Banca de DEFESA: JONATAN CANDIDO DA SILVA

DISCENTE: JONATAN CANDIDO DA SILVA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Sala virtual

ACESSO À INFORMAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: um estudo em Editoras Universitárias Federais do Brasil

Editoras universitárias; acessibilidade; inclusão social; acesso à informação; lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência

É papel da editora universitária viabilizar o acesso da sociedade, da forma mais inclusiva possível, ao produto intelectual acadêmico, técnico e científico, originado nela ou não, se este puder contribuir com o aprimoramento dessa mesma sociedade. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a acessibilidade proporcionada pelas Editoras Universitárias Públicas Federais do Brasil, em prol do direito de acesso à leitura, à informação e à comunicação pelas Pessoas com Deficiência. Esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental, e utiliza como instrumento para coleta de dados um questionário on-line criado por meio da ferramenta SurveyMonkey. Do universo de 45 editoras universitárias, que são associadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), 17 responderam ao questionário. Entre os principais resultados verificou-se que nenhuma das editoras possui órgão, departamento ou comissão para tratar questões voltadas para acessibilidade. Bem como há pouca interação entre elas e os Núcleos de Acessibilidade existentes nas instituições públicas federais. Das respondentes, 76,47% indicou que, ao elaborar materiais para divulgação das publicações, questões relacionadas à acessibilidade não são consideradas. Assim como foi verificado que em mais de 75% das editoras, os sites não possuem praticamente nenhum recurso de acessibilidade, tais como tradução para libras, uso de vídeos com legenda, possibilidade de mudança de contraste, presença de mapa do site, entre outros. A maioria das editoras (94.12%) afirmou ter pouco ou nenhum conhecimento sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), apesar dessa lei ter partes que afetam diretamente o trabalho das editoras. E as maiores dificuldades mencionadas pelas editoras para trabalhar questões de acessibilidade se referem a ausência de recursos financeiros, de recursos humanos qualificados e de infraestrutura/recursos tecnológicos adequados. Conclui-se que é fundamental que as editoras universitárias públicas federais do Brasil empenhem-se para desenvolver estratégias e ações concretas para garantir o acesso equitativo à informação para pessoas com deficiência e que criem políticas e normativas específicas que promovam a inclusão e a acessibilidade em todas as etapas do processo de produção e divulgação de suas publicações.

Externa à Instituição - IZABEL FRANÇA DE LIMA - UFPB
Interno - 1673028 - MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
Presidente - 2226674 - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 12:54