Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA HOLANDA KUNST

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA HOLANDA KUNST
DATA : 01/12/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

MODELO PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE RESIDENCIAL PERCEBIDA POR IDOSOS: o enfoque da Teoria das Facetas para a avaliação afetiva do lugar no âmbito da Ergonomia do Ambiente Construído.


PALAVRAS-CHAVES:

Pessoa Idosa. Moradia. Qualidade Residencial Percebida. Teoria das Facetas. Neurociência. Ergonomia do Ambiente Construído.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

O propósito da pesquisa apresentada neste Memorial de Qualificação é criar um modelo para a avaliação e a mensuração da Qualidade Residencial Percebida por idosos, conjugando ensinamentos da Teoria das Facetas, da Ergonomia do Ambiente Construído, da Qualidade Residencial Percebida e da Neurociência. A proposta para a avaliação afetiva do lugar justifica-se pelo aumento da população idosa, na busca por um ambiente residencial que favoreça a experiência afetiva deste público, a partir de estímulos ambientais captados e de respostas perceptuais/cognitivas e, por conseguinte, nortear diretrizes projetuais. Nesta direção, a pesquisa considera que o ambiente construído exerce influência sobre as atividades e o comportamento das pessoas e vice-versa, e essa relação é agravada quando o espaço não é adaptado para o morador idoso. A hipótese traçada é que, a partir de estudos atrelados ao modelo teórico de Avaliação Objetivada de Lugares, desenvolvido por Canter, ao estudar a interação entre pessoas e ambientes, as características da tarefa e as características dos ambientes são determinantes na proposta de um modelo conceitual para a avaliação da afetiva de lugares percebida por idosos. A validação do modelo proposto será feita por idosos independentes, moradores de casa ou apartamento, com idade a partir de 60 anos e domiciliados na Região Metropolitana de Recife-PE. Adotou-se como procedimento metodológico a Teoria das Facetas na busca de equilibrar os níveis teórico e empírico no desenho da investigação empírica. Para a coleta dos dados, propõe-se o Sistema de Classificações Múltiplas - considerando situações de cenas residenciais como elementos de estímulos -, bem como a adoção de pequenos aparelhos utilizados pelas Neurociências para o registro da eletromiografia e da resposta galvânica da pele. Esses dados serão interpretados, respectivamente, pela técnica estatística de escalonamento multidimensional Análise da Estrutura de Similaridade e pelos grafos produzidos pelos aparelhos. Espera-se que os resultados possam estabelecer a Qualidade Residencial Percebida por idosos, corroborar com o sentido de sinceridade das respostas afetivas e, por conseguinte, validar o modelo proposto.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DAYSE DA SILVA ALBUQUERQUE - UFAM
Externa ao Programa - 1131263 - CIRCE MARIA GAMA MONTEIRO - nullInterna - 2295032 - LAURA BEZERRA MARTINS
Presidente - 1527991 - LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 10:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07