DESIGN PARA ETIQUETAS DO VESTUÁRIO: Compreensão e usabilidade da simbologia têxtil por profissionais brasileiros autônomos de lavagem e passadoria.
Design da Informação. Ergonomia Informacional. Etiquetas Têxteis. Linguagem Visual.
Este trabalho trata de investigação dentro da área do design da informação e da ergonomia informacional, e tem como objeto de estudo as etiquetas têxteis de moda adulta no mercado brasileiro. O problema identificado gira em torno da falta de compreensão por parte dos usuários dos símbolos de uso e conservação de produtos do vestuário culminando no manuseio incorreto e acarretando-lhes consequências que podem levar ao descarte da peça, prejuízos financeiros e até problemas de saúde. O objetivo é avaliar o grau de entendimento do consumidor acerca dos símbolos de cuidado e manutenção têxteis, presentes nas etiquetas de roupas. Propõe-se uma metodologia exploratória, bibliográfica, seguida de uma análise qualitativa e quantitativa sobre processo de leitura das etiquetas têxteis de moda adulta, através de métodos e instrumentos a serem desenvolvidos conforme a natureza do objeto de estudo. No decorrer do trabalho serão selecionados e aplicados testes de compreensibilidade e leiturabilidade com os sujeitos e a partir das conclusões obtidas deve-se avançar para um campo propositivo que será depois testado e comparado ao sistema já existente. Ao final da investigação pretende-se propor soluções para os problemas encontrados.