Banca de DEFESA: ÉDLA BARBOSA DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉDLA BARBOSA DE SANTANA
DATA : 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO:

Competência dos estudantes para reconhecer desinformação nas redes sociais digitais – Diagnóstico com ingressantes dos cursos de graduação da área da Ciência da Informação das universidades brasileiras


PALAVRAS-CHAVES:

Desinformação; competência em informação; estudantes de graduação; Ciência da Informação


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A desinformação representa parte significativa de um dos problemas mais complexos no âmbito da circulação de informações na sociedade contemporânea e os jovens são um dos grupos mais expostos a esta realidade, se tivermos em conta o uso de mídias sociais digitais no seu dia a dia. Com base nessas reflexões introdutórias, uma questão deverá ser respondida ao longo desta pesquisa: Como é que os estudantes da área da Ciência da Informação que chegam à universidade no Brasil lidam com a desinformação? Face ao que se expõe, o objetivo geral é diagnosticar a competência crítica dos estudantes para reconhecer desinformação nas redes sociais digitais e para lidar com esse ambiente informacional. Os objetivos específicos: Analisar se os alunos que chegam à universidade sabem detectar desinformação; Examinar como os alunos que chegam à universidade reagem ou se comportam quando recebem desinformação. Em relação aos seus fins esta é uma pesquisa descritiva e quanto ao método, é uma pesquisa diagnóstico. Na sua forma de avaliação é uma pesquisa quantitativa. A coletados dados foi realizada mediante aplicação de um questionário com alunos ingressantes dos cursos de graduação da área da Ciência da Informação das universidades federais do Brasil. Os resultados indicam que a Era da Informação nos confronta com novos desafios educacionais, revelando que os alunos investigados enfrentam volumes crescentes de dados provenientes de diversas fontes e que apesar da intensa conectividade dos estudantes às redes, fazendo parte de um grupo que mantém perfis há mais de três anos e que revisitam seus feeds repetidamente ao longo do dia, constata-se que isso não os transforma em especialistas na filtragem de informações disponíveis nas redes sociais. De fato, a pesquisa identificou um grupo de estudantes com dificuldades em discernir desinformação, o que nos levar a destacar, assim, a importância de preparar os acadêmicos para a aprendizagem ao longo da vida, capacitando-os a buscar informações confiáveis para qualquer tarefa ou decisão e a combater a disseminação de desinformação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1812583 - NADI HELENA PRESSER
Interno - 1673028 - MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
Externa à Instituição - ANA REYES PACIOS LOZANO
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 10:07
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