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Dissertações |
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TAIRINE ELLEN DA SILVA FREITAS
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Uso Conjunto de Variáveis Intervalares e Variáveis Clássicas para Classificação de Termogramas de Mama por Meio da Distância de Mahalanobis
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Orientador : RITA DE CASSIA FERNANDES DE LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA
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MARCUS COSTA DE ARAUJO
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RENATA MARIA CARDOSO RODRIGUES DE SOUZA
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Data: 26/02/2021
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O câncer de mama está entre os tipos de câncer mais relatados em mulheres e o diagnóstico precoce torna-se uma tarefa desafiadora nos estágios iniciais de desenvolvimento. Técnicas eficientes e automatizadas, como a termografia, são cada vez mais necessárias para detectar as células cancerosas das mamas. O objetivo deste trabalho é investigar a influência da combinação de variáveis intervalares e variáveis contínuas no processo de classificação de termogramas de mama para detecção do câncer de mama. Na metodologia aplicada, propôs-se uma modificação na matriz de covariância parametrizada de cada classe e ajustou-se o classificador de Mahalanobis para aceitar os dois tipos de variáveis a fim de classificar os indivíduos em benigno, maligno e cisto. Três abordagens do classificador proposto foram aplicadas a duas bases de dados diferentes (50 amostras e 97 amostras) e ajustadas para a classificação binária (câncer e não-câncer). Na base de dados estendida, a abordagem 3 obteve 46,39% de erro global de classificação e 67,86% de sensibilidade à classe maligno. Na classificação binária, a abordagem 3 apresentou o melhor conjunto de resultados: 30,93% de erro global de classificação, 64,28% de sensibilidade à classe câncer e 71% de sensibilidade à classe não-câncer.
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O câncer de mama está entre os tipos de câncer mais relatados em mulheres e o diagnóstico precoce torna-se uma tarefa desafiadora nos estágios iniciais de desenvolvimento. Técnicas eficientes e automatizadas, como a termografia, são cada vez mais necessárias para detectar as células cancerosas das mamas. O objetivo deste trabalho é investigar a influência da combinação de variáveis intervalares e variáveis contínuas no processo de classificação de termogramas de mama para detecção do câncer de mama. Na metodologia aplicada, propôs-se uma modificação na matriz de covariância parametrizada de cada classe e ajustou-se o classificador de Mahalanobis para aceitar os dois tipos de variáveis a fim de classificar os indivíduos em benigno, maligno e cisto. Três abordagens do classificador proposto foram aplicadas a duas bases de dados diferentes (50 amostras e 97 amostras) e ajustadas para a classificação binária (câncer e não-câncer). Na base de dados estendida, a abordagem 3 obteve 46,39% de erro global de classificação e 67,86% de sensibilidade à classe maligno. Na classificação binária, a abordagem 3 apresentou o melhor conjunto de resultados: 30,93% de erro global de classificação, 64,28% de sensibilidade à classe câncer e 71% de sensibilidade à classe não-câncer.
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CARLOS CLEOTON XAXÁ DA SILVA LIMA
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Análise Experimental e CFD da Transferência de Calor Utilizando Nanofluidos com Nanopartículas de Grafeno GNP/Água em Trocadores de Calor
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Orientador : ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA
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JOSE ANGELO PEIXOTO DA COSTA
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JOSE CARLOS CHARAMBA DUTRA
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ANDREZZA CAROLINA CARNEIRO TOMAS
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Data: 06/05/2021
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Os trocadores de calor desempenham um papel primordial na aplicação industrial, especialmente nas áreas de ciência térmicas, energia e engenharia química, em muitos processos como na indústria de refino de petróleo, geração de energia elétrica, proteção ambiental e em até tratamentos de efluentes, devido ao seu design compacto, alto rendimento aliado a seu baixo custo de manutenção. O desempenho geral de um trocador de calor depende das propriedades do seu fluido de trabalho que pode ser apenas água, fluidos refrigerantes ou nanofluidos a base de água, com misturas de água- etilenoglicol ou óleo. O presente trabalho teve o objetivo de investigar e comparar o desempenho do coeficiente global de transferência calor (U) e sua eficiência (𝜂) dos nanofluidos com nanopartículas de Grafeno e água (GNP/Água) nos trocadores de calor do tipo tubo duplo, casco e tubo e placas planas. Foram realizados testes com fluidos água/água e GNP/água, com o nanofluido para o circuito de fluido quente e água para o circuito de fluido frio, com sentido de fluxo em contrafluxo, variando as concentrações de nanofluidos em peso (0,0125%; 0,025%; 0,050%), com temperatura de operação em (40°, 50° e 60ºC) e vazões volumétricas entre (0,5 - 2,5 l/min). Os resultados demonstraram que o uso dos nanofluidos de GNP/água foram mais úteis em aumentar a trocar térmica entre os fluidos, do que com relação no uso apenas da água. O Trocador de calor casco e tubo obteve o maior U em relação aos outros trocadores, de 22,07% com erro de 2% no nanofluido de 0,0125wt% para a temperatura de 40°C, em comparação com a água. Já o trocador de placas planas apresentou a melhor 𝜂 na utilização dos nanofluidos em relação aos outros trocadores, com 65,71% de melhor desempenho para o nanofluido 0,025wt% em 40°C em relação ao fluido base.
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Os trocadores de calor desempenham um papel primordial na aplicação industrial, especialmente nas áreas de ciência térmicas, energia e engenharia química, em muitos processos como na indústria de refino de petróleo, geração de energia elétrica, proteção ambiental e em até tratamentos de efluentes, devido ao seu design compacto, alto rendimento aliado a seu baixo custo de manutenção. O desempenho geral de um trocador de calor depende das propriedades do seu fluido de trabalho que pode ser apenas água, fluidos refrigerantes ou nanofluidos a base de água, com misturas de água- etilenoglicol ou óleo. O presente trabalho teve o objetivo de investigar e comparar o desempenho do coeficiente global de transferência calor (U) e sua eficiência (𝜂) dos nanofluidos com nanopartículas de Grafeno e água (GNP/Água) nos trocadores de calor do tipo tubo duplo, casco e tubo e placas planas. Foram realizados testes com fluidos água/água e GNP/água, com o nanofluido para o circuito de fluido quente e água para o circuito de fluido frio, com sentido de fluxo em contrafluxo, variando as concentrações de nanofluidos em peso (0,0125%; 0,025%; 0,050%), com temperatura de operação em (40°, 50° e 60ºC) e vazões volumétricas entre (0,5 - 2,5 l/min). Os resultados demonstraram que o uso dos nanofluidos de GNP/água foram mais úteis em aumentar a trocar térmica entre os fluidos, do que com relação no uso apenas da água. O Trocador de calor casco e tubo obteve o maior U em relação aos outros trocadores, de 22,07% com erro de 2% no nanofluido de 0,0125wt% para a temperatura de 40°C, em comparação com a água. Já o trocador de placas planas apresentou a melhor 𝜂 na utilização dos nanofluidos em relação aos outros trocadores, com 65,71% de melhor desempenho para o nanofluido 0,025wt% em 40°C em relação ao fluido base.
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JOSEAN DA SILVA LIMA JUNIOR
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ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA DE FLUIDOS DE CORTE A BASE DE ÓLEO VEGETAL E SINTÉTICO EM OPERAÇÕES DE USINAGEM DO AÇO SAE 1045
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Orientador : FLAVIO JOSE DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON CLAYTON ALVES DE MELO
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FLAVIO JOSE DA SILVA
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OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
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Data: 23/06/2021
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A utilização de fluidos a base de óleo mineral nos processos de usinagem resulta em diversos problemas, desde doenças ocupacionais aos trabalhadores até impactos ambientais. Neste cenário, os fluidos sintéticos são uma alternativa eficaz para a redução desses problemas, mesmo apresentando um elevado custo. Visando contribuir com a fabricação sustentável é crescente o número de estudos relacionados à utilização de fluidos de corte vegetais, contribuindo com a redução desse impacto à humanidade. Contudo, um grande desafio é obter um fluido biodegradável com um bom desempenho na vida da ferramenta, acabamento superficial desejado e de baixo custo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise técnico-econômica entre fluidos de corte a base de óleo babaçu, mamona e fluido comercial sintético na operação de torneamento cilíndrico do aço SAE 1045. Do ponto de vista técnico realizou-se ensaios na configuração pino-disco, para levantar as propriedades tribológicas, e eletroquímicos, com intuito de avaliar a corrosividade de cada fluido, bem como a influência das formulações na vida da ferramenta e na rugosidade superficial da peça final no processo de torneamento. Com relação à análise financeira, foi estruturada uma avaliação de ponto de equilíbrio com base nas informações geradas nos ensaios de usinabilidade.Os resultados desta pesquisa identificaram que o fluido a base de óleo de babaçu apresentou menor coeficiente de atrito (μe) gerado. No estudo da corrosividade, a melhor opção detectada, por meio de ensaios eletroquímicos, foi a emulsão a base de óleo sintético, evidenciando ser menos agressiva à superfície da peça e ao material da máquina-ferramenta. Além disto, ao realizar os ensaios de vida de ferramenta percebeu-se que ao diminuir a velocidade de corte se propiciava uma operação mais vantajosa para as propriedades dos fluidos biodegradáveis, sendo o melhor resultado apresentado pela emulsão a base de óleo de mamona, chegando a uma vida útil de 66,62 min. Levando em consideração o acabamento das superfícies fabricadas em cada processo, identificou-se que o fluido sintético apresentou melhores resultados de rugosidade, se tornando ideal para operações de acabamento. Por fim, na avaliação econômica, as opções com maior potencial foram o fluido sintético na velocidade de 90 m/min e a emulsão a base de óleo de mamona nas velocidades de 70 e 90 m/min, que se tornam vantajosos para a produção em alta escala.
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A utilização de fluidos a base de óleo mineral nos processos de usinagem resulta em diversos problemas, desde doenças ocupacionais aos trabalhadores até impactos ambientais. Neste cenário, os fluidos sintéticos são uma alternativa eficaz para a redução desses problemas, mesmo apresentando um elevado custo. Visando contribuir com a fabricação sustentável é crescente o número de estudos relacionados à utilização de fluidos de corte vegetais, contribuindo com a redução desse impacto à humanidade. Contudo, um grande desafio é obter um fluido biodegradável com um bom desempenho na vida da ferramenta, acabamento superficial desejado e de baixo custo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise técnico-econômica entre fluidos de corte a base de óleo babaçu, mamona e fluido comercial sintético na operação de torneamento cilíndrico do aço SAE 1045. Do ponto de vista técnico realizou-se ensaios na configuração pino-disco, para levantar as propriedades tribológicas, e eletroquímicos, com intuito de avaliar a corrosividade de cada fluido, bem como a influência das formulações na vida da ferramenta e na rugosidade superficial da peça final no processo de torneamento. Com relação à análise financeira, foi estruturada uma avaliação de ponto de equilíbrio com base nas informações geradas nos ensaios de usinabilidade.Os resultados desta pesquisa identificaram que o fluido a base de óleo de babaçu apresentou menor coeficiente de atrito (μe) gerado. No estudo da corrosividade, a melhor opção detectada, por meio de ensaios eletroquímicos, foi a emulsão a base de óleo sintético, evidenciando ser menos agressiva à superfície da peça e ao material da máquina-ferramenta. Além disto, ao realizar os ensaios de vida de ferramenta percebeu-se que ao diminuir a velocidade de corte se propiciava uma operação mais vantajosa para as propriedades dos fluidos biodegradáveis, sendo o melhor resultado apresentado pela emulsão a base de óleo de mamona, chegando a uma vida útil de 66,62 min. Levando em consideração o acabamento das superfícies fabricadas em cada processo, identificou-se que o fluido sintético apresentou melhores resultados de rugosidade, se tornando ideal para operações de acabamento. Por fim, na avaliação econômica, as opções com maior potencial foram o fluido sintético na velocidade de 90 m/min e a emulsão a base de óleo de mamona nas velocidades de 70 e 90 m/min, que se tornam vantajosos para a produção em alta escala.
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YURI LIRA SANTOS
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TRATAMENTO CRIOGÊNICO EM AÇO RÁPIDO E SEU EFEITO NAS PROPRIEDADES E DESEMPENHO AO DESGASTE
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Orientador : FLAVIO JOSE DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIO JOSE DA SILVA
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MAXIME MONTOYA
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SEVERINO LEOPOLDINO URTIGA FILHO
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WASHINGTON MARTINS DA SILVA JUNIOR
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Data: 23/06/2021
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As propriedades dos materiais que formam as ferramentas utilizadas em processos de usinagem têm grande importância no desempenho destas, influindo na sua capacidade de retirar material e no tempo de vida de cada ferramenta. Por este motivo, pesquisas vêm sendo feitas há muito tempo com o intuito de se obter melhorias nas propriedades destes materiais, como resistência mecânica, tenacidade, resistência ao desgaste, entre outras. Um método que tem se mostrado eficaz é o tratamento criogênico, que é capaz de transformar a austenita retida de certos aços, tendo como exemplo os aços rápidos, em martensita e propiciar a precipitação de carbonetos na matriz metálica, influindo em modificações em diversas propriedades, mas com foco maior na resistência ao desgaste. Este trabalho tem como objetivo a análise da influência do tratamento criogênico sobre as propriedades de dureza, microdureza e resistência ao desgaste de aço rápido M2 e aço rápido com 10% de cobalto. Realizou-se teste de dureza, teste de usinagem, microdureza, microabrasão, teste de desgaste por deslizamento, microscopia óptica e eletrônica com o objetivo de identificar mudanças microestruturais e das propriedades mecânicas ocasionadas pelo tratamento criogênico em ambos os materiais. O tratamento criogênico foi realizado através de imersão do material em nitrogênio líquido a uma temperatura de -196ºC por um período de 48 horas. Com base nos resultados obtidos, o tratamento criogênico se mostrou capaz de aumentar a vida útil das ferramentas de aço rápido, diminuir as taxas de atrito e desgaste ocasionadas por deslizamento a seco e influir na dureza e microdureza dos materiais, tendo, no entanto, resultados conflitantes sobre essas duas propriedades. O tratamento criogênico não mostrou efeito sobre a resistência a microabrasão.
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As propriedades dos materiais que formam as ferramentas utilizadas em processos de usinagem têm grande importância no desempenho destas, influindo na sua capacidade de retirar material e no tempo de vida de cada ferramenta. Por este motivo, pesquisas vêm sendo feitas há muito tempo com o intuito de se obter melhorias nas propriedades destes materiais, como resistência mecânica, tenacidade, resistência ao desgaste, entre outras. Um método que tem se mostrado eficaz é o tratamento criogênico, que é capaz de transformar a austenita retida de certos aços, tendo como exemplo os aços rápidos, em martensita e propiciar a precipitação de carbonetos na matriz metálica, influindo em modificações em diversas propriedades, mas com foco maior na resistência ao desgaste. Este trabalho tem como objetivo a análise da influência do tratamento criogênico sobre as propriedades de dureza, microdureza e resistência ao desgaste de aço rápido M2 e aço rápido com 10% de cobalto. Realizou-se teste de dureza, teste de usinagem, microdureza, microabrasão, teste de desgaste por deslizamento, microscopia óptica e eletrônica com o objetivo de identificar mudanças microestruturais e das propriedades mecânicas ocasionadas pelo tratamento criogênico em ambos os materiais. O tratamento criogênico foi realizado através de imersão do material em nitrogênio líquido a uma temperatura de -196ºC por um período de 48 horas. Com base nos resultados obtidos, o tratamento criogênico se mostrou capaz de aumentar a vida útil das ferramentas de aço rápido, diminuir as taxas de atrito e desgaste ocasionadas por deslizamento a seco e influir na dureza e microdureza dos materiais, tendo, no entanto, resultados conflitantes sobre essas duas propriedades. O tratamento criogênico não mostrou efeito sobre a resistência a microabrasão.
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IVAN BEZERRA DE MELLO PICCHI
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Soldagem dissimilar por eletroescória com fita de chapas de aço carbono cladeado com aço inoxidável 904L e passe de acabamento em Inconel 625.
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Orientador : TIAGO FELIPE DE ABREU SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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TIAGO FELIPE DE ABREU SANTOS
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FLAVIO JOSE DA SILVA
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ANDRÉ DE ALBUQUERQUE VICENTE
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Data: 08/07/2021
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Os vasos de pressão conhecido como separadores trifásicos são equipamentos essenciais à separação do petróleo bruto na etapa de processamento primário em uma planta de extração petrolífera, sendo responsável pelo isolamento das três principais fases da mistura homogênea do produto extraído: óleo, gás e água. Tais separadores são usualmente fabricados maciçamente de aços inoxidáveis devido ao ambiente agressivo e corrosivo ao qual são submetidos as paredes internas do equipamento, constantemente em contato com o petróleo bruto, ricos em cloretos e sulfetos em sua composição. Como alternativa ao alto custo associado a fabricação de equipamentos de grande porte completamente fabricados em aço inoxidável, tem-se o revestimento de materiais nobres sobre substratos de aço carbono. O presente trabalho analisou o último passe realizado na junta utilizada na fabricação de um separador trifásico, no qual foi utilizado o processo de eletroescória com fita de Inconel 625, tendo como substrato um chapa de aço carbono A516 Gr. 70 normalizado revestida com aço inoxidável superaustenítico AISI 904L. Neste contexto, o presente trabalho se propôs a estudar o comportamento metalúrgico da soldagem dissimilar citada através da realização de análises estruturais e microestruturais, ensaios não destrutivos, análise de dureza por microindentações e ensaio corrosivo da junta soldada. As análises microestruturais destacaram a presença de importantes regiões denominadas de zonas parcialmente diluídas nas interfaces próximas as linhas de fusão, as quais são associadas ao aumento brusco de dureza na região e na formação de precipitados e fases deletérias às propriedades mecânicas e de resistência à corrosão local, quando comparado a junta soldada global. Apesar da formação de tais regiões, a junta fabricada foi aprovada nos ensaios de tração, dobramento, líquido penetrante, radiografia e no ensaio de corrosão por voltametria cíclica, capacitando a fabricação da junta dissimilar proposta como uma excelente alternativa na fabricação de separadores de petróleo por apresentar uma melhor relação entre custos e propriedades ao processo usual de fabricação, além de agregar uma maior vida útil pela otimizada resistência à corrosão alcançada devido a soldagem dissimilar realizada entre o aço 904L e o metal de adição à base de níquel Inconel 625.
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Os vasos de pressão conhecido como separadores trifásicos são equipamentos essenciais à separação do petróleo bruto na etapa de processamento primário em uma planta de extração petrolífera, sendo responsável pelo isolamento das três principais fases da mistura homogênea do produto extraído: óleo, gás e água. Tais separadores são usualmente fabricados maciçamente de aços inoxidáveis devido ao ambiente agressivo e corrosivo ao qual são submetidos as paredes internas do equipamento, constantemente em contato com o petróleo bruto, ricos em cloretos e sulfetos em sua composição. Como alternativa ao alto custo associado a fabricação de equipamentos de grande porte completamente fabricados em aço inoxidável, tem-se o revestimento de materiais nobres sobre substratos de aço carbono. O presente trabalho analisou o último passe realizado na junta utilizada na fabricação de um separador trifásico, no qual foi utilizado o processo de eletroescória com fita de Inconel 625, tendo como substrato um chapa de aço carbono A516 Gr. 70 normalizado revestida com aço inoxidável superaustenítico AISI 904L. Neste contexto, o presente trabalho se propôs a estudar o comportamento metalúrgico da soldagem dissimilar citada através da realização de análises estruturais e microestruturais, ensaios não destrutivos, análise de dureza por microindentações e ensaio corrosivo da junta soldada. As análises microestruturais destacaram a presença de importantes regiões denominadas de zonas parcialmente diluídas nas interfaces próximas as linhas de fusão, as quais são associadas ao aumento brusco de dureza na região e na formação de precipitados e fases deletérias às propriedades mecânicas e de resistência à corrosão local, quando comparado a junta soldada global. Apesar da formação de tais regiões, a junta fabricada foi aprovada nos ensaios de tração, dobramento, líquido penetrante, radiografia e no ensaio de corrosão por voltametria cíclica, capacitando a fabricação da junta dissimilar proposta como uma excelente alternativa na fabricação de separadores de petróleo por apresentar uma melhor relação entre custos e propriedades ao processo usual de fabricação, além de agregar uma maior vida útil pela otimizada resistência à corrosão alcançada devido a soldagem dissimilar realizada entre o aço 904L e o metal de adição à base de níquel Inconel 625.
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SERGIO DA SILVA FRANCO
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“ANÁLISE TÉRMICA E DESENVOLVIMENTO DE CONTROLE PID PARA DISPOSITIVO DE EXPANSÃO ELETRÔNICO DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR”
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Orientador : JORGE RECARTE HENRIQUEZ GUERRERO
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MEMBROS DA BANCA :
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ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
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ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA
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CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS
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JORGE RECARTE HENRIQUEZ GUERRERO
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Data: 30/07/2021
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Com o preço elevado da energia elétrica e a procura de economia por parte dos consumidores, surgem as válvulas de expansão eletrônica para sistemas de refrigeração por compressão de vapor, com o intuito de substituir os dispositivos de expansão convencional como a válvula de expansão termostática e com isso promover a economia de energia por serem mais eficiente. No entanto, para que a válvula de expansão eletrônica seja mais eficiente do que uma válvula de expansão termostática ou não tenha sua eficiência comprometida, é necessário a adequada sintonização do controle PID que muitos consumidores desconhecem. Com isso, foi desenvolvido um protótipo de refrigeração de ciclo simples por compressão de vapor com uma solução de etilenoglicol a 50% como fluido secundário, sendo o protótipo um sistema de refrigeração destinado a estudos que utiliza como fluido refrigerante o R404A com capacidade nominal de aproximadamente 1 kW. O protótipo desenvolvido foi instrumentado e conta com a medição de vários parâmetros tais como: temperatura, pressão, corrente, tensão, consumo energético e umidade relativa que são monitorados através de um supervisório automatizado. A carga térmica imposta ao sistema é simulada através de resistência elétrica submersa em um tanque de aquecimento para solução de etilenoglicol que se interliga ao evaporador do protótipo. O evaporador é do tipo serpentina submersa dentro de um tanque termicamente isolado. A unidade condensadora tem um compressor hermético acoplado a um trocador de calor do tipo colmeia de convecção forçada. O controle do protótipo de refrigeração foi definido com vários controladores que possibilitaram a aquisição de dados com monitoramento do sistema de refrigeração para ajustes nos parâmetros de controle PID da válvula de expansão eletrônica, no entanto, a mesma já vem com os parâmetros configurados de fábrica. No caso, foi zerado os parâmetros do controlador PID e deixado o ganho proporcional mínimo para usar os dados de entrada e saída do sistema a ser controlado que são abertura da válvula de expansão e o superaquecimento. Com os dados de entrada e saída do dispositivo de expansão foram sintonizados os parâmetros do controle com um modelo caixa preta através do software ®Matlab e também foi usado o método de Ziegler Nichols para sintonizar o controle PID. Após conseguir os parâmetros do controlador, continuamos o experimento para realizar a comparação da eficiência energética dos novos parâmetros com os parâmetros de fábrica do controle e com ajuste fino quando necessário.
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Foi desenvolvido um protótipo de refrigeração de ciclo simples por compressão mecânica com uma solução de etilenoglicol a 50% como fluido secundário, sendo o protótipo um sistema de refrigeração destinado à conservação de alimentos que utiliza como fluido refrigerante o R404A com capacidade nominal de aproximadamente 1 kW. O protótipo desenvolvido foi instrumentado e conta com a medição de vários parâmetros tais como: temperatura, pressão, corrente, tensão, consumo energético e umidade relativa que são monitorados através de um supervisório automatizado. A carga térmica imposta ao sistema é simulada através de resistência elétrica submersa em um tanque de aquecimento para solução de etilenoglicol que se interliga ao evaporador do protótipo. O evaporador é do tipo serpentina submersa dentro de um tanque termicamente isolado. A unidade condensadora tem um compressor hermético acoplado a um trocador de calor do tipo colmeia de convecção forçada. O controle e a otimização do protótipo de refrigeração foram definidos com vários controladores que possibilitaram a aquisição de dados com monitoramento do sistema de refrigeração para ajustes nos parâmetros de controle PID da válvula de expansão eletrônica, no entanto, a mesma já vem com os parâmetros configurados de fábrica. No caso, zeramos os parâmetros do controlador PID e deixamos o ganho proporcional mínimo para usar os dados de entrada e saída do sistema a ser controlado que são abertura da válvula de expansão e o superaquecimento. Com os dados de entrada e saída do dispositivo de expansão foram sintonizados os parâmetros do controle com um modelo caixa preta através do software ®Matlab e também foi usado o método de Ziegler Nichols para sintonizar o controle PID. Após conseguir os parâmetros do controlador, continuamos o experimento para realizar a comparação da eficiência energética dos novos parâmetros com os parâmetros de fábrica do controle e com ajuste fino quando necessário.
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MANUELLA BATISTA PADILHA
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PRODUÇÃO DO COMPÓSITO CERÂMICO BASEADO EM Al2O3-ZrO2 REFORÇADO COM Dy2O3 PARA REVESTIMENTO DE TANQUE DE PETRÓLEO
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Orientador : YOGENDRA PRASAD YADAVA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE CARLOS DA SILVA OLIVEIRA
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OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
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YOGENDRA PRASAD YADAVA
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Data: 31/08/2021
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A indústria petrolífera enfrenta um problema crítico no processo de armazenamento de petróleo por causa da degradação dos tanques feitos de materiais metálicos. Uma alternativa para sanar a degradação desses tanques é o uso de revestimentos mais resistentes às intemperes criadas pelo petróleo, que é um produto altamente corrosivo e quimicamente reativo. Desta forma, há uma demanda de desenvolvimento de materiais para esse fim. Por sua alta resistência corrosiva, os materiais cerâmicos mostram-se favoráveis para tal aplicação. As cerâmicas baseadas em alumina são umas das mais utilizadas quando a demanda é de material de alta tenacidade e resistência mecânica. Estudos relatam que cerâmicas baseadas em alumina tem suas propriedades melhoradas e sua fragilidade intrínseca reduzida, com incorporações de oxido zircônio, entre outros. Além disso, suas qualidades, sendo elas a tenacidade, a resistência mecânica e à ambiente hostil, aumentam ainda mais com pequenas incorporações de óxidos de terra rara. Neste contexto, no presente trabalho foram produzidos compósitos cerâmicos alumina-zircônia, reforçados com óxido de terra rara (Dy2O3), variando as porcentagens em peso do óxido de disprósio em 1% e 3%, e da zircônia em 5%, 10%, 15% e 20% em peso. A produção dos compósitos se deu por processo termomecânico e sinterização a uma temperatura de 1350o C e suas propriedades mecânicas e características estruturais e microestruturais foram estudadas através da microdureza Vickers, da difração de raios-x, da microscopia óptica e da microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os compósitos foram testados antes e depois da imersão em petróleo cru para o estudo da estabilidade do material desenvolvido. Os resultado mostraram uma boa homogeneidade de distribuição e de tamanho de partícula. Os resultados de DRX e MEV mostraram que não houve mudança na fase cristalina do compósito e que há estabilidade física e química quando em contato com petróleo cru. Portanto, os resultado mostram que os compósitos produzidos são adequados para utilização como revestimento cerâmico para indústria petrolífera.
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Devido ao fato de o petróleo cru ser um produto altamente corrosivo e quimicamente reativo, a indústria petrolífera enfrenta um problema crítico no processo de armazenamento e transporte de petróleo por causa da degradação dos tanques feitos de materiais metálicos.
Uma alternativa para sanar a degradação desses tanques é o uso de revestimentos feitos de materiais que sejam mais resistentes às intemperes criadas pelo petróleo. Desta forma, há uma demanda de desenvolvimento de materiais para esse fim.
Por sua alta resistência corrosiva, os materiais cerâmicos mostram-se favoráveis para esta aplicação. As cerâmicas baseadas em alumina são umas das mais utilizadas quando a demanda é de material de alta tenacidade e alta resistência mecânica. Contudo, a fragilidade inerente às cerâmicas ainda é um fato determinante que dificulta o uso destes materiais em componentes estruturais para aplicações na indústria.
Estudos relatam que cerâmicas baseadas em alumina tem suas propriedades melhoradas com incorporações de óxidos de titânio, ou oxido zircônio, entre outros. Além disso, suas qualidades, sendo elas a tenacidade, a resistência mecânica e a resistência à ambiente hostil, aumentam ainda mais com pequenas incorporações de óxidos de terra rara.
Neste contexto, no presente trabalho foram produzidos compósitos cerâmicos alumina-zircônia (), reforçados com óxido de terra rara (DyO), variando as porcentagens em peso do óxido de disprósio em 1% e 3%, e da zircônia em 5%, 10%, 15% e 20% em peso. A produção dos compósitos se deu por processo termomecânico e sinterização a uma temperatura de 1350o C e suas propriedades mecânicas e características estruturais, microestruturais foram estudadas através da microdureza Vickers, da difração de raios-x, da microscopia óptica e da microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os compósitos foram testados antes e depois da imersão em petróleo cru para o estudo da estabilidade do material desenvolvido.
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YAGO DE MIRANDA AGUIAR
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Desenvolvimento e aplicação de metodologia de aprendizagem de máquina para classificação de imagens termográficas na área médica
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Orientador : RITA DE CASSIA FERNANDES DE LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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RITA DE CASSIA FERNANDES DE LIMA
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ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA
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MARCUS COSTA DE ARAUJO
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RENATA MARIA CARDOSO RODRIGUES DE SOUZA
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Data: 10/09/2021
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O câncer de mama é há anos uma das doenças que mais mata mulheres em todo mundo. Logo, pesquisas nesse campo são de suma importância para trazer um impacto na redução da taxa de mortalidade dessa doença. A análise de imagens termográficas, através do sistema de diagnóstico auxiliado por computador (CAD), vem ganhando cada vez mais espaço como ferramenta de auxílio médico, pois estudos já demonstraram sua capacidade na detecção prévia do câncer de mama. O presente trabalho, tem como objetivo desenvolver uma metodologia de classificação de imagens termográficas mamárias, por meio de uma recente plataforma computacional de código aberto (Orange Canvas), e avaliar o impacto nos resultados pelo uso de diferentes formas de segmentação de imagem e técnicas de redução de desbalanceamento e dimensionalidade. Foram avaliadas duas bases de dados com 62 e 229 imagens termográficas de pacientes do Hospital das Clínicas da UFPE. Utilizou-se cinco algoritmos de classificação, que aliados às técnicas de SMOTE e PCA/Rank/PSO, obtiveram como resultado: 96,2% de Acurácia e 99,5% de Sensibilidade ao Maligno para classificação binária (Câncer x Não-Câncer), e 65,6% de Acurácia e 92,2% de Sensibilidade ao Maligno para classificação em quatro classes (Maligno, Benigno, Cisto e Normal).
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O câncer de mama é há anos uma das doenças que mais mata mulheres em todo mundo. Logo, pesquisas nesse campo são de suma importância para trazer um impacto na redução da taxa de mortalidade dessa doença. A análise de imagens termográficas, através do sistema de diagnóstico auxiliado por computador (CAD), vem ganhando cada vez mais espaço como ferramenta de auxílio médico, pois estudos já demonstraram sua capacidade na detecção prévia do câncer de mama. O presente trabalho, tem como objetivo desenvolver uma metodologia de classificação de imagens termográficas mamárias, por meio de uma recente plataforma computacional de código aberto (Orange Canvas), e avaliar o impacto nos resultados pelo uso de diferentes formas de segmentação de imagem e técnicas de redução de desbalanceamento e dimensionalidade. Foram avaliadas duas bases de dados com 62 e 229 imagens termográficas de pacientes do Hospital das Clínicas da UFPE. Utilizou-se cinco algoritmos de classificação, que aliados às técnicas de SMOTE e PCA/Rank/PSO, obtiveram como resultado: 96,2% de Acurácia e 99,5% de Sensibilidade ao Maligno para classificação binária (Câncer x Não-Câncer), e 65,6% de Acurácia e 92,2% de Sensibilidade ao Maligno para classificação em quatro classes (Maligno, Benigno, Cisto e Normal).
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BRUNA DE SOUZA CONSTANTINO
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Desenvolvimento e produção de revestimento cerâmico baseado em ZrO2 estabilizada com MgO e incorporação de TiO2 utilizado como barreira térmica para proteção de peças de seções quentes de turbinas a gás
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Orientador : YOGENDRA PRASAD YADAVA
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MEMBROS DA BANCA :
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YOGENDRA PRASAD YADAVA
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RICARDO ARTUR SANGUINETTI FERREIRA
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OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
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YEDA MEDEIROS BASTOS DE ALMEIDA
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JOSE CARLOS DA SILVA OLIVEIRA
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Data: 13/09/2021
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Neste trabalho, foi desenvolvida, produzida e caracterizada uma cerâmica baseada em zircônia tetragonal com incorporação de titânia para uso como revestimento para barreira térmica em turbinas a gás do setor aeroespacial. Os óxidos cerâmicos foram pesados em balança analítica, nas proporções de 0, 7,5, 15 e 22,5% de titânia, adicionadas à matriz de zircônia monoclínica contendo 24% de magnésia. As formulações foram misturadas e homogeneizadas em processo a seco em moinho de bolas, 200 rpm, durante 24 horas. Os óxidos cerâmicos e as composições foram caracterizados por difração de raios-X e análise granulométrica. A morfologia dos óxidos de partida foi investigada através de microscopia eletrônica de varredura. As misturas de pós foram prensadas por compactação uniaxial a frio. Os corpos verdes foram sinterizados em forno do tipo mufla utilizando 02 ciclos térmicos distintos - patamares de queima a 1250ºC ou 1350ºC. As amostras sinterizadas tiveram suas fases identificadas a partir de ensaios de difração de raios-X. Para a quantificação de fases, foram utilizadas as equações de Garvie e Nicholson, modificadas por Toraya. A superfície das cerâmicas foi preparada por metalografia, utilizando lixas de carbeto de silício com granulometria de 220-1200 mesh, até apresentarem aspecto espelhado. A microestrutura de superfície e de fratura das cerâmicas foi estudada por meio de microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de energia dispersiva. A superfície das cerâmicas também foi avaliada por microscopia ótica. Características mecânicas foram avaliadas - a dureza, através de ensaios de microdureza Vickers; comportamento sob fratura, por ensaio de flexão em três pontos e a tenacidade à fratura, pelo método da indentação. Ensaios físicos para determinação da porosidade e densidade, foram conduzidos com base no princípio de Arquimedes. Finalmente, o comportamento térmico das cerâmicas foi examinado por dilatometria e análise termogravimétrica e térmica diferencial.
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Neste trabalho, foi desenvolvida, produzida e caracterizada uma cerâmica baseada em zircônia tetragonal com incorporação de titânia para uso como revestimento para barreira térmica em turbinas a gás do setor aeroespacial. Os óxidos cerâmicos foram pesados em balança analítica, nas proporções de 0, 7,5, 15 e 22,5% de titânia, adicionadas à matriz de zircônia monoclínica contendo 24% de magnésia. As formulações foram misturadas e homogeneizadas em processo a seco em moinho de bolas, 200 rpm, durante 24 horas. Os óxidos cerâmicos e as composições foram caracterizados por difração de raios-X e análise granulométrica. A morfologia dos óxidos de partida foi investigada através de microscopia eletrônica de varredura. As misturas de pós foram prensadas por compactação uniaxial a frio. Os corpos verdes foram sinterizados em forno do tipo mufla utilizando 02 ciclos térmicos distintos - patamares de queima a 1250ºC ou 1350ºC. As amostras sinterizadas tiveram suas fases identificadas a partir de ensaios de difração de raios-X. Para a quantificação de fases, foram utilizadas as equações de Garvie e Nicholson, modificadas por Toraya. A superfície das cerâmicas foi preparada por metalografia, utilizando lixas de carbeto de silício com granulometria de 220-1200 mesh, até apresentarem aspecto espelhado. A microestrutura de superfície e de fratura das cerâmicas foi estudada por meio de microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de energia dispersiva. A superfície das cerâmicas também foi avaliada por microscopia ótica. Características mecânicas foram avaliadas - a dureza, através de ensaios de microdureza Vickers; comportamento sob fratura, por ensaio de flexão em três pontos e a tenacidade à fratura, pelo método da indentação. Ensaios físicos para determinação da porosidade e densidade, foram conduzidos com base no princípio de Arquimedes. Finalmente, o comportamento térmico das cerâmicas foi examinado por dilatometria e análise termogravimétrica e térmica diferencial.
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NATASHA LOPES GOMES
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DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS CERÂMICOS ZIRCÔNIA-ALUMINA REFORÇADO COM ÓXIDO DE TERRA-RARA PARA REVESTIMENTO DO SISTEMA DE EXAUSTÃO DE TURBINA AEROESPACIAL
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Orientador : YOGENDRA PRASAD YADAVA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE ALBINO OLIVEIRA DE AGUIAR
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JOSE CARLOS DA SILVA OLIVEIRA
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NADEGE SOPHIE BOUCHONNEAU DA SILVA
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OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
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YOGENDRA PRASAD YADAVA
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Data: 17/09/2021
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Os compósitos cerâmicostêm despertado o interesse de fabricantes de turbinas a gáspara revestimento de seções quentes, devido sua maior capacidade de suportar altas temperaturas e exigência de menor refrigeração do ar. No entanto, a fragilidade intrínseca das cerâmicas é ainda um fator limitante para o uso destes materiais em estruturas mecânicas e aplicações industriais. Para reduzir fragilidade e aumentar resistência mecânica e tenacidade, normalmente as cerâmicas são reforçadas com incorporação de aditivos. Estudos vêm sendo realizados acerca da utilização da zircônia incorporada com outros óxidos, pois em comparação com outros cerâmicos, a zircônia tem propriedades mecânicas superiores, tais como alta resistência mecânica, estabilidade química e boa tenacidade à fratura. Neste trabalho foram produzidos compósitos cerâmicos zircônia-alumina (ZrO2-Al2O3) reforçados com um óxido de terra rara, lantânio (La2O3), variando o teor de Al2O3(5% a20%)e o teor de La2O3(5%a10%). Os compósitos foram produzidos por processo termomecânico e sinterizados à 1385°C. Posteriormente, foram caracterizados quanto à estrutura, microestrutura e propriedades mecânicas através de análise de tamanho de partículas, difração de raiosX, densidade relativa, microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, ensaio de energia dispersivae microdureza Vickers. A microestrutura do material sinterizado revelou uma superfície com boa homogeneidadeem distribuição e tamanho de partícula.Os difratogramas obtidos pela difração de raios Xevidenciaram a formação dos compósitos. A densidade das amostras ficou próxima à densidade de seus óxidos percussores. A análise microestrutural revelou que o La2O3agiu como um refinador de grãos, enquanto que o Al2O3 induziu um crescimento de grão. O ensaio de microdureza Vickers mostrou que o compósitoC9com 15% de Al2O3e 10% de La2O3obteve um melhor resultado, indicando que este possui boas propriedades físicas que apontam para uma possível aplicabilidade. No entanto, é necessário avaliar outras propriedades mecânicas a fim de garantir sua utilização como revestimento térmico para sistemas de exaustãode turbinas aeroespaciais.
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Os compósitos cerâmicostêm despertado o interesse de fabricantes de turbinas a gáspara revestimento de seções quentes, devido sua maior capacidade de suportar altas temperaturas e exigência de menor refrigeração do ar. No entanto, a fragilidade intrínseca das cerâmicas é ainda um fator limitante para o uso destes materiais em estruturas mecânicas e aplicações industriais. Para reduzir fragilidade e aumentar resistência mecânica e tenacidade, normalmente as cerâmicas são reforçadas com incorporação de aditivos. Estudos vêm sendo realizados acerca da utilização da zircônia incorporada com outros óxidos, pois em comparação com outros cerâmicos, a zircônia tem propriedades mecânicas superiores, tais como alta resistência mecânica, estabilidade química e boa tenacidade à fratura. Neste trabalho foram produzidos compósitos cerâmicos zircônia-alumina (ZrO2-Al2O3) reforçados com um óxido de terra rara, lantânio (La2O3), variando o teor de Al2O3(5% a20%)e o teor de La2O3(5%a10%). Os compósitos foram produzidos por processo termomecânico e sinterizados à 1385°C. Posteriormente, foram caracterizados quanto à estrutura, microestrutura e propriedades mecânicas através de análise de tamanho de partículas, difração de raiosX, densidade relativa, microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, ensaio de energia dispersivae microdureza Vickers. A microestrutura do material sinterizado revelou uma superfície com boa homogeneidadeem distribuição e tamanho de partícula.Os difratogramas obtidos pela difração de raios Xevidenciaram a formação dos compósitos. A densidade das amostras ficou próxima à densidade de seus óxidos percussores. A análise microestrutural revelou que o La2O3agiu como um refinador de grãos, enquanto que o Al2O3 induziu um crescimento de grão. O ensaio de microdureza Vickers mostrou que o compósitoC9com 15% de Al2O3e 10% de La2O3obteve um melhor resultado, indicando que este possui boas propriedades físicas que apontam para uma possível aplicabilidade. No entanto, é necessário avaliar outras propriedades mecânicas a fim de garantir sua utilização como revestimento térmico para sistemas de exaustãode turbinas aeroespaciais.
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FERNANDO WESLEY CAVALCANTI DE ARAUJO
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CONSTRUÇÃO DE CICLOS DE CONDUÇÃO VEICULARES ADAPTADOS ÀS VÁRIAS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DE UMA VIA A PARTIR DE MONITORAMENTO POR VÍDEO
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Orientador : FABIO SANTANA MAGNANI
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIO SANTANA MAGNANI
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DARLAN KARLO ELISIARIO DE CARVALHO
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LEONARDO HERSZON MEIRA
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MANOEL MENDONCA DE CASTRO NETO
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JOSÉ ELIEVAM BESSA JÚNIOR
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Data: 01/10/2021
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O comportamento representativo dos veículos nas vias urbanas é relevante para que pesquisadores, fabricantes e governos definam aspectos técnicos que influenciam o desempenho, o consumo e as emissões dos veículos. O presente trabalho tem como objetivo contribuir na compreensão desse comportamento representativo, considerando que uma via pode ser avaliada tanto do ponto de vista macroscópico quanto microscópico. Além disso, avalia-se quantas condições diferentes de tráfego pode haver em uma via, criando ciclos de condução específicos para cada condição. Na avaliação macroscópica, foram observados vídeos da Via Mangue, uma via expressa em Recife, aferindo-se fluxo e densidade da via por 276 minutos. Foi obtido um diagrama fundamental com capacidade de 1547 carros h-1 faixa-1 e densidade crítica de 28 carros km-1 faixa-1. Para avaliar de forma microscópica, um modelo de tráfego (Modelo Gipps-Santos) foi calibrado através do ajuste de oito parâmetros de entrada, obtendo um erro de 2% em relação ao fluxo e de 7,5% em relação à demanda energética veicular (DEV). A partir do diagrama fundamental e do modelo microscópico, verificou-se que essa via pode ser classicamente caracterizada por três condições distintas (tráfego livre, intermediário e congestionado) com erro médio de 5,0%. Os três ciclos de condução foram construídos através do método da Cadeia de Markov e Monte Carlo, com densidade média de 15,6/54,9/92,3 carros km-1 faixa-1, desvios médios de 3,5/3,9/3,5% em relação aos parâmetros característicos, e 0,29/0,36/0,35 MJ/km de demanda energética. Os ciclos de condução construídos foram comparados com outros ciclos ao redor do mundo em termos dos parâmetros cinemáticos e demanda de energia. Também foi calculado que utilizar apenas um ciclo para representar todas as condições da via pode resultar em um erro de até 35%.
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The representative behavior of vehicles in urban roads is relevant for researchers, manufacturers, and government define technical aspects that influence the vehicle’s performance, fuel consumption, and emissions. This study aims to contribute in the comprehension of the representative behavior, considering that a track may be evaluated from a macroscopic and microscopic point of view. In addition, it is evaluated how many traffic conditions a track can present, developing a specific driving cycle for each condition. In the macroscopic evaluation, video footage from Via Mangue, an express road in Recife, measured vehicle flow and density for 276 minutes. It was obtained a fundamental diagram with vehicle capacity = 1547 cars h-1 lane-1 and critical density = 28 cars km-1 lane-1. To evaluate the track in a microscopic approach, a traffic model (Model Gipps-Santos) was calibrated from the adjust of eight input parameters, yielding an error of 2% regarding the flow and 7,5% regarding the vehicular energy demand. From the fundamental diagram and microscopic model, it was verified that the track can be characterized in three distinct conditions (free flow, intermediate flow and congested flow) within the average error of 5,0%. The three driving cycles were developed through the Markov Chain-Monte Carlo method, with average density 15.6/54.9/92.3 cars km-1 lane-1, average deviation of 3.5%/3.9%/3.5% with regard to characteristic parameters and 0.29/0.36/0.35 MJ km-1 of vehicular energy demand. The three developed driving cycles were compared to other local driving cycles around the world in terms of its kinematic parameters and energy demand. It was also found that employing just one driving cycle to represent every track condition could provide up to 35% of error.
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ALEX ELTON DE MOURA
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CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE ROUTER CNC COM DISPOSITIVO EMBARCADO PARA MONITORAMENTO DE VIBRAÇÕES MECÂNICAS
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Orientador : TIAGO LEITE ROLIM
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO BOSCO DE AQUINO SILVA
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JOSE EDUARDO FERREIRA DE OLIVEIRA
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JOSE MARIA ANDRADE BARBOSA
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RICARDO ARTUR SANGUINETTI FERREIRA
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TIAGO LEITE ROLIM
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Data: 06/10/2021
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Desde a pré-história a fabricação de objetos é uma atividade essencial à civilização humana. No aspecto econômico, a riqueza material produzida por um país está intimamente ligada aos processos de fabricação. Mas o que tem acontecido com as formas de produção? Estamos na quarta revolução industrial, marcada pela indústria 4.0. No cenário atual, diante do fácil acesso às tecnologias, hardwares de baixo custo, materiais didáticos disponíveis de internet e softwares de acesso livre nasceram as máquinas-ferramenta de pequeno porte, muitas delas feitas por hobistas que, geralmente, desconhecem os princípios básicos de projetos mecânicos e das tecnologias envolvidas. Entre essas máquinas as routers são as mais populares e atendem a uma demanda de mercado principalmente voltada à fabricação de artefatos em madeira. No presente trabalho foi projetado, montado, instalado e testado um sistema de controle CNC para uma router em conjunto com um sistema de monitoramento de vibrações mecânicas embarcado. Para atingir esse objetivo foi realizado um estudo sobre os sistemas de controle CNC, como também foi construído um sistema para o monitoramento das vibrações mecânicas oriundas da usinagem. Numa última etapa, foi realizado um ensaio de avaliação, por meio da usinagem de uma peça-teste, adaptada da norma ABNT NBR NM ISO 10791-7:1999, a fim de obter-se os erros geométricos de cilindricidade, perpendicularidade, retitude, paralelismo, angularidade, circularidade, concentricidade e posição. O sistema de controle CNC foi instalado satisfatoriamente, assim como o sistema de monitoramento das vibrações. Em testes dinâmicos, o sistema de monitoramento da usinagem mostrou-se capaz de detectar variações na aceleração da vibração provocadas por variações nas condições de usinagem, conforme o comportamento previsto em literatura. A aceleração da vibração também foi correlacionada com a rugosidade superficial e os resultados obtidos podem ser úteis para inferir a rugosidade em condições específicas. A router automatizada no presente trabalho juntamente com o sistema de monitoramento das vibrações, proporcionam o domínio da capacidade da máquina na produção de peças usinadas. Adicionalmente, os equipamentos empregados na solução, de baixo custo em sua grande maioria, ampliaram a capacidade do que seria uma simples máquina CNC possibilitando a criação de um dispositivo IoT compatível com as necessidades da indústria 4.0.
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Desde a pré-história a fabricação de objetos é uma atividade essencial à civilização humana. No aspecto econômico, a riqueza material produzida por um país está intimamente ligada aos processos de fabricação. Mas o que tem acontecido com as formas de produção? Estamos na quarta revolução industrial, marcada pela indústria 4.0. No cenário atual, diante do fácil acesso às tecnologias, hardwares de baixo custo, materiais didáticos disponíveis de internet e softwares de acesso livre nasceram as máquinas-ferramenta de pequeno porte, muitas delas feitas por hobistas que, geralmente, seguem uma “receita de bolo” e desconhecem os princípios básicos das tecnologias envolvidas. Entre essas máquinas as routers são as mais populares e atendem a uma demanda de mercado principalmente voltada à fabricação de artefatos em madeira. No presente trabalho foi projetado e implantado um sistema de controle CNC para uma router em conjunto com um sistema de monitoramento de vibrações mecânicas embarcado. O objetivo foi a obtenção de uma máquina com características totalmente conhecidas e flexibilidade compatível com a indústria 4.0. Para atingir esse objetivo foi realizado um estudo sobre os sistemas de controle CNC, como também foi construído um sistema para o monitoramento das vibrações mecânicas oriundas da usinagem. Numa última etapa, foi realizado um ensaio qualificação, por meio da usinagem de peças-teste, a fim de obter-se os erros geométricos de cilindricidade, perpendicularidade, retitude, paralelismo, angularidade, circularidade, concentricidade e posição. Como resultado foi possível implantar um sistema de controle CNC na router e a metodologia utilizada pode servir de guia para outros projetos. Nos testes dinâmicos, o sistema de monitoramento da usinagem mostrou-se capaz de detectar variações na aceleração da vibração provocadas por variações na velocidade de avanço, conforme o comportamento previsto em literatura. A aceleração de vibração também foi correlacionada com a rugosidade superficial e os resultados obtidos podem ser úteis para inferir a rugosidade em condições específicas. Como produto final do presente trabalho foi possível obter uma router CNC com erros geométricos avaliados que em conjunto com o sistema de monitoramento facilitam o controle de qualidade das peças usinadas. Adicionalmente, os equipamentos empregados na solução, de baixo custo em sua grande maioria, ampliaram a capacidade do que seria uma simples máquina CNC possibilitando a criação de um dispositivo IoT compatível com as necessidades da indústria 4.0.
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