Banca de DEFESA: LEOPOLDINA MARIZ LOCIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEOPOLDINA MARIZ LOCIO
DATA : 03/05/2023
LOCAL: meet.google.com/brj-jyhd-hiy

HEINRICH MOSER, UM ARTISTA PIONEIRO DO DESIGN: perspectivas da história do design e memória gráfica pernambucana, no início do século XX.

Heinrich Moser. Memória gráfica. História do design. Artes gráficas. Design gráfico. Design da informação.

Esta tese investiga a trajetória e a obra gráfica de Heinrich Moser, um artista alemão que viveu em Pernambuco no início do século XX. Avalia-se a sua contribuição ao design pernambucano, ainda em seus primórdios, por meio do conjunto de suas produções gráficas e de sua atividade profissional por uma perspectiva mais ampla, considerando sua atuação na imprensa, em periódicos, no meio editorial, na publicidade, na indústria gráfica em geral e como docente da Escola de Belas Artes de Pernambuco. O levantamento da vida de H. Moser e sua obra, relacionada ao que hoje se entende como design gráfico, foi realizado em acervos públicos e privados, além de uma intensa investigação em jornais da época digitalizados e disponíveis on-line. Para análise dos dados foram considerados o contexto da época e as relações pessoais de H. Moser. Além disso, buscou-se avaliar algumas de suas produções sob a perspectiva do design da informação, a partir das teorias de Twyman (1979, 1982) e Ashwin (1979), sendo assim possível refletir sobre a linguagem gráfica e soluções visuais adotadas pelo artista. Levou-se em conta ainda a possível influência dos movimentos estéticos daquele período histórico em sua obra. Foi observado que as soluções gráficas e diferentes estilos em suas produções estavam relacionados ao objetivo específico de cada trabalho e à temática solicitada pelo cliente de acordo com o público a ser alcançado, evidenciando assim práticas de um profissional de design. Como docente, teve influência significativa na construção das disciplinas curriculares da Escola de Belas Artes de Pernambuco. Nos programas propostos por H. Moser, foram encontrados exercícios didáticos relacionados à produção gráfica da época, evidenciando a conexão dessa disciplina com o design gráfico. A presente pesquisa identificou que as diversas produções gráficas de H. Moser, bem como sua atuação como docente, representam uma significativa contribuição para a história do design e para a memória gráfica de Pernambuco. Dessa forma, é possível confirmar e reconhecer H. Moser como um dos pioneiros do design brasileiro.

Interna - 2497208 - ISABELLA RIBEIRO ARAGAO
Externa à Instituição - LETÍCIA PEDRUZZI FONSECA - UFES
Externa ao Programa - 2299962 - ROSANGELA VIEIRA DE SOUZA - nullInterno - 1133862 - SILVIO ROMERO BOTELHO BARRETO CAMPELLO
Presidente - 1132321 - SOLANGE GALVAO COUTINHO