Banca de QUALIFICAÇÃO: IONALDO BEZERRA ALVES DOS PASSOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IONALDO BEZERRA ALVES DOS PASSOS
DATA : 24/03/2023
LOCAL: Recife-PE
TÍTULO:

Processamento e Caracterização de Ligas de Alumínio para Aplicação como Rodas Automotivas


PALAVRAS-CHAVES:

Roda de liga leve. Liga A356. Liga AA413.1. Propriedades mecânicas de liga de alumínio.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

O constante crescimento em busca por processos otimizados na indústria, visando a redução de custos e na busca por performances cada vez maiores de seus produtos, é uma realidade no mundo todo. No setor automotivo o cenário não é diferente. Uma das peças que tem relação direta nessa busca por melhorias constantes são as rodas de liga leve. Os designs mais modernos valorizam o automóvel, trazendo maior satisfação visual para os clientes. Entretanto, não apenas a questão estética deve ser levada em consideração, mas também o atendimento a rigorosas normas de fabricação, materiais empregados e o controle de qualidade, que são pontos com impacto direto nos custos finais do produto. Encontrar o equilíbrio entre estes fatores é sem dúvidas um diferencial para se sobressair em um mercado tão competitivo. Todo projeto tem suas particularidades, assim não é possível determinar um padrão único de material e/ou modo de fabricação. Duas ligas se sobressaem na nesse mercado, a liga de alumínio A356 e a liga de alumínio AA413.1, tendo cada uma delas um diferencial nas etapas do processo de fabricação e atendimento as propriedades mecânicas requeridas em projetos. Estas diferenças, por mais simples que possam parecer, impactam diretamente na diminuição ou aumento dos custos no produto final. Neste trabalho serão avaliadas as propriedades mecânicas de uma roda de liga de alumínio, através do processamento e caracterização do seu material, para aplicação em rodas automotivas. As avaliações serão em forma de ensaios de dureza, ensaio de tração e a caracterização da microestrutura. Os corpos de provas serão retirados das aletas (região que conecta o centro à periferia da roda). Após a retirada de parte dessa roda, o material será usinado, atendendo ao padrão de corpo de prova normatizado para os ensaios. Em seguida, o corpo de prova passará por uma preparação metalográfica e será submetido à microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura e ensaio de dureza Vickers. Baseado nos valores obtidos e nas tabelas de padronização, será possível comparar e determinar a liga utilizada na roda x os resultados obtidos no estudo. Isto nos possibilitará a condição de fazer análises das propriedades mecânicas e estruturais das ligas de alumínio utilizadas na fabricação de equipamentos de uma grande montadora.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2296912 - OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
Interna - 1848318 - NADEGE SOPHIE BOUCHONNEAU DA SILVA
Interno - 1215178 - RICARDO ARTUR SANGUINETTI FERREIRA
Notícia cadastrada em: 23/03/2023 09:42
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