Banca de DEFESA: SANDRA RAFAELA BATISTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA RAFAELA BATISTA DA SILVA
DATA : 24/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

DIRETRIZES PARA INDEXAÇÃO DE OBRAS ESTÉTICO-LITERÁRIAS A PARTIR DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM BAKHTINIANA


PALAVRAS-CHAVES:

Indexação dialógica. Ficção Literária. Diretrizes para Indexação de Obras Estético-Literárias. Filosofia da Linguagem. Mikhail Bakhtin. Bibliotecas Nacionais.


PÁGINAS: 168
RESUMO:

As Bibliotecas Nacionais têm por responsabilidade, dentro outras coisas, armazenar, representar e dá acesso aos itens do seu acervo, dentre esses itens está a ficção literária. Todavia, para serem acessados faz-se necessário representá-los, correspondendo aos campos do catálogo, que uma vez preenchidos disponibilizam aos usuários formas de acesso ao documento, como título, autor e assunto. Sendo esse último o foco dessa pesquisa, pois quando se trata de obras estético-literárias a representação tem deixado a desejar, posto que na maioria das vezes as Bibliotecas Nacionais não atribuem termos de assunto e como essas unidades de informação costumam ser referências para as outras do país o tratamento dado a literatura acaba sendo copiado. Porém, tanto não atribuir termos que correspondam aos assuntos abordados nos artefatos, quanto copiar a representação temática de outras unidades não condizem com a teoria da indexação. Tendo em vista que a indexação é uma atividade dispendiosa e que o gênero estético literário apresenta suas particularidades, ferramentas foram criadas para auxiliar na prática para com essas obras, entre elas, as Diretrizes para Indexação de Obras Estético-Literárias (DIEL) que será aplicada, nesse trabalho, em quatro livros de ficção, demonstrando um percurso dialógico para a indexação, e assim, a percepção de uma nova característica dessa atividade. Dessa forma, O objetivo geral é mostrar como os postulados da Filosofia da Linguagem Bakhtiniana podem ajudar nos processos de leitura e representação de literatura de ficção nos catálogos de Bibliotecas Nacionais da América Latina a partir das Diretrizes para Indexação de Obras Estético-Literárias. Tem-se como objetivos específicos: a) Discutir como os conceitos de gêneros do discurso e dialogismo se aplicam no processo de indexação de obras de ficção literária; b) Fazer um levantamento dos modelos para leitura e representação temática de obras de ficção literária; c) Aplicar as DIEL em obras de ficção literárias catalogadas em bibliotecas nacionais, de países da América Latina, para analisar o processo de representação temática e ao fim realizar uma comparação dos resultados obtidos; e, d) Propor a indexação dialógica através das DIEL como percurso para auxiliar na indexação e recuperação de obras estético-literárias. Concernente ao método, essa pesquisa é de natureza aplicada; quanto aos objetivos, metodológica e descritiva; caracterizada pela abordagem do problema como qualitativa; e, pelos procedimentos, bibliográfica. Mostra nos resultados que a literatura de ficção aborda assuntos, e esses apesar de existirem nos vocabulários controlados, não estão sendo representados e, por fim, propõe conceito indexação dialógica e que as DIEL sejam adotadas pelas Bibliotecas Nacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1707921 - HELIO MARCIO PAJEU
Interno - 1673028 - MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 1764737 - ANDRE ANDERSON CAVALCANTE FELIPE
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 16:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04