CENÁRIO DO ENSINO DE MATERIAIS e SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE DESIGN NO BRASIL E ITÁLIA: diretrizes e estratégias.
experiências materiais, educação material no design, design industrial, sustentabilidade
A relação do Design com os materiais vem sedo remodelada devido à diversas questões ligadas aos impactos desta área em ambito global. O constante desenvolvimento tecnológico, a relação insustentável com a natureza e impactos negativos à sociedade e o meio, geram demandas por novas práticas projetuais. A área do design é muito abrangente, e o foco deste trabalho é a abordagem com materiais, já que somos rodeados por artefatos, e estes requerem uma matéria prima para para que projetos e “desenhos” sejam materializados. Esta tese visa abordar a relação de Instituições de Ensino Superior em Design para com o processo de seleção de materiais com foco na sustentabilidade. Isso, pois esta atividade requer tomada de decisão influenciada por diferentes disciplinas e fatores tangíveis e intangíveis; além de ser uma etapa determinante para os impactos ao meio ambiente, e às experiências dos usuários. Para isso, serão abordadas perspectivas contemporâneas acerca do ensino de materiais, ilustrando ‘requisitos’ relevantes e cruciais para esta etapa, como a complementaridade entre os aspectos tangíveis e intangíveis inerentes e projetados ao material. A pesquisa também coletará diretrizes e estratégias utilizadas em IES de Design no Brasil e Itália, visando a oportunidade que o estudo intercultural favorece à troca de perspectivas de ação. Com isso, a pesquisa também visa coletar considerações de especialistas acerca das diretrizes e estratégias coletadas e as utilizadas de fato; além de suas considerações acerca do contexto atual e futuro do ensino de materiais.