Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE RIBAMAR RIBEIRO SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE RIBAMAR RIBEIRO SILVA JUNIOR
DATA : 03/11/2023
LOCAL: PPGEM
TÍTULO:

Modelagem, simulação e otimização de um sistema de armazenamento de energia por ar liquefeito (LAES) integrado a um sistema de regaseificação de Gás Natural.


PALAVRAS-CHAVES:

Armazenamento de Energia Elétrica, LAES, GNL, Sistemas Energéticos Integrados.


PÁGINAS: 19
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise numérica de uma unidade de armazenamento de energia por ar liquefeito (LAES) integrada a terminais de GNL (Gás Natural Liquefeito) ou navios de transporte. A metodologia deste trabalho envolverá modelagem, simulação e otimização dos sistemas e subsistemas em questão. A construção dos algoritmos de resolução dos modelos será realizada por meio do Matlab ou do Engineering Equation Solver (EES). Para isso, será realizada a modelagem e simulação dos componentes que integrarão o sistema de armazenamento de energia por ar liquefeito (LAES) bem como do sistema de gaseificação de GNL que será estudado. Serão avaliados o armazenamento por calor sensível e por calor latente utilizando uma tecnologia de leito fixo, além dos efeitos de aproveitamento da energia térmica dissipada em determinados estágios do sistema. Em seguida deverá ser realizada a análise de otimização tendo como função objetivo a eficiência energética e a emissão de carbono, levando em consideração também a otimização em relação ao objetivo econômico (VPL). Por meio desta pesquisa espera-se obter resultados favoráveis à viabilidade de implementação da alternativa tecnológica LAES acoplada a terminais GNL, tanto em relação a emissão, eficiência energética como em termos de custos de armazenamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1420628 - JORGE RECARTE HENRIQUEZ GUERRERO
Interno - 1130688 - JOSE CARLOS CHARAMBA DUTRA
Externo ao Programa - 1735794 - MARIO AUGUSTO BEZERRA DA SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 10:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06