Banca de DEFESA: SILVIA APARECIDA DE OLIVEIRA DE ALENCAR MATOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA APARECIDA DE OLIVEIRA DE ALENCAR MATOS
DATA : 28/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: http://meet.google.com/yuj-fauk-jrr
TÍTULO:

RODA DE FUXICO: UM MÉTODO DE ENSINO BRASILEIRO COMO PROPOSTA DE APOIO A PROFESSORES NA ORIENTAÇÃO DA CRIAÇÃO DE SISTEMAS DE IDENTIDADES VISUAIS PARTICIPATIVOS.


PALAVRAS-CHAVES:

método de ensino; sistemas de identidades visuais; design participativo; decolonização do ensino de design; diversidade de participantes.


PÁGINAS: 327
RESUMO:

O ensino acadêmico para criação de sistemas de identidades visuais (SIV) é ofertado nos cursos de design de instituições públicas brasileiras de nível superior, em disciplinas relacionadas ao design gráfico. Para esse ensino específico, uma revisão bibliográfica preliminar apontou que são utilizados métodos essencialmente projetuais, que contêm uma organização sistemática orientando como projetar, mas não apresentam apoio didático. Assim, diante de uma pressuposta problemática de não haver métodos de ensino que pudessem apoiar professores na orientação do desenvolvimento de SIV, iniciou-se esta pesquisa de doutorado com o objetivo de reformular um modelo experimental projetual preexistente – Fuxico – em um método de ensino – Roda de Fuxico – que contém, para além de fases projetuais, sugestões de planos de ensino, planejamento de aulas, materiais de leitura, exercícios e ferramentas para auxiliar na avaliação de trabalhos, além de sugestões de oficinas e exercícios práticos. Durante o estudo, o pressuposto de inexistência de um método de ensino brasileiro específico foi constatado, por meio de resultados amostrais advindos de uma revisão sistemática da literatura sobre métodos desenvolvidos por outros pesquisadores, além de entrevistas com professores de design de universidades públicas das cinco regiões brasileiras. A metodologia para o desenvolvimento do método de ensino Roda de Fuxico se estruturou em cinco etapas: (1) Teoria, realizando-se um aprofundamento e um posicionamento acerca dos conhecimentos que envolvem o campo; (2) Imersão, operando-se um aprendizado com os saberes e fazeres da comunidade criativa do artesanato fuxico e ressignificando o valor de referências autóctones, em detrimento de paradigmas estrangeiros, para metodologias brasileiras de design; (3) Concepção, com a construção do método de ensino, influenciada pela teoria visitada e pela convivência nas rodas de fuxico; (4) Experimentação, quando o método foi experimentado por professoras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ; e (5) Apresentação, quando o método Roda de Fuxico foi apresentado para oito professores especialistas em sistemas de identidade visual, de todas as regiões do Brasil, em busca de sugestões de melhoria e validação. Com o atravessar da pandemia da Covid-19 no caminho do doutorado, significativa parte do estudo foi realizada de forma remota, influenciando diretamente na coleta de dados. Mesmo assim, a imersão nas rodas de fuxico
aconteceu, permitindo-se criar uma correspondência entre um processo advindo dos saberes locais, as rodas de fuxico, e o método de ensino em design. A partir disso, percebeu-se que se deu um passo na direção do processo de decolonização no ensino de design, um pequeno avanço, diante da consciência de que a decolonização no ensino é um processo mais profundo e complexo. Ademais, para além de se configurar como método de ensino, o Roda de Fuxico apresenta técnicas e ferramentas que inserem diversos participantes nos processos de criação, incluindo aqueles com posições divergentes, apoiando-se na abordagem do design participativo e na visão inclusivista das rodas de fuxico. Nomeia-se estes participantes de fuxiqueiros, sendo eles: os clientes, os designers em formação e os diversos tipos de sujeitos para quem e com quem se desenvolve as identidades visuais. Entende-se que há diversos tipos de sujeitos que interagem com as identidades visuais, e não só aqueles que as utilizam. Tal proposta de ampliação da diversidade de participantes distancia o Roda de Fuxico de outros métodos projetuais que sugerem, prioritariamente, a interação direta entre o cliente do projeto e o designer responsável. Por fim, disponibiliza-se o método Roda de Fuxico, que foi validado por docentes e especialistas, para professores interessados, percebendo-o como aquele que oferta sugestões de apoio ao ensino, que podem ser utilizadas integralmente ou de forma modular, e que apresenta características de flexibilidade ao se adaptar ao processo de ensino preexistente dos professores e às suas características particulares de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BÁRBARA EMANUEL - UFF
Interna - ***.426.594-** - EVA ROLIM MIRANDA - UFAL
Presidente - 1134080 - HANS DA NOBREGA WAECHTER
Externa ao Programa - 3231421 - MARIA DE FATIMA WAECHTER FINIZOLA SANTANA - nullInterno - 1133862 - SILVIO ROMERO BOTELHO BARRETO CAMPELLO
Notícia cadastrada em: 30/03/2023 15:27
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