Banca de DEFESA: ANNA CARLA SILVA DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA CARLA SILVA DE QUEIROZ
DATA : 26/02/2024
LOCAL: Sala do PPGCI - https://meet.google.com/ksx-niyx-vwu

Confiabilidade e segurança nos registros digitais: a gestão dos dados arquivísticos na emissão de diplomas digitais no Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Gestão de dados arquivísticos; FAIR; TRUST; confiabilidade; segurança; IFPB.

O objetivo desta tese foi desenvolver um modelo de gestão de dados arquivísticos para a emissão de diplomas digitais, seguindo os princípios FAIR e TRUST, do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O modelo proposto visa otimizar a eficiência e eficácia do processo de emissão e gerenciamento de diplomas digitais, garantindo a confiabilidade e segurança dos registros digitais e em conformidade com padrões de dados modernos e as melhores práticas no campo da Arquivística. O estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, descritiva, documental e qualitativa. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de pensadores vinculados à Ciência da Informação, Arquivologia, Diplomática Contemporânea, Ciclo de Vida dos dados, Big Data e Metadata, Briet (2016); Bellotto (2007); Duranti (2015); Borgam (2015); Pomerantz (2015). Os resultados indicam que o modelo desenvolvido não só atende às necessidades específicas do IFPB, mas também estabelece um padrão que pode ser adaptado por outras instituições. O modelo é inovador ao integrar os princípios FAIR e TRUST, enfatizando a importância da localização, acesso, interoperabilidade, reutilização, transparência, responsabilidade, foco no usuário, sustentabilidade e uso de tecnologias adequadas na gestão de dados arquivísticos. Observa-se que o modelo proposto representa um avanço significativo para a gestão de dados arquivísticos no IFPB, oferecendo um caminho viável para a modernização do processo de emissão de diplomas digitais, contribuindo para o campo da gestão de dados arquivísticos, fornecendo um exemplo prático de como os princípios FAIR e TRUST podem ser efetivamente implementados em instituições educacionais, promovendo melhorias significativas na gestão de dados e no serviço ao usuário, garantindo confiabilidade e segurança aos registros digitais.

Presidente - 1373517 - FABIO ASSIS PINHO
Interno - 1551529 - FABIO MASCARENHAS E SILVA
Interna - ***.229.549-** - LEILAH SANTIAGO BUFREM - UFPR
Externo à Instituição - ELIEZER PIRES DA SILVA - UNIRIO