Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME GADELHA DE SOUSA FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME GADELHA DE SOUSA FIGUEIREDO
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Qualificação por videoconferência

Avaliação Paramétrica da Manufatura Aditiva Por Deposição a Arco de Aço Inoxidável 316L pelo processo GMAW Pulsado

GMAW Pulsado, manufatura aditiva a arco, aço inoxidável austenítico

Atualmente, a fabricação e montagem de componentes navais provém de processos de manufatura tradicionais e é muitas vezes feito de forma manual, impactando negativamente na qualidade e na produtividade de peças de embarcações. A manufatura aditiva por deposição a arco tem o potencial de ser aplicada na fabricação de componentes náuticos de grande porte, uma vez que esta fornece elevadas taxas de deposição e peças com propriedades mecânicas melhores que os processos tradicionais de fabricação. O objetivo deste trabalho é avaliar a parametrização de fabricação para o processo de manufatura aditiva por deposição a arco de aço inoxidável AISI 316L utilizando o processo GMAW-Pulsado, verificando a viabilidade de fabricação de componentes de propulsão náuticos. Através da seleção de diferentes parâmetros de frequência, velocidade de soldagem e velocidade de alimentação, os corpos de prova foram fabricados via deposições alternadas e sucessivas, resultando em diferentes resultados de altura, de largura e de aportes térmicos diversos. Foram realizadas medidas de microdureza e de aspectos geométricos das deposições para cada condição. A influência de cada parâmetro escolhido foi avaliada por meio de um design de experimentos, obtendo-se uma condição otimizada para a fabricação de um corpo de ensaio, que servirá para conduzir os ensaios subsequentes. O teor de ferrita mensurado foi determinante ao se escolher a condição ótima de fabricação de um corpo de ensaios. Pretende-se então analisar as propriedades mecânicas do corpo de ensaio, bem como a sua resistência à corrosão, para assim avaliar criticamente a viabilidade de fabricação de componentes de propulsão naval via GMAW-Pulsado.

Externo à Instituição - JULIAN ARNALDO ÁVILA DIAZ
Interno - 2296912 - OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
Presidente - 2154866 - TIAGO FELIPE DE ABREU SANTOS
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 18:18