Design da Informação, Design de Experiência, Usuário, Informação
Nos dias atuais, o design se localiza no desenvolvimento não só de objetos materiais, mas
também de digitais: interfaces gráfico-digitais utilizadas para a interação no ciberespaço.
Mediante a isso, a demanda por Pesquisa e Desenvolvimento em design para interfaces
gráfico-digitais de aplicativos, websites, plataformas e games tem se tornado acentuada.
Sabe-se que o Design da Informação tem por objetivo tornar a informação acessível,
compreensível, utilizável e simples, favorecendo a compreensão da informação por um
indivíduo, entre pessoas e/ou entre pessoas e artefatos, nota-se que diferentes definições
para a disciplina destacam a importância dos sujeitos no processo. Numa perspectiva
diferente, compreende-se que o Design de Experiência foi concebido com o intuito de
abranger todos os aspectos que envolvem a experiência do usuário com uma interface
gráfico-digital, porém identificamos pontos de contato entre o Design da informação e o
Design de experiência, uma vez que ambas as disciplinas lidam com informações e pessoas.
Sendo assim, percebe-se a necessidade de se atentar às possíveis relações e confluências
entre ambas as disciplinas a fim de se reforçar, diferenciar e suportar conteúdos a serem
apresentados às pessoas, seja em suporte físico ou digital.
O presente estudo busca identificar, de modo exploratório e pautado em análise crítica da
bibliografia, conceitos para o Design de Experiência e para o Design da Informação, que
sirvam como fundamentos teóricos. A proposta de delimitação de tais conceitos vai ao
encontro do levantamento de teorias fundamentais e poderão ajudar na identificação e
descoberta de se de fato existe uma interseção entre as duas áreas.