Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOELA ANTUNES CHAGAS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOELA ANTUNES CHAGAS DE SOUZA
DATA : 31/10/2023
LOCAL: videoconferência

A FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE E O SISTEMA MEMORIAL EM PERNAMBUCO

Palavras-chaves: Faculdade de Direito do Recife; memória institucional.; Sistema Memorial de Pernambuco

Trata-se de um estudo de caso da Faculdade de Direito do Recife (FDR) e de iniciativas no campo da preservação, através de ações voltadas à recuperação da memória no âmbito desta instituição. A justificativa tem por base identificar o valor memorial e cultural de relevância que a FDR possui para a história de Pernambuco, sendo de extremo interesse o resgate e preservação dessa produção. O objetivo geral é: analisar a Faculdade de Direito do Recife como espaço de memória e como seu patrimônio cultural e científico é preservado e disseminado por meio de projetos e iniciativas voltados para a contribuição da defesa da memória institucional. Nos objetivos específicos, pretende-se: considerar a importância de personalidades da FDR nos debates intelectuais do século XIX, principalmente germinados pela Escola do Recife; discutir a FDR como espaço de memória e a relevância desse patrimônio cultural em Pernambuco; levantar experiências e articulações de preservação patrimonial no âmbito da Faculdade de Direito de Recife, como redes colaborativas, laboratórios e projetos de memórias; analisar a produção e a disseminação informacional desenvolvidas por esses projetos na FDR – de preservação da memória –, principalmente no que tange ao manuseio de novas tecnologias da informação. A metodologia possui cunho exploratório, de natureza qualitativa utilizando os acervos arquivísticos, hemerográficos e bibliográficos. Os resultados esperados são de extrema contribuição para os debates em torno das práticas de preservação da memória institucional da Faculdade de Direito do Recife, bem como para a disseminação desse patrimônio.

Presidente - 7445528 - MARCOS GALINDO LIMA
Interno - 1707921 - HELIO MARCIO PAJEU
Externa ao Programa - 1157134 - AURELIANA LOPES DE LACERDA TAVARES - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 10:53