Banca de DEFESA: JOSÉ EDUARDO ARAÚJO LOBO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ EDUARDO ARAÚJO LOBO
DATA : 16/01/2023
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/grw-uzaf-szb
TÍTULO:

A WEB AR COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO: Uma análise de sua aplicação voltada para a atividade cognitiva do desenho técnico através da prototipagem virtual de produtos na produção cenográfica.


PALAVRAS-CHAVES:

Realidade Aumentada Móvel, Prototipagem Virtual, Desenho Técnico, Design Cenográfico, Habilidades Espaciais, Design Science.


PÁGINAS: 334
RESUMO:

Esta dissertação investiga a aplicação da realidade aumentada como ferramenta de mediação na cognição do detalhamento técnico aplicado no âmbito da produção cenográfica de projetos conceituais -Tailor Mades. Para tanto, a fundamentação teórica compreende os temas da Realidade Aumentada (RA), aprofundando-se o estado da técnica sobre a realidade aumentada móvel baseada na web - Web AR; além dos fatores cognitivos (fatores humanos, emocional e das habilidades espaciais), prototipagem virtual, e o design técnico. O processo de pesquisa decorreu à luz da Design Science Research (DSR), uma vez que buscou desenvolver uma solução para uma classe específica de problemas que atendem a propósitos humanos, assim como produzir conhecimento a partir desse processo. Para alcançar os objetivos da pesquisa, a DSR considera métodos abdutivos, combinados com métodos indutivos e dedutivos. A pesquisa é delineada em cinco etapas principais. A primeira, conscientização, consiste na definição e formalização do problema a respeito da comunicação técnica espacial na linha de produção cenográfica (ambiente externo) de tailor mades. As soluções satisfatórias necessárias são delineadas pela revisão bibliográfica e a análise de artefatos similares tendo como resultado a definição dos requisitos eo escopo, que conduzem o processo do projeto, desenvolvimento e avaliação. O desenvolvimento e a verificação do artefato ocorrem em pequenos ciclos iterativos, baseados em métodos ágeis. O estudo avalia as dimensões da inteligência espacial (habilidades espaciais) dos participantes, antes e depois do uso da ferramenta de mediação no contexto real de trabalho, e verifica a satisfação do usuário com o sistema proposto, através de questionário subjetivo, baseado no modelo tradicional de aceitação da tecnologia (TAM), incluindo dimensões mais especificas relacionadas a tecnologias interativas, inserindo constructos da Teoria Unificada de Intenção e Uso de Tecnologia (UTAUT). O conhecimento gerado a partir de todo o processo pode servir como base para outros pesquisadores desenvolver, em nível abrangente, novas ferramentas com uso de tecnologias imersivas de RA, e em nível específico, ferramentas para o desenvolvimento de habilidades espaciais ou de mediação para a visualização de desenhos técnicos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1055817 - JOAO MARCELO XAVIER NATARIO TEIXEIRA
Externo à Instituição - RAFAEL RIEDER - UPF
Presidente - 2647023 - WALTER FRANKLIN MARQUES CORREIA
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 18:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01