Banca de QUALIFICAÇÃO: IVAN BEZERRA DE MELLO PICCHI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVAN BEZERRA DE MELLO PICCHI
DATA : 21/06/2021
LOCAL: INTM/UFPE
TÍTULO:

Soldagem dissimilar por eletroescória com fita de chapas de aço carbono cladeado com aço inoxidável 904L e passe de acabamento em Inconel 625.


PALAVRAS-CHAVES:

Aço inoxidável superaustenítico; Ligas de níquel; Soldagem por Eletroescória com fita; soldagem dissimilar; chapas cladeadas.


PÁGINAS: 155
RESUMO:

Os vasos de pressão conhecido como separadores trifásicos são equipamentos essenciais à separação do petróleo bruto na etapa de processamento primário em uma planta de extração petrolífera, sendo responsável pelo isolamento das três principais fases da mistura homogênea do produto extraído: óleo, gás e água. Tais separadores são usualmente fabricados maciçamente de aços inoxidáveis devido ao ambiente agressivo e corrosivo ao qual são submetidos as paredes internas do equipamento, constantemente em contato com o petróleo bruto, ricos em cloretos e sulfetos em sua composição. Como alternativa ao alto custo associado a fabricação de equipamentos de grande porte completamente fabricados em aço inoxidável, tem-se o revestimento de materiais nobres sobre substratos de aço carbono. O presente trabalho analisou o último passe realizado na junta utilizada na fabricação de um separador trifásico, no qual foi utilizado o processo de eletroescória com fita de Inconel 625, tendo como substrato um chapa de aço carbono A516 Gr. 70 normalizado revestida com aço inoxidável superaustenítico AISI 904L. Neste contexto, o presente trabalho se propôs a estudar o comportamento metalúrgico da soldagem dissimilar citada através da realização de análises estruturais e microestruturais, ensaios não destrutivos, análise de dureza por microindentações e ensaio corrosivo da junta soldada. As análises microestruturais destacaram a presença de importantes regiões denominadas de zonas parcialmente diluídas nas interfaces próximas as linhas de fusão, as quais são associadas ao aumento brusco de dureza na região e na formação de precipitados e fases deletérias às propriedades mecânicas e de resistência à corrosão local, quando comparado a junta soldada global. Apesar da formação de tais regiões, a junta fabricada foi aprovada nos ensaios de tração, dobramento, líquido penetrante, radiografia e no ensaio de corrosão por voltametria cíclica, capacitando a fabricação da junta dissimilar proposta como uma excelente alternativa na fabricação de separadores de petróleo por apresentar uma melhor relação entre custos e propriedades ao processo usual de fabricação, além de agregar uma maior vida útil pela otimizada resistência à corrosão alcançada devido a soldagem dissimilar realizada entre o aço 904L e o metal de adição à base de níquel Inconel 625.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2154866 - TIAGO FELIPE DE ABREU SANTOS
Interno - 1477726 - FLAVIO JOSE DA SILVA
Interno - 1810494 - KLEBER GONCALVES BEZERRA ALVES
Notícia cadastrada em: 18/06/2021 09:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11