Banca de DEFESA: CAMILA ALBUQUERQUE FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA ALBUQUERQUE FERNANDES
DATA : 27/01/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ucy-qksz-xyq - Remoto

Avaliação de Tenacidade à Fratura de Juntas Soldadas de Aço de Alta Resistência e Baixa Liga

Soldagem híbrida laser-arco;Aço de alta resistência e baixa liga; Mecânica da fratura; CTOD

A fim de aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar cada vez mais a qualidade e segurança das juntas soldadas, novos processos de soldagem vêm sendo estudados ao redor do mundo. O processo de soldagem híbrido laser-arco (HLAW) se mostra como promissor para aplicação em dutos de transporte de gás e óleo, pois apesar do elevado custo inicial associado a esse processo, tem-se ganho considerável quanto a produtividade, mantendo a qualidade e segurança necessárias para a aplicação. Esses dutos operam em situação, quase sempre, de alta pressão e é exigido um elevado grau de segurança, pois uma falha pode resultar em um acidente catastrófico. Convencionalmente, a pressão máxima que deve ser utilizada para transporte de gás e óleo é cerca de 72% do limite de escoamento, entretanto esse conservadorismo resulta em projetos com excesso de material, o que aumenta o custo, além de gerar dificuldades como transporte e mais passes de soldagem. Por isso, a avaliação da integridade através da metodologia da mecânica da fratura é indicada para essas aplicações, pois permite utilização de paredes mais finas, mantendo o principal critério que é a segurança. Portanto, o presente estudo documentado neste trabalho visa avaliar a integridade estrutural das juntas soldadas do aço API 5L X70, pelo processo de soldagem HLAW junto com o processo arame e tubular ou metal cored. Essa avaliação foi feita através da análise das microestruturas, microdureza, ensaios mecânicos, incluindo resistência a tração e o ensaio de tenacidade à fratura elasto-plástica, através da técnica de CTOD, realizado tanto no metal de base, quanto na zona fundida. Concluiu-se que a a estrutura das juntas soldadas tiverem uma boa integridade estrutural, com ausência de defeitos como vazios ou mordedura. A região de mais elevada dureza foi encontrada na zona fundida pelo processo HLAW, devido a a presença de microestururas como perlita e bainita. Os resultados de CTOD foram elevados e observado a fratura dúctil em todas as situações, mostrando que pode ter presenças de micro defeitos e ainda assim resistir a sua propagação. As fractografias pós ensaio de CTOD apresentaram uma superfície rugosa, o que confirma o comportamento elasto-plástico das juntas.

Interna - 3724412 - MAGDA ROSANGELA SANTOS VIEIRA
Interno - 2296912 - OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
Interno - 1132272 - SEVERINO LEOPOLDINO URTIGA FILHO
Interno - 2154866 - TIAGO FELIPE DE ABREU SANTOS