Banca de QUALIFICAÇÃO: GIGLIOLLA DE LOURDES BATISTA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIGLIOLLA DE LOURDES BATISTA MOURA
DATA : 01/03/2024
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL: uma análise das normativas e experiências no Brasil e Portugal


PALAVRAS-CHAVES:

Preservação de Documentos Digitais e Digitalizados; Memória Institucional; Arquivos Permanentes; Arquivos Nacionais; Preservação Digital.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Os arquivos e centros de documentação tem sua finalidade centrada em disponibilizar e dar acesso às informações presentes nos registros produzidos no contexto institucional, mas a eles também compete o papel de salvaguardar a história e a memória da instituição. Neste contexto, nesta pesquisa questiona-se quais são as orientações dispostas pelos arquivos nacionais do Brasil e de Portugal para a preservação da memória das instituições? E tem-se como objetivo geral analisar as estratégias de preservação digital emanadas pelos arquivos nacionais do Brasil e de Portugal, em prol da memória institucional. Com relação aos procedimentos metodológicos, a base lógica desta investigação será o método hipotético dedutivo. Esta é uma pesquisa descritiva, quali quantitativa, na qual a teoria de referência que irá auxiliar na definição e estabelecimento dos conceitos e definição das hipóteses e na abordagem da análise é o funcionalismo. Quanto aos procedimentos técnicos esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica, pesquisa de campo e documental e tem como campo da pesquisa os Arquivos Nacionais do Brasil e de Portugal. Como técnicas para coleta de dados será utilizado um questionário aplicado aos arquivistas e técnicos de arquivo dos Arquivos Nacionais. A análise de conteúdo será utilizada para organizar e analisar os dados coletados. Espera-se que esta pesquisa traga contribuições em prol da preservação da memória institucional, tanto por meio da análise das estratégias que podem ser empregadas para essa finalidade, assim como pela comparação das práticas dos arquivos nacionais do Brasil e de Portugal, nesse sentido.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.321.314-** - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA - UFPB
Externa à Instituição - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS - UFRN
Externa à Instituição - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI - UFRN
Presidente - 2226674 - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 11:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02