Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSTINO BARBOSA DA SILVA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSTINO BARBOSA DA SILVA NETO
DATA : 27/03/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

REVOLUÇÃO BIOMIMÉTICA PELA PEDAGOGIA AMBIENTAL: CRIATIVIDADE E BASIC DESIGN COMO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS DO DESIGN BIOINSPIRADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Design. Biomimética. Basic Design. Método. Educação


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A interferência Antropogênica sobre a Natureza, intensificada pelo Modelo Industrial, tem sido considerada fator principal dos desequilíbrios ambientais: embora o desenvolvimento técnico e científico dos últimos séculos tenha proporcionado melhores condições para a vida humana, o crescente e heterogêneo padrão de Consumo desencadeou, em alcance e escala, a poluição, escassez e esgotamento dos Recursos Naturais, comprometendo todas as formas de vida. Entretanto, os modelos e padrões produtivos são descritos e transmitidos através de códigos sociais, informações, aprendizados e pedagogias que projetam as Culturas, segundo os interesses de quem as dominam e/ou impõem. Os conceitos de Desenvolvimento, Progresso e os dados objetivos que os justifiquem, agora são questionados segundo valores relativos, éticos, filosóficos, humanistas, orientados para um modelo integrativo, holístico, generalista, sustentável, complexo. A ambiência artificial massificada tem alienado a experiência humana em diversos aspectos, a ponto de comprometer a percepção da realidade natural, física ou material que a sustenta. Por isso, a atividade de projetar ou formatar necessidades em artefatos diversos tem colocado a responsabilidade de transformação do mundo diante do Design, reconhecido como parte do problema - ao despertar o desejo por objetos necessários, uteis e inteligentes - e também como solução, ao fornecer metodologias escaláveis orientadas para a sustentabilidade. Este trabalho faz uma análise das distorções conceituais e projetuais do modelo em questão, com o objetivo de apresentar soluções consistentes a longo prazo, através da reeducação e da sensibilização das novas gerações, seguindo a mentoria e a sabedoria disponibilizada pela Natureza. Apresenta o Design como meio codificador e decodificador entre o natural e o artificial, utilizando a Biônica/Biomimética, enquanto ferramentas de percepção e analogia das estratégias biológicas, nas experiências profissionais e educativas dos designers Bruno Munari e Carmelo Di Bartolo. Essa abordagem levanta a hipótese de que a Natureza potencializa a percepção e a Criatividade através de padrões e do Basic Design descrito nas formas naturais. Como métodos, utiliza revisão de literatura, entrevistas, análise de dados e de metodologias educativas e projetuais que justifiquem a pesquisa e a relevância do tema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1131839 - AMILTON JOSE VIEIRA DE ARRUDA
Externo à Instituição - ANTONIO ROBERTO MIRANDA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - PAULO CESAR MACHADO FERROLI - UFSC
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 19:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11