Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON WESLEY SOUZA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON WESLEY SOUZA DA SILVA
DATA : 30/03/2023
LOCAL: Sala virtual do meet
TÍTULO:

SIMULAÇÃO MULTIFÍSICA DE DUTOS CORROÍDOS COM REPARO POR MATERIAL COMPOSITO SUBMETIDOS À PRESSÃO INTERNA, PRESSÃO EXTERNA E CARREGAMENTO TÉRMICO


PALAVRAS-CHAVES:

Dutos; Corrosão; Integridade Estrutural; Reparo compósito; Método dos Elementos Finitos; Simulação Multifísica.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Com o constante avanço tecnológico e a expansão do setor de Petróleo e Gás
Natural que tem uma grande influência no cenário econômico mundial, em paralelo a isso,
é possível também destacar a utilização de dutos para transporte dos produtos derivados
de petróleo de maneira eficiente e segura. Entretanto, os dutos estão sujeitos a
intempéries e solicitações extremas provenientes de seus estados de operações.
Podendo assim ter sua integridade estrutural comprometida. Quando um duto colapsa são
grandes os impactos negativos nas esferas sociais, ambientais e econômicas. Um dos
principais mecanismos que pode afetar a integridade estrutural deste tipo modal é a
corrosão, logo, quando um duto tem sua integridade estrutural comprometida, uma das
técnicas aplicadas para reaver essa situação é efetuar reparos compósito. Portanto, é de
suma importância, promover a avaliação de quais são as influências propiciadas pela
variação da geometria do reparo compósito sobre condições de contornos especificas
visando garantir a integridade do duto reparado. Esta pesquisa se propôs a desenvolver
uma modelagem numérica e simulações computacionais através do Método dos
Elementos Finitos utilizando o software comercial COMSOL Multiphysics®, em que será
avaliado a aplicação de reparo compósito aplicado em dutos submarinos de aço com
defeitos provocados por atuação de efeitos corrosivos, sob os carregamentos multifísicos
de pressões internas, externas e carga termomecânica. Para que seja possível alcançar
esses objetivos serão realizados modelos em CAD de dutos com defeitos de corrosão
com reparo e sem reparo, de maneira que com a aplicação do estudo de convergência de
malha serão possíveis implementar as condições multifísicas e obter a avaliação. É
esperado que através do estudo, seja possível identificar a influência da variação de
espessura e comprimento do reparo compósito e desenvolver um modelo multifísico no
qual possa representar problemas mais reais da aplicação dos reparos compósitos em
trechos de dutos corroídos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1848318 - NADEGE SOPHIE BOUCHONNEAU DA SILVA
Interno - ***.219.824-** - ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA - IFPE
Interna - 3218488 - DAYANNE DINIZ DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 29/03/2023 18:16
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