Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ENDREO BARACHO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ENDREO BARACHO DA COSTA
DATA : 31/05/2023
LOCAL: Recife - PE
TÍTULO:

ESTUDO DA RESISTÊNCIA A CORROSÃO E ABRASÃO DE REVESTIMENTOS DE BRONZE-Al, BRONZE-Ni-Al E Cu-Ni-Cr FABRICADOS POR PLASM ARC TRANSFER (PTA)


PALAVRAS-CHAVES:

Revestimento, Resistência à corrosão e à abrasão, Plasma Arc Transfer (PTA)


PÁGINAS: 25
RESUMO:

Para um melhor desempenho de materiais para fins de fabricação estrutural, náutico, componentes submetidos a abrasão e ao atrito ou aplicações no setor petroleiro pode-se realizar aplicações de revestimentos. A manufatura aditiva (MA) é um processo de aplicação de revestimentos no qual se produz peças ou revestimentos pela deposição de camadas de um determinado material. Na produção de peças revestidas, um material é depositado sobre um substrato, sendo uma das aplicações do revestimento de peças metálicas, com outros materiais metálicos a fim de se obter melhores propriedades de superfície, tais como resistência a corrosão, a abrasão e aumento da dureza superficial do substrato revestido. Dentre os processos da MA, a deposição de pós-metálicos se destaca na fabricação de peças e elementos revestidos. Os processos Plasma arc transfer (PTA) é uma técnica importante da MA na fabricação de peças revestidas. As peças fabricadas pelo processo de MA têm como principais características: redução de segregação, distribuição uniforme de partículas de segunda fase e refino de grão. Este processo ainda pode ser usado em campo na manutenção e reparo de peças offshore. O processo PTA é uma das técnicas mais utilizadas, uma vez que permite um alto controle na deposição de revestimentos de baixa espessura e alta qualidade, aliado a uma forte ligação metalúrgica entre revestimento e substrato. Contudo, o PTA é um processo que forma uma poça de fusão na superfície do substrato e nesta poça, revestimento e substrato se misturam fazendo com que a composição química do revestimento seja alterada. Esta mudança na composição química do revestimento está diretamente relacionada com a taxa de diluição. Pouca diluição resulta num revestimento de composição semelhante a composição inicial do material de origem, contudo alta diluição é preferida, uma vez que aumenta a adesão do revestimento no substrato e melhora a resistência a abrasão e as propriedades mecânicas. (MARQUES, 2006)


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MAURICIO DAVID MARTINS DAS NEVES
Interna - 1848318 - NADEGE SOPHIE BOUCHONNEAU DA SILVA
Presidente - 2296912 - OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
Notícia cadastrada em: 16/05/2023 18:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05