Banca de QUALIFICAÇÃO: NADJA ACCIOLY ESPINDOLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NADJA ACCIOLY ESPINDOLA
DATA : 26/08/2021
LOCAL: PPGEM/UFPE

Estimativa de parâmetros termofísicos da mama a partir de imagens por infravermelho utilizando mapeamento de textura e algoritmos bioinspirados

Simulação numérica. Otimização. Problema inverso. Biotransferência de calor. Enxame de partículas.

As altas taxas de incidência e mortalidade do câncer de mama o tornam o tipo de câncer mais frequente na população feminina, após o câncer de pele não melanoma. A atual recomendação do Ministério da Saúde do Brasil como estratégia de rastreamento é a realização bienal de exames mamográficos em mulheres entre 50 e 69 anos. Entretanto, tem sido questionado a relação do uso do rastreamento com mamografia na redução da mortalidade por câncer de mama, elevando o interesse de outros métodos para realização do rastreamento de câncer de mama. Faz-se interessante estudar a termografia como um exame que complemente os atuais exames para diagnóstico de anomalias mamárias. Não se espera que a termografia substitua a mamografia. Para tal, precisa-se entender e conseguir representar as relações entre os fatores fisiológicos e patológicos e a medição das temperaturas superficiais da mama através de imagens por infravermelho. Neste trabalho, busca-se realizar estimativas de parâmetros termofísicos do tecido mamário e da anomalia a partir da utilização do mapeamento de texturas utilizando procedimentos de otimização baseados em padrões da natureza, aplicados para solução de problemas (algoritmos bioinspirados). A estrutura computacional utilizada compreende: pré-processador GAMBIT® e Mesh® (geração de malhas); Fluent® (simulação numérica); framework “Avaliação de Modelos Térmicos de Mama” (mapeamento de textura) e rotinas no MATLAB® (resolução do problema de otimização). Foram utilizadas as funções fmincon (Método Programação Sequencial Quadrática) e particleswarm (Método Enxame de Partícula) do Optimization Toolbox do MATLAB® para resolver os problemas de otimização. Os resultados já obtidos indicam a possibilidade de realizar estimativas das condutividades térmicas da mama e do tecido tumoral utilizando métodos de computação evolucionária, entretanto, deve-se incluir a técnica de planejamento de experimentos de forma que conclusões válidas sejam obtidas a partir de uma análise adequada dos dados. Este estudo está correlacionado com o projeto de pesquisa em andamento na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): "Análise da viabilidade do uso de câmera termográfica como ferramenta auxiliar no diagnóstico de câncer de mama em hospital público localizado em clima tropical", aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com registro no Ministério da Saúde CEP/CCS/UFPE Nº 279/05 e em andamento desde novembro de 2005 sob a coordenação da Prof.ª Rita de Cássia Fernandes de Lima.

Presidente - 1132340 - RITA DE CASSIA FERNANDES DE LIMA
Interno - 1730930 - ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA
Externo ao Programa - 1807632 - WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
Externa ao Programa - 2103925 - ANA LUCIA BEZERRA CANDEIAS