A ATENÇÃO DOS ALUNOS NO METAVERSO Um estudo sobre a concepção de ambientes de aprendizagem no metaverso, a luz do Design e da Ergonomia.
Design. Neuroergonomia. Metaverso. Ambiente educacional de aprendizagem.
O estudo encontra-se balizado nas mudanças de paradigmas educacionais, ocorridas principalmente após a pandemia da Covid-2019. Assim, o mesmo se apresenta centrado na evolução do ensino tradicional voltado para a configuração de sala de aula física, para uma nova abordagem do ambiente de aprendizagem, por meio da inserção de recursos tecnológicos. Desse modo o foco principal desta pesquisa é propor diretrizes ergonômicas e de Design para a elaboração de ambientes de aprendizagem 3D, em realidade virtual, para o metaverso, adequados ao contexto educacional. Entendendo-se que na relação ambiente e aprendizado a atenção desempenha um papel fundamental para a construção do conhecimento, sendo comprovada a relação da atenção e do aprendizado com o ambiente construído, este estudo tenta compreender a relação do ambiente de ensino em realidade virtual de metaverso com a atenção do aluno. Para tanto, o estudo é conduzido por uma tríade de métodos, composta pelo método do Design Science Research, em triangulação com métodos de análise e projetação ergonômicas – Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído – MEAC e metodologia de Projetação Ergonômica – MPE. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa se configura como
experimental, participativa e de estudo de casos múltiplos. Para garantir profundidade ao estudo será utilizado o método bibliográfico, método observacional (fotografias e filmagens) e método interacional (entrevistas, formulários e questionários) para coleta dos dados. Serão utilizadas para levantamento de dados qualitativos a respeito da percepção do espaço de ensino por parte dos usuários, além das entrevistas e questionários, as ferramentas da Psicologia Ambiental: Mapa Mental e Seleção Visual. Bem como para levantamentos de dados quantitativos será realizada a Avaliação da atenção por meio da Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA), e a ferramenta da neuroergonomia eye tracking, a fim de rastrear o movimento ocular dos participantes dentro do ambiente de ensino no metaverso. Espera-se como resultados do estudo: desenvolver um modelo de espaço de ensino em realidade virtual 3D para o metaverso; Comparar as análises entre o ambiente presencial
de ensino e o ambiente virtual no metaverso; Desenvolver requisitos e parâmetros de design e ergonomia para ambientes de ensino e aprendizagem no metaverso.