Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA ATAIDE DA MOTTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA ATAIDE DA MOTTA
DATA : 11/08/2023
LOCAL: PPGEM
TÍTULO:

Análise do desempenho térmico de um conjunto multicamadas de tecidos com controles passivo e ativo para uso em vestimentas de proteção em ambientes industriais refrigerados.


PALAVRAS-CHAVES:

desempenho térmico; Tecidos multicamadas; material de mudança de fase; aquecimento por resistência; segurança ocupacional.


PÁGINAS: 27
RESUMO:

Diversas atividades laborais expõem os trabalhadores ao frio podendo causar desconforto térmico, doenças ocupacionais ou até mesmo a morte, com repercussões à saúde e segurança. Para a proteção dos indivíduos, são especificadas vestimentas multicamadas de proteção contra o frio projetadas para fornecer isolamento térmico. Na área têxtil, as aplicações de tecidos inteligentes em vestimentas de proteção têm se mostrado como técnicas promissoras na obtenção de soluções aprimoradas para uso profissional. Esta pesquisa propõe a avaliação do desempenho térmico de um conjunto multicamadas de tecidos com a aplicação integrada de uma camada contendo material de mudança de fase (controle passivo) e outra camada contendo por resistência elétrica (controle ativo). Pretende-se testar experimentalmente as diversas configurações de montagem pele/tecido/ambiente para a obtenção de parâmetros que possibilitem estimar a performance do conjunto com as amostras de tecidos adicionadas àquelas usadas convencionalmente para a proteção contra o frio. A abordagem experimental será complementada com uma análise numérica. A abordagem numérica visa a construção de um modelo e da simulação do processo de transferência de calor nos tecidos multicamadas. No desenvolvimento do estudo, a abordagem experimental contará com a construção de um modelo considerando a transferência de calor unidimensional na direção transversal do tecido multicamadas, enquanto a abordagem numérica envolverá a modelagem matemática do problema e a construção de um algoritmo para realizar simulações numéricas. A resolução das equações que explicam os fenômenos envolvidos na transferência de calor será realizada por meio do método das diferenças finitas. Como resultados, será discutido como a inserção de tecidos contendo PCM e aquecimento por resistência elétrica afetaram as propriedades térmicas do conjunto multicamadas de proteção contra o frio nas diversas situações. Ao final, serão feitas as considerações conclusivas e recomendações para estudos futuros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1420628 - JORGE RECARTE HENRIQUEZ GUERRERO
Interno - ***.889.084-** - JOSE ANGELO PEIXOTO DA COSTA - IFPE
Interna - 1132340 - RITA DE CASSIA FERNANDES DE LIMA
Externo ao Programa - 1735794 - MARIO AUGUSTO BEZERRA DA SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 13:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06