Tecendo a manhã: um estudo das práticas de mediação cultural das bibliotecas comunitárias em Rede de Pernambuco – Releitura
bibliotecas comunitárias; mediação cultural; políticas públicas de leitura.
Esta dissertação tem como tema as bibliotecas comunitárias e a mediação cultural, objetivando caracterizar as práticas de mediação cultural das Bibliotecas Comunitárias como instrumentos que contribuem para a apropriação cultural das comunidades em que estão inseridas as bibliotecas da Releitura. Objetiva especificamente discutir a biblioteca comunitária como um instrumento de cultura na Ciência da Informação; apresentar as atividades de mediação e apropriação cultural promovidas pelas bibliotecas comunitárias da Releitura; refletir o papel das políticas culturais no funcionamento das bibliotecas comunitárias no estado de Pernambuco; analisar as ações de mediação cultural da Releitura como formas de enraizamento comunitário. Metodologicamente é uma pesquisa exploratória, bibliográfica e etnográfica, utiliza-se de fontes bibliográficas e análise documental e de conteúdo, analisando as ações das bibliotecas a partir dos textos de mediação cultural implícita e explícita. Considera-se essencial a viabilização de políticas públicas para a garantia dos direitos ao livro, leitura, literatura e biblioteca, por parte do poder público, com um olhar sensível para o modo de gestão compartilhada e ao fazer cotidiano de ações de mediações culturais nestes espaços. Potencializando ações e fortalecendo as Bibliotecas Comunitárias do estado de Pernambuco.