Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉDLA BARBOSA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉDLA BARBOSA DE SANTANA
DATA : 30/08/2023
LOCAL: SALA VIRTUAL

COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO NA ERA DA DESINFORMAÇÃO: diagnóstico nas universidades brasileiras com estudantes ingressantes nos cursos de graduação

Desinformação; competência crítica em informação; graduação; estudantes

A desinformação representa parte significativa de um dos problemas mais complexos no âmbito da circulação de informações na sociedade contemporânea e os jovens são um dos grupos mais expostos a esta realidade, se tivermos em conta o uso de mídias sociais digitais no seu dia a dia. Com base nessas reflexões introdutórias, duas questões deverão ser respondidas ao longo desta pesquisa: Como é que os estudantes da área da CI que chegam à universidade lidam com a desinformação? Quais são as competências em informação que poderiam ser desenvolvidos nos alunos de graduação para prepará-los a lidar criticamente com o fenômeno contemporâneo da desinformação?  Face ao que se expõe, o objetivo geral é refletir sobre fenômeno contemporâneo da desinformação e acerca da preparação dos alunos da graduação da área da Ciência da Informação para lidar com esse ambiente informacional. Em relação aos seus fins esta é uma pesquisa descritiva e quanto ao método, é uma pesquisa diagnóstico. Na sua forma de avaliação é uma pesquisa qualitativa. A coletados dados foi realizada mediante aplicação de um questionário com alunos ingressantes dos cursos de graduação da área da Ciência da Informação das universidades federais do Brasil.

Presidente - 1812583 - NADI HELENA PRESSER
Interno - 1673028 - MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
Interno - 1379659 - NATANAEL VITOR SOBRAL
Externa à Instituição - ANA REYES PACIOS LOZANO