Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI RUFINO FISCHER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI RUFINO FISCHER
DATA : 03/03/2023
LOCAL: Defesa via Remota
TÍTULO:

SIMULAÇÃO TERMODINÂMICA COMPUTACIONAL DE UM SISTEMA DE MICROTRIGERAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO


PALAVRAS-CHAVES:

simulação, microtrigeração, refrigeração por absorção, eficienncia energética


PÁGINAS: 25
RESUMO:

As questões contemporâneas sobre o meio ambiente e a geração de energia requerem que novos projetos na área de processos e sistemas térmicos sejam demandados, sobretudo levando-se em consideração que tais operações tenham uma melhor eficiência energética e o menor impacto ao meio ambiente. Como é sabido, na geração elétrica com cogeração, aproveitam a energia térmica residual de processos de combustão, através de uma caldeira de recuperação, ou de um recuperador de calor, com o objetivo de gerarem vapor ou água quente respectivamente, e através de sistemas de refrigeração por absorção, obter água gelada para processos de refrigeração e conforto térmico. A Cogeração aumenta a eficiência global do processo, reduzindo-se assim as perdas energéticas o que implica numa economia de combustível para obtenção de energia térmica, além de melhorias para o meio ambiente com a redução das emissões de poluentes, possíveis graças a integração de sistemas.
Os sistemas de cogeração são intensivos em tecnologia. Por conseguinte, nas últimas décadas, tem havido um aumento em pesquisas e desenvolvimento, na busca de sistemas de maior eficiência energética, e de menor impactos ambientais, com melhor viabilidade técnica e econômica, e tornando-os assim mais competitivos no mercado.
Há um número grande de trabalhos de modelagem em turbinas a gás, chillers de absorção com diferentes tipos de soluções, assim como em trocadores de calor compactos. Entretanto, há uma lacuna de trabalhos com modelos de sistemas de simulação. Esse projeto objetiva contribuir para diminuir essa lacuna, uma vez que o Grupo de Pesquisa Em Cogeração de Alto Desempenho, cadastrado pelo CNPq, desenvolveu um modelo de simulação de uma microturbina a gás, capaz de simular operações em cargas parciais, em temperaturas e altitudes diferentes das condições ISSO, ensaiadas pelo fabricante. Vem desenvolvendo também, através de teses de doutorado e dissertações de mestrado, modelos físico e de Equações características, para simulação de chiller de BrLi-H2O, além de ter desenvolvido um recuperador de calor compacto, projeto financiado pelo CNPq.
O grupo de pesquisa em Cogeração do Departamento de engenharia Mecânica da UFPE está participando desse processo de desenvolvimento do uso da micro cogeração no Brasil, desde o projeto de pesquisa em, intitulado: “Desenvolvimento de Sistema Integrado de Aparelhos da Linha Branca Residencial, Utilizando o Gás Natural como Agente Energético e Aglutinador - Ênfase no Sistema de Condicionamento de Ar pelo Processo de Absorção de Vapor com Queima de Gás Natural”, entre 2002 e 2005, cujo nome fantasia é projeto COGENCASA. O referido projeto financiado pela FINEP, Petrobrás e Copergás, contemplou a construção de um laboratório, e desenvolvimento de ferramentas computacionais para estudo teórico-experimental de sistemas de micro cogeração.
A proposta deste trabalho consiste em desenvolver um modelo para um sistema de Cogeração de alto desempenho, fazer um estudo paramétrico do sistema através do modelo, e utilizar o Laboratório Cogencasa como estudo de caso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1130688 - JOSE CARLOS CHARAMBA DUTRA
Interno - 1052048 - GUILHERME BARBOSA LOPES JUNIOR
Interno - ***.889.084-** - JOSE ANGELO PEIXOTO DA COSTA - IFPE
Externa à Instituição - SILVIA AZUCENA NEBRA DE PÉREZ - UFABC
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 15:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04