Banca de DEFESA: DANIEL RODRÍGUEZ LÓPEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL RODRÍGUEZ LÓPEZ
DATA : 29/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPGEM
TÍTULO:

 Metodologia Integrada de Diagnóstico: Aspectos de Análise de Termoeconomia e Confiabilidade Aplicados a Sistemas de Armazenamento de Energia por Ar Comprimido.



PALAVRAS-CHAVES:

armazenamento de energia por ar comprimido, armazenamento de energia térmica, análise termodinâmica, análise exergoeconômica, análise de confiabilidade.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

A demanda mundial de energia elétrica aumentou rapidamente nas últimas décadas, o que está resultando no declínio dos recursos energéticos não renováveis, tais como carvão, gás natural e petróleo. Este espaço é ocupado, em grande medida, pelas fontes renováveis de energia e, entre elas, a geração por fontes eólica e solar fotovoltaica foram as mais destacadas. No Brasil as energias renováveis são um caso de sucesso, dominadas historicamente pela geração hidrelétrica. Porém, a expansão desta fonte de geração enfrenta progressivamente maiores custos e restrições. Neste cenário, a geração a partir de fontes eólica e solar fotovoltaica mostraram um aumento considerável nos últimos 10 anos. As características intermitentes destas fontes podem gerar instabilidade nas redes de energia. Logo, são necessárias tecnologias com capacidade de absorver as bruscas variações de potência, bem como garantir uma reserva de potência adequada, como os sistemas de armazenamento de energia por ar comprimido (CAES). No presente trabalho foram analisadas três configurações diferentes de sistemas CAES, acionados por fontes de energia primária de natureza intermitente, eólica e solar fotovoltaica, com base em critérios termoeconômicos e de confiabilidade, para desenhar uma metodologia integrada de diagnóstico. As eficiências de ida e volta, 1 e 2, do sistema CAES de referência foram de 0,31 e 0,23 respectivamente, e a eficiência exergética foi de 0,23. Esta configuração foi comparada com duas configurações mais avançadas, integradas com sistemas de armazenamento de energia térmica (TES) por calor sensível, em leito fixo e em óleos térmicos. Análises termoecnômicas foram realizadas para avaliar estratégias de comercialização da energia elétrica armazenada em cada configuração. Com base no método de análise de modos de falhas e efeitos expandida (FMEAe) foi avaliada a confiabilidade destes sistemas, para selecionar os componentes mais importantes para a fiabilidade da instalação. Em cada análise era avaliado o efeito da fonte primaria de energia usada para acionamento do sistema CAES. Finalmente, foi estruturada uma metodologia integrada de diagnóstico com base nos métodos de análise e critérios de hierarquização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1420628 - JORGE RECARTE HENRIQUEZ GUERRERO
Interno - ***.219.824-** - ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA - IFPE
Interno - 1130688 - JOSE CARLOS CHARAMBA DUTRA
Externo à Instituição - CARLOS ANTONIO CABRAL DOS SANTOS - UFPB
Externo à Instituição - JOSE ROBERTO SIMOES MOREIRA - USP
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08