Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO EVERTON TAVARES DE LUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO EVERTON TAVARES DE LUNA
DATA : 10/09/2021
LOCAL: PPGEM

ADAPTAÇÃO DE UM MOTOR TURBO DIESEL PARA FUNCIONAR NO MODO DUAL: ESTUDO DE CASO

Motor Diesel. Ciclo Dual. Análise Experimental. Simulação Numérica.

Produzir energia limpa, respeitando rígidos padrões de emissões, e a baixo custo é um grande desafio para a sociedade moderna. Sabe-se que os combustíveis fósseis, principalmente os derivados do petróleo, compõem a maior porcentagem da matriz energética do mundo. Concomitantemente, a queima desses combustíveis emite gases nocivos ao meio ambiente, como os gases causadores do Efeito Estufa, gerando preocupação, indistintamente, a governos e indivíduos. Os motores de combustão interna possuem considerável participação na emissão desses poluentes, no entanto, têm um papel importante na geração de energia. Desses motores, os a diesel são os mais utilizados devido às suas excelentes qualidades de combustão, alta eficiência, alta taxa de compressão e alta potência, apresentando, ainda, longa vida útil. Em contrapartida, são também eles que produzem as mais elevadas emissões de NOX, de fumaças e de particulados. Por sua vez, o diesel apresenta preço de mercado superior ao dos combustíveis gasosos, para gerar a mesma potência, sobretudo, quando se compara ao gás natural. Tais aspectos têm levado pesquisadores a buscarem substituir, parcialmente, o combustível diesel pelo gás natural, visando mitigar esses efeitos, sem que se deixe de tirar proveito da grande robustez daquele motor. E uma forma prática de se concretizar tal feito é pela adaptação do motor Diesel ao Modo Dual. De fato, a tecnologia Dual Fuel tem demonstrado ser adequada para se atingir os mencionados anseios, uma vez que garante as boas características de combustão, em todos os níveis de cargas, e reduz as emissões de NOX e PM. Percebe-se, todavia, que os kits Dual Fuel comercializados atualmente, possuem alto custo de aquisição e necessitam de mão de obra especializada para instalá-los. Nesse contexto, a presente proposta de tese representa um estudo da adaptação de um motor diesel turbo para o modo dual. O estudo envolve análise numérica e experimental. Como resultado desta proposta, pretende-se desenvolver um kit de conversão simples, de baixo custo, facilidade de manutenção e capacidade de operar o motor com maior eficiência energética e com redução das emissões. Esse kit Dual Fuel está sendo desenvolvido em conjunto com uma equipe do Laboratório de Inovação da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Testes preliminares, operando no modo diesel e dual, foram realizados com a finalidade de coletar dados para o desenvolvimento desse dispositivo. Os resultados preliminares mostraram que, quando operando no modo dual, em comparação ao modo diesel, na última potência analisada, o gás natural substituiu em 97% o volume de diesel, gerando uma economia de 46,3%, no valor do combustível, e, em altas cargas, apresentou eficiências superiores àquelas do modo diesel.

Presidente - 1420628 - JORGE RECARTE HENRIQUEZ GUERRERO
Interno - 1730930 - ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA
Externo à Instituição - EMERSON FREITAS JAGUARIBE - UFPB
Externo à Instituição - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS - UFPB