QUALIDADE E TRANSPARÊNCIA ATIVA DA INFORMAÇÃO: AVALIAÇÃO DOS PORTAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Dimensões da qualidade; Portais de transparência; Qualidade da Informação
Os portais de transparência são instrumentos digitais que possibilitam o acesso dos cidadãos a dados e informações relacionados às atividades dos órgãos públicos brasileiros. Esses ambientes informacionais fortalecem a publicidade e a transparência informacional conforme estabelece a Constituição Federal Brasileira de 1988 e a Lei de Acesso à Informação nº 12.527, de 2011, como também potencializam a participação dos cidadãos, permitindo que estes possam fiscalizar e contribuir para as tomadas de decisão da Administração. Entretanto, um dos problemas presentes nesses portais se refere à qualidade informacional, pois, apesar de as normas legais estabelecerem a obrigatoriedade de que órgãos públicos possuam portais transparentes, não há uma efetiva avaliação sobre a qualidade das informações divulgadas. Diante do exposto, objetiva-se analisar a qualidade das informações divulgadas nos portais de transparência das Universidades Federais brasileiras. O percurso metodológico é delineado por uma pesquisa descritiva, no que se refere aos objetivos; pesquisa documental, quanto à coleta de dados; e, de abordagem mista, quanto à avaliação. Quando se garante uma qualidade eficaz das informações divulgadas nos portais das Universidades Federais, contribui-se para o aumento da confiança e da participação ativa dos cidadãos nas instituições públicas.