Banca de QUALIFICAÇÃO: LISANDRA BATISTA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LISANDRA BATISTA DO NASCIMENTO
DATA : 29/12/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

Avaliação Afetiva de Produtos de Cutelaria: O Estudo de Caso da Marca HERDMAR - PT

design emocional; eletroencefalografia; afeto emocional; respostas fisiológicas;cutelaria.

As expressões culturais de uma sociedade se concretizam em seus comportamentos e hábitos. O uso de louças, toalhas e talheres para vestir à mesa no momento das refeições é uma prática milenar e cumpre um importante rito simbólico social (NISHIMURA, 2016). Para além da praticidade, tais artefatos são dotados de significados, comunicados através de seus aspectos estéticos. Estes, por sua vez, influenciam nas decisões de compra do sujeito. Uma vez que todo julgamento racional é guiado pelos afetos, as decisões racionais dos indivíduos estão diretamente ligadas aos fatores emocionais de sua relação com os artefatos (DAMÁSIO, 2012 ). Segundo Norman (2004) a experiência afetiva do usuário com um artefato perpassa três dimensões: visceral, comportamental e reflexiva. A dimensão visceral se refere às primeiras impressões causadas pelo produto; a dimensão comportamental se estabelece com o uso e está relacionada à capacidade de operar satisfatoriamente o artefato ou serviço; e a dimensão reflexiva confere a capacidade de associar significados, memórias e subjetividades ao produto. Na perspectiva do projeto, avaliar o impacto emocional dos artefatos nos usuários se faz necessário à medida que o afeto se apresenta como uma nova dimensão do design para o bem estar. As avaliações afetivas envolvem as respostas emocionais caracterizadas por reações subjetivas (conscientes) e fisiológicas (inconscientes), isto é, são expressas pelo corpo e pela mente a partir do recebimento de estímulos externos e internos (RIBEIRO, 2022). Na esfera individual, os aspectos subjetivos, respostas emocionais de nível consciente, variam de pessoa para pessoa e são influenciadas por características culturais e de memória. Já as respostas emocionais fisiológicas, inconscientes, são derivadas do Sistema Nervoso Central (SNC) e do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) ocorrendo de maneira similar em todos os seres humanos. O SNA é formado por neurônios eferentes, responsáveis por levar informação do cérebro para o corpo que por sua vez ativam diferentes musculaturas e glândulas. Todos os processos do SNA ocorrem de forma involuntária no corpo humano, e são expressos pela ativação das glândulas de suor, dilatação das pupilas, ritmos respiratórios e cardíacos entre outros (MAUS & ROBINSON, 2009). Dito isso, esta investigação acadêmica faz parte dos esforços de trabalho da cooperação internacional entre a empresa de cutelaria industrial portuguesa HERDMAR® , a Universidade do Minho - Portugal e a Universidade Federal de Pernambuco- Brasil que visa avaliar as emoções evocadas em um grupo de usuários brasileiros no contato com artefatos de cutelaria Portuguesa da marca HERDMAR®. A pesquisa será de caráter qualitativo e se utilizará dos princípios da neurociência na aplicação de protocolos para a análise comparativa das respostas declaradas e as respostas fisiológicas coletadas dos usuários durante os experimentos em laboratório. Para aferir as respostas fisiológicas do SNC será aplicada a ferramenta da eletroencefalografia (EEG) e para as do SNA será aplicada a Resposta Galvânica da Pele (RGS). Os resultados desses experimentos serão confrontados com os resultados das ferramentas de auto relato (PANAS e questionário) a fim verificar de que forma os elementos visuais percebidos dos talheres da empresa HERDMAR impactam na experiência afetiva dos usuários brasileiros.

Externo à Instituição - ANTÓNIO BERNARDO MENDES DE SEIÇA DA PROVIDÊNCIA SANTARÉM - UMinho
Presidente - 1550533 - GERMANNYA D GARCIA ARAUJO SILVA
Externo ao Programa - 1738250 - MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES - nullExterna ao Programa - 1459085 - TERCIA VALFRIDIA LIMA NUNES - null
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 17:34