente, qual a especificidade deste conceito, no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, considerando que o termo letramento não é oriundo deste campo e que letramento informacional não é a única tradução daquele vocábulo inglês no país, portanto, admitindo-se a existência de uma tensão (jogo de forças) no campo. Discorre sobre os significados e as teorias sobre literacy para identificar os sentidos que letramento adquiriu no contexto educacional brasileiro desde as suas primeiras menções.Possui natureza exploratório-descritiva, quantos aos fins e quanto aos meios se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho bibliográfico que se utilizou da revisão narrativa para discorrer sobre o panorama conceitual que a sustenta, tais como os conceitos literacy, letramento e information literacy. Para explorar o objeto de estudo, utilizamos a pesquisa documental para efetuar a análise da produção científica sobre Letramento Informacional. Para a analisar e interpretar a produção científica coletada, usamos o método da Análise de Conteúdo (AC) (BARDIN, 2008) e a técnica da análise categorial (BARDIN, 2008). Analisamos a obra de Bernadete Campello e de Kelley Gasque a fim de destacar as características do conceito de letramento informacional por elas elaborado e os fundamentos sobre os quais estas pesquisadoras se basearam para forjar suas noções acerca do conceito.
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It investigates how information literacy was appropriated by Brazilian research under the translation of letramento informacional and, consequently, what is the specificity of this concept, within the scope of Librarianship and Information Science, considering that the term literacy does not come from this field and that information literacy does not it is the only translation of that English word in the country, therefore, admitting the existence of a tension (play of forces) in the field. It discusses the meanings and theories about literacy to identify the meanings that letramento has acquired in the Brazilian educational context since its first mentions. It has an exploratory-descriptive nature, in terms of purposes and means, and is characterized by being a bibliographical research that used a narrative review to discuss the conceptual panorama that supports it, such as the concepts of literacy letramento and information literacy. To explore the object of study, we used documental research to analyze the scientific production on Letramento Informacional. To analyze and interpret the collected scientific production, we used the Content Analysis (CA) method (BARDIN, 2008) and the categorical analysis technique (BARDIN, 2008). We analyzed the work of Bernadette Campello and Kelley Gasque in order to highlight the characteristics of the concept of letramento informacional elaborated by them and the foundations on which these researchers based themselves to forge their notions about the concept.
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MARCELA LINO DA SILVA
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COMPLEXIDADE E (IN)VISIBILIDADE NA CIÊNCIA: UMA TEORIA SOBRE AS PRÁTICAS CIENTÍFICAS ABERTAS A PARTIR DO USO DOS CADERNOS DE LABORATÓRIO PELOS PESQUISADORES DO iLIKA/UFPE
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Orientador : RAIMUNDO NONATO MACEDO DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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RAIMUNDO NONATO MACEDO DOS SANTOS
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ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
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FABIO MASCARENHAS E SILVA
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ANNE DANIELLE SOARES CLINIO DOS SANTOS
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LUIS FERNANDO SAYÃO
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MARIVALDE MOACIR FRANCELIN
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Data: 27/10/2023
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O desafio de praticar a Ciência Aberta vai ao encontro de uma ciência coletiva, colaborativa, social, compartilhada e interdisciplinar. Esses predicados caracterizam uma ciência contemporânea e implicam a renovação do fazer científico. A fim de entender melhor esse fenômeno de transformação no modo de fazer ciência, as investigações desta pesquisa foram concentradas nas práticas e pensamentos de pesquisadores das Ciências da Saúde em relação ao uso dos cadernos abertos de laboratório, um dos eixos estudados pelo grande tema Ciência Aberta. Para tanto, o objetivo é propor uma teoria sobre as práticas científicas abertas a partir do uso dos cadernos de laboratório pelos pesquisadores do Instituto Keizo Asami (iLIKA), relacionando-a ao Pensamento Complexo de Edgar Morin. Para alcançá-lo, utilizou-se como arcabouço metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), The Grounded Theory, sob a abordagem construtivista de Kathy Charmaz. Diante disso, a pesquisa tem um enfoque qualitativo e se classifica quanto aos meios (procedimentos) como estudo de caso, visto que investigou de maneira exaustiva os fenômenos e as práticas em um contexto específico. Quanto aos fins (objetivos), caracteriza-se como explicativa, uma vez que houve a preocupação de identificar e explicar quais fatores (e o por quê) contribuem ou determinam a ocorrência de determinadas práticas e fenômenos. Foram entrevistados 13 pesquisadores e a partir das suas falas, por meio de códigos in vivo, foram identificadas 10 categorias, sendo elas: estabelecendo parcerias, formando recursos humanos, orientando sobre o uso dos cadernos de laboratório, atribuindo importância ao uso dos cadernos de laboratório, preterindo o uso dos cadernos de laboratório, mantendo sigilo, enfrentando barreiras, comunicando ciência, utilizando os dados e abrindo os dados. Essas categorias expressam o fenômeno dentro do contexto estudado, emergindo uma teoria às práticas relacionadas aos cadernos de laboratório, a auto-organização da dicotomia entre a comunicação e o sigilo na ciência. Evidenciam-se, portanto, desafios para uma reforma do pensamento que fuja da disjunção do conhecimento e siga em direção às interações e à totalidade.
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The challenge of practicing Open Science meets a collective, collaborative, social, shared and interdisciplinary science. These predicates characterize a contemporary science and imply the renewal of scientific practice. In order to better understand this phenomenon of transformation in the way of doing science, the investigations of this research were concentrated on the practices and thoughts of researchers in the Health Sciences in relation to the use of open laboratory notebooks, one of the axes studied by the great theme Open Science. To this end, the objective is to propose a theory about open scientific practices from the use of laboratory notebooks by researchers from the Keizo Asami Institute (iLIKA), relating it to Edgar Morin's Complex Thinking. To achieve this, the Grounded Theory (GT) was used as a methodological framework, under the constructivist approach of Kathy Charmaz. In view of this, the research has a qualitative focus and is classified in terms of means (procedures) as a case study, since it exhaustively investigated the phenomena and practices in a specific context. As for the ends, it is characterized as explanatory, since there was a concern to identify and explain which factors (and why) contribute to or determine the occurrence of certain practices and phenomena. A total of 13 researchers were interviewed and, based on their statements, 10 categories were identified through in vivo codes, namely: establishing partnerships, training human resources, advising on the use of laboratory notebooks, attributing importance to the use of laboratory notebooks, deprecating the use of laboratory notebooks, maintaining confidentiality, facing barriers, communicating science, using the data and opening the data. These categories express the phenomenon within the context studied, emerging a theory to the practices related to laboratory notebooks, the self-organization of the dichotomy between communication and secrecy in science. Therefore, there are challenges for a reform of thought that escapes the disjunction of knowledge and moves towards interactions and totality.
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