Banca de DEFESA: CAMILLA ELIZABETH RODRIGUES BARROS

DISCENTE: CAMILLA ELIZABETH RODRIGUES BARROS
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Presencial - Sala 6

ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO EM CATÁLOGOS ONLINE DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Catálogo Online de Acesso Público. Interfaces de Descoberta. Bibliotecas Universitárias. Encontrabilidade da Informação.

Com a difusão do acesso à web, os catálogos automatizados de bibliotecas passaram a ser disponibilizados e acessados online, ampliando as possibilidades de busca e dando mais autonomia aos sujeitos informacionais para encontrar a informação de que necessitam. Porém, para serem efetivos em ambiente digital, é necessário que esses catálogos sejam fáceis de usar e que tenham uma boa encontrabilidade da informação. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar os catálogos online de acesso público das bibliotecas universitárias públicas brasileiras, quanto as formas de promoção da encontrabilidade da informação. Esta foi uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, onde buscou-se investigar na amostra, composta de 99 Instituições de Educação Superior Públicas estaduais e federais, quais eram os sistemas integrados de bibliotecas e catálogos utilizados por elas. A partir deste levantamento, foi realizado um estudo comparativo entre os catálogos e as interfaces de descoberta, objetivando a obtenção de um panorama das formas de promoção da encontrabilidade da informação por eles empregada. Para isso, foi utilizada a técnica de observação sistemática, tendo o Checklist da Encontrabilidade da Informação de Vechiato, Oliveira e Vidotti (2016) como instrumento avaliativo. Como resultados, observou-se que os catálogos online de acesso público utilizados pelas instituições podem ser enquadrados em três categorias de promoção da encontrabilidade da informação: boa, regular e ruim. Os catálogos online nativos dos sistemas SophiA e Pergamum obtiveram uma avaliação de encontrabilidade classificada como boa. Os catálogos online gerenciados pelos softwares Aleph e Siabi foram classificados com encontrabilidade da informação regular e os catálogos online gerenciados pelo SIGAA e Gnuteca obtiveram o resultado ruim, quanto ao fomento da encontrabilidade. Entre as interfaces de descoberta, todas apresentaram bons resultados e sua encontrabilidade foi classificada como boa. Concluiu-se que, no que se refere ao fomento da encontrabilidade da informação, os catálogos online das bibliotecas universitárias públicas brasileiras precisam implementar formas e funcionalidades de promover maior participação dos sujeitos nestes ambientes, diminuindo o caráter passivo de obtenção da informação e se adaptando aos novos comportamentos de informação por eles exigidos. Verificou-se que é relevante implementar melhorias de usabilidade, acessibilidade e responsividade, além de promover uma maior integração dos catálogos com a ecologia informativa e tecnológica da instituição.

Presidente - 2226674 - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Interna - 2858611 - MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
Externo à Instituição - HENRY PÔNCIO CRUZ DE OLIVEIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 11:09