Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTÔNIO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANTÔNIO DOS SANTOS
DATA : 31/03/2023
LOCAL: PPGEM
TÍTULO:

Estudo numérico do desempenho de um Grupo Gerador ciclo Otto operando com GLP e análise da sua aplicação num sistema de cogeração.


PALAVRAS-CHAVES:

Poligeração; GLP; Motor de combustão interna; Simulação Numérica


PÁGINAS: 24
RESUMO:

A produção de energia elétrica em grupos geradores utiliza majoritariamente os combustíveis Diesel e Gás Natural como vetor energético primário. O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) pode ser uma alternativa para aplicações onde não houver infraestrutura para gás natural ou hajam restrições ao uso de Diesel em função de preços e/ou emissões. O GLP é um combustível de baixo carbono quando comparado ao Diesel, o que resulta em baixas emissões de CO2 e particulados. Por outro lado, o mercado de biocombustíveis avançados tem evoluído tecnologicamente e encontra-se em crescimento. Este mercado já utiliza o bioGLP ou GLP renovável, um coproduto de biorrefinarias de óleos combustíveis verdes obtidos a partir de hidrogenação de ácidos graxos vegetais e animais e rejeitos industriais. Sabe-se que os motores de ciclo diesel são mais eficientes termicamente que os motores de ciclo otto e este é um desafio termodinâmico para o GLP e o gás natural, que devem ser equivalentemente mais baratos em $/ kW para competir com o diesel. A presente proposta de pesquisa objetiva avaliar o comportamento de um grupo gerador com motor ciclo Otto que utiliza gás GLP e a sua integração num sistema de cogeração. O estudo é numérico e envolve a construção de modelos para o ciclo motor e para o sistema de cogeração. Serão Realizados estudos paramétricos tendo como foco uma análise energética, exergética, ambiental e financeira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1420628 - JORGE RECARTE HENRIQUEZ GUERRERO
Interno - ***.889.084-** - JOSE ANGELO PEIXOTO DA COSTA - IFPE
Interno - 1130688 - JOSE CARLOS CHARAMBA DUTRA
Notícia cadastrada em: 30/03/2023 09:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01