Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEANE SOUZA DE MENDONCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEANE SOUZA DE MENDONCA
DATA : 17/07/2023
LOCAL: Sala virtual

Aspectos éticos da indexação nos repositórios institucionais do Nordeste brasileiro

Indexação. Aspectos éticos. Repositórios Institucionais. Universidades Públicas Federais. Representação do Conhecimento

A Universidade Pública tem o dever de tornar acessível seus achados e, assim, municiar a sociedade com o conhecimento gerado em seu bojo, efetivando desse modo o processo de acesso aberto (open acess) à produção científica. Seus Repositórios Institucionais (RIs) atuam para esta finalidade e a Representação do Conhecimento nesses espaços está diretamente influenciada pelas questões culturais, pelo fenômeno da globalização e das novas tecnologias, que demandam uma preocupação com a dimensão ética. Quando valores morais são negados está-se diante de um dilema ético e uma das maneiras de possibilitar ao usuário que seus valores estejam refletidos é a hospitalidade cultural. Por isso, esta pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, cuja população investigada são os RIs das Universidades Públicas Federais do nordeste brasileiro, objetiva de modo geral identificar os aspectos éticos da indexação realizada nos RIs. De maneira mais específica, caracterizar como é realizada a indexação, à luz da hospitalidade cultural de Beghtol (2002, 2005); verificar se essa atividade segue padrões/normas; e averiguar como os problemas éticos são detectados e resolvidos durante a indexação. Para tanto, o levantamento dos documentos nos RIs será realizado com fundamento ético orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030. A recolha se dará pela amostragem por conveniência, em que 3(três) itens serão escolhidos pela completeza ou profundidade (detalhamento) da descrição. A etapa posterior consiste no envio de questionário aos Dirigentes do Sistema de Bibliotecas de cada Instituição.

Externa à Instituição - SUELLEN OLIVEIRA MILANI - UFF
Presidente - 1373517 - FABIO ASSIS PINHO
Interna - ***.229.549-** - LEILAH SANTIAGO BUFREM - UFPR
Externo à Instituição - MARIVALDE MOACIR FRANCELIN - USP