Banca de DEFESA: FLAVIANA FRANCO DE ALMEIDA

DISCENTE: FLAVIANA FRANCO DE ALMEIDA
DATA : 27/02/2024
LOCAL: Videoconferência

AUDIOVISUAL: uma análise do uso de vídeos digitais em Repositórios Institucionais.

audiovisual; vídeo digital; repositório institucional; comunicação científica; Ciência da Informação.

Com o avanço tecnológico, o audiovisual ganha relevância no campo acadêmico e científico como ferramenta, documentando experimentos, compartilhando pesquisas e facilitando a educação. Neste estudo, o termo audiovisual abrange discursos envolvendo audição e visão, gravados e transmitidos digitalmente. A Ciência da Informação reconhece o valor do audiovisual, enfrentando desafios devido à explosão informacional digital. Este trabalho analisa a disponibilidade do conteúdo audiovisual, especificamente o vídeo digital, em Repositórios Institucionais (RIs). Com o objetivo de compreender como esse recurso é disponibilizado nos RIs, a pesquisa visa caracterizar os vídeos presentes, analisar o fluxo de disponibilização com base nas políticas dos RIs, e identificar vantagens e desafios associados ao uso de vídeos nesses repositórios. O processo metodológico envolve um estudo de caso múltiplo em repositórios selecionados, incluindo Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF); Lume - Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Arca - Repositório Institucional da Fiocruz. A análise nos RIs foi conduzida por meio da técnica observação não participante, aliada a guias específicos para a coleta de dados. Essa análise fundamenta-se principalmente na observação, buscando compreender as práticas adotadas nos RIs relacionadas a metadados, preservação e estatísticas de uso na disponibilização de vídeos. Os resultados obtidos indicam que os Repositórios Institucionais analisados adotam diferentes práticas em relação à inclusão e disponibilização de materiais audiovisuais. Alguns repositórios oferecem informações detalhadas, incluindo metadados específicos para vídeos, direitos autorais, informações sobre preservação e estatísticas de uso, enquanto outros têm uma abordagem menos abrangente. O RIUFF categoriza o recurso audiovisual em três tipologias: “Imagem com movimento”, “Vídeo” e “Vídeo (Live)”, este adicionado somente a partir de 2020 coincidindo com o início da pandemia global do COVID-19. O Lume destaca-se por armazenar o maior número de vídeos, com 2.376 documentos. O Repositório da UFC apresenta apenas três registros na categoria “Vídeo”, e sua Política Institucional de Informação não trata de forma clara e detalhada a inclusão de vídeos digitais, resultando em lacunas na inserção de conteúdo audiovisual. O Repositório Institucional Arca destaca-se por possuir uma política de inclusão abrangente e detalhada para vídeos, fornecendo um guia passo a passo que simplifica o processo de inserção, orientando para a inclusão de dados, metadados em diferentes tipos, formatos e especificações aceitos, bem como algumas restrições ao registrar esses documentos, eliminando barreiras para a disseminação do conteúdo audiovisual.

Presidente - 2133147 - ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
Interna - 2226674 - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Externo à Instituição - RENE FAUSTINO GABRIEL JUNIOR - UFRGS
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 10:17