Banca de QUALIFICAÇÃO: KACIÊ KAROLINE DE ARAÚJO TRINDADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KACIÊ KAROLINE DE ARAÚJO TRINDADE
DATA : 09/02/2022
LOCAL: Por video conferencia

FRESAMENTO TROCOIDAL: análise da Integridade superficial do aço AISI 4340 no estado endurecido

fresamento trocoidal; integridade superficial; desgaste de ferramenta; aço AISI 4340

A integridade superficial envolve o estudo e controle das características da superfície (microestrutura, dureza, rugosidade superficial, tensão residual etc.) que influenciam a funcionalidade e a qualidade da superfície da peça. A utilização de peças que necessitam de elevada dureza, além de elevada qualidade superficial, é comum na indústria metal-mecânica, portanto, tem-se buscado métodos de fabricação eficientes para a usinagem de materiais no estado endurecido que produzam uma superfície com alta integridade. O fresamento trocoidal tem se mostrado uma alternativa promissora para a usinagem desses materiais, contudo, ainda é necessário analisar o seu desempenho na integridade superficial da peça usinada. A trajetória trocoidal circular/convencional, utilizada nesse fresamento, permite mudanças suaves de direção da ferramenta tornando-a adequada para a usinagem de material no estado endurecido. Contudo, o tempo de usinagem dessa trajetória ainda é alto, uma vez que grande parte do movimento da ferramenta é realizada fora do corte. Diante disso, esse trabalho propõe aperfeiçoar a trajetória trocoidal circular mantendo a sua característica de mudança suave de direção da ferramenta, contudo, reduzindo o caminho fora do corte e, consequentemente, reduzindo o tempo de usinagem; e aplicar essa trajetória no fresamento de aço AISI 4340 no estado endurecido a fim de se analisar a influência do fresamento trocoidal na integridade superficial da peça usinada. Os resultados preliminares mostraram que a trajetória desenvolvida, chamada de semielíptica, manteve a característica de mudança suave de direção da ferramenta, reduziu o caminho da ferramenta realizado fora do corte e provocou uma redução de 12,72% no tempo de usinagem quando comparada a trajetória trocoidal convencional, o que indica que o método proposto pode melhorar a eficiência da usinagem. Contudo, ainda é necessária a realização de testes de usinagem verificando a influência do tipo da trajetória trocoidal na integridade superficial da peça e no desgaste da ferramenta de corte.

Presidente - 1810494 - KLEBER GONCALVES BEZERRA ALVES
Interno - 2296912 - OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
Externo ao Programa - 1477726 - FLAVIO JOSE DA SILVA
Externo ao Programa - 2168950 - MAXIME MONTOYA