Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELLA BATISTA PADILHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANUELLA BATISTA PADILHA
DATA : 09/08/2021
LOCAL: PPGEM
TÍTULO:

 PRODUÇÃO DO COMPÓSITO CERÂMICO BASEADO EM Al2O3-ZrOREFORÇADO COM Dy2OPARA REVESTIMENTO DE TANQUE DE PETRÓLEO


PALAVRAS-CHAVES:

compósitos cerâmicos, alumina-zircônia, óxido de terra rara Dy2O3, revestimento cerâmico, petróleo cru


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Devido ao fato de o petróleo cru ser um produto altamente corrosivo e quimicamente reativo, a indústria petrolífera enfrenta um problema crítico no processo de armazenamento e transporte de petróleo por causa da degradação dos tanques feitos de materiais metálicos.

 

Uma alternativa para sanar a degradação desses tanques é o uso de revestimentos feitos de materiais que sejam mais resistentes às intemperes criadas pelo petróleo. Desta forma, há uma demanda de desenvolvimento de materiais para esse fim.

 

Por sua alta resistência corrosiva, os materiais cerâmicos mostram-se favoráveis para esta aplicação. As cerâmicas baseadas em alumina são umas das mais utilizadas quando a demanda é de material de alta tenacidade e alta resistência mecânica. Contudo, a fragilidade inerente às cerâmicas ainda é um fato determinante que dificulta o uso destes materiais em componentes estruturais para aplicações na indústria.

Estudos relatam que cerâmicas baseadas em alumina tem suas propriedades melhoradas com incorporações de óxidos de titânio, ou oxido zircônio, entre outros. Além disso, suas qualidades, sendo elas a tenacidade, a resistência mecânica e a resistência à ambiente hostil, aumentam ainda mais com pequenas incorporações de óxidos de terra rara.

Neste contexto, no presente trabalho foram produzidos compósitos cerâmicos alumina-zircônia (), reforçados com óxido de terra rara (DyO), variando as porcentagens em peso do óxido de disprósio em 1% e 3%, e da zircônia em 5%, 10%, 15% e 20% em peso. A produção dos compósitos se deu por processo termomecânico e sinterização a uma temperatura de 1350o C e suas propriedades mecânicas e características estruturais, microestruturais foram estudadas através da microdureza Vickers, da difração de raios-x, da microscopia óptica e da microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os compósitos foram testados antes e depois da imersão em petróleo cru para o estudo da estabilidade do material desenvolvido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2320860 - YOGENDRA PRASAD YADAVA
Interno - 2296912 - OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
Interno - 1215178 - RICARDO ARTUR SANGUINETTI FERREIRA
Notícia cadastrada em: 04/08/2021 11:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01