Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILLA ELIZABETH RODRIGUES BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILLA ELIZABETH RODRIGUES BARROS
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Online

ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO EM CATÁLOGOS ONLINE DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

sistema de automação e gestão de biblioteca. catálogo online. encontrabilidade da informação. usabilidade. acessibilidade.

Os Sistemas de Automação e Gestão de Bibliotecas (SAGB) foram inseridos no cotidiano das bibliotecas universitárias brasileiras a partir da década de 1980. Com a difusão do acesso à web, os catálogos destes sistemas, anteriormente acessados in loco, passaram a ser disponibilizados para acesso online, ampliando as possibilidades de busca e dando mais autonomia aos sujeitos informacionais para encontrar a informação de que necessitam. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar como os SAGB mais utilizados pelas bibliotecas universitárias das universidades federais brasileiras trabalham a encontrabilidade da informação em seus catálogos online de acesso público. Para isso, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa e descritiva e faz uso de checklist da encontrabilidade da informação, aliada à avaliação heurística de usabilidade. Esta pesquisa espera contribuir com o delineamento de um panorama dos SAGB e seus respectivos catálogos online de acesso público; com a discussão sobre a efetividade dos serviços ofertados por meio dos SAGB utilizados por universidades federais; e, também, possibilitar reflexões sobre a importância da encontrabilidade da informação no processo informativo e de apropriação da informação em catálogos online.

Presidente - 2226674 - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Interna - 2858611 - MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
Externo à Instituição - HENRY PÔNCIO CRUZ DE OLIVEIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 28/09/2023 09:31